Profissionais de comunicação prevêem o potencial da IA em substituir certos empregos.
A chegada de novas tecnologias tem proporcionado possibilidades muito abrangentes em relação à comunicação e o marketing, e os profissionais que cuidam da experiência visual do usuário, por meio do UX design de sites, aplicativos e marketplaces são, em grande parte, responsáveis.
Se o site da sua empresa é totalmente amigável e, de uma forma significativa, conversa com os usuários de forma atraente e espontânea, isso proporciona possibilidades de se atrair os leads, como são conhecidos os potenciais clientes, e torná-los consumidores pagantes.
No entanto, para além dos aspectos técnicos de experiência e navegabilidade que são mais fixos, o que torna um site “ótimo” pode se diferenciar a cada empresa ou segmento, conforme os interesses dos públicos.
Por isso, quem já possui um site, seja ele voltado para motoboy sp zona sul ou dicas de cuidados com os pets, precisa repensar como são realizadas as modificações - identificando o comportamento dos usuários - e como a praticidade de uso precisa ser implementada.
De qualquer maneira, existem muitas funcionalidades de um site que são universalmente excepcionais, seja para qual público for, por causa da marca ou do estilo gráfico.
Tudo isso se resume à UX design, ou experiência do usuário.
Sendo assim, é preciso entender o que significa a “experiência do usuário” em relação ao site da sua empresa, e porque isso importa mais do que nunca em se tratando das mídias digitais.
Para isso, é preciso analisar os principais elementos do UX design que podem ajudar a criar um site atraente, competitivo e amigável para o público em geral, e especialmente para os seus clientes.
O design da experiência do usuário, também conhecido como 'design de interação', trata da criação de um site com base na usabilidade.
Nesse sentido, para trazer mais clareza, considere que o UX design é como uma viagem para outro país pensada por uma agência de intercâmbio em sp, e visa possibilitar uma melhor circulação nas áreas - neste caso, espaços do site.
Uma planta arquitetônica cobre desde o número de quartos, localização das janelas, para onde as portas devem abrir, até mesmo onde os equipamentos eletrônicos devem ser instalados.
Isso garante que a casa seja habitável, que a transição entre os espaços ocorra de forma facilitada e que as estruturas elétricas suportem os aparelhos que estarão conectados à rede.
O UX design visa trazer a mesma organização, mas para o site da sua empresa.
Um processo de design de UX geralmente começa com uma pesquisa sobre o público-alvo de um site, considerando aspectos como:
- Desejo;
- Motivações;
- Objetivos
- Problemas.
Ele também considera qual conteúdo você possui, se algum deve ser removido e qual é aquele que é importante e está faltando para proporcionar a experiência do usuário ideal para o seu negócio.
Em seguida, ele se propõe a criar uma arquitetura lógica para todo esse conteúdo e apresentá-los de forma equilibrada visualmente.
Como um bibliotecário, ele arquiva tudo em um lugar onde o internauta espera encontrá-lo, enquanto cria caminhos laterais para jornadas alternativas em direção ao mesmo objetivo final.
Por exemplo, em um site de vendas, os usuários já esperam que um menu lateral trará categorias de produtos e os itens serão exibidos em miniaturas no restante da página.
O intuito é agregar esse modelo padrão, mas ainda proporcionar diferenciais que possibilitem uma experiência ainda mais otimizada.
Com isso, um bom UX design considera os caminhos que podem ser feitos pelos públicos primários, secundários e até terciários.
Tudo isso é feito por meio do posicionamento decisivo e da estrutura de menus, textos explicativos sobre os produtos (como peças para cnc, se for o caso de e-commerces de depósitos de construção), botões de CTA (Call To Action), sugestões de conteúdo em destaque ou relacionados ao material visualizado e a ordem do conteúdo em uma página.
O objetivo geral de um bom UX design é fornecer as informações certas e no momento certo, mantendo o visitante navegando pelo site para alcançar o objetivo pretendido.
O UX design move as pessoas através do funil de vendas, seguindo diferentes caminhos pelos quais uma pessoa passa ao estar no seu site ou e-commerce.
Por exemplo, o usuário pode encontrar uma página sobre manutenção hidráulica predial nos resultados de pesquisa, ou a partir de um anúncio presente nas redes sociais, e até mesmo seguindo um link enviado dentro da estratégia de e-mail marketing.
Essa forma como a pessoa encontra o site ou interage com ele diz muito sobre onde ela está na jornada do comprador.
ensagens, navegação e conteúdo que vão ajudar nos próximos passos.
Isso pode ser do topo do funil até o meio, como ler uma postagem no blog e ser guiado para visualizar seus estudos de caso.
Também pode ser do meio do funil para o fundo, como quais mensagens e funcionalidades ajudam uma pessoa a entrar e concluir o processo de saída.
Você também deve encorajar, de forma suave, os movimentos laterais em torno do topo e do meio do funil de vendas, para criar mais confiança entre os leads que não estão prontos para convertê-los em clientes pagantes.
Seja para fazer uma venda, oferecer serviço de avaliação patrimonial ou ganhar um lead, o UX design impacta diretamente os resultados, pois todo site de negócios tem como objetivo final que ele seja lucrativo.
O UX design é um campo dinâmico e não é incomum encontrar indivíduos com especializações em diferentes competências.
Isso pode levar a um pouco de incerteza, especialmente se você está apenas começando com o UX design e não sabe quais informações precisa para ter sucesso.
Por isso, seguem 5 dicas que podem ajudar você e sua empresa a proporcionar a melhor experiência para os seus usuários.
Se construído com uma arquitetura centrada no cliente, a mudança na página dará vida ao seu conceito e marca.
Por isso, você precisa garantir que os designers de UX sincronizem a ideia com os designs intuitivos e visualmente agradáveis para seus clientes.
Ao envolver designs visuais, essa fase completa uma jornada do usuário que estabelece a identidade da marca.
Assim, você pode criar soluções de UX detalhadas e intuitivas que atendem às necessidades do seu público-alvo e representem a empresa.
Antes de toda a criação, você deve ter uma ideia clara de quem é o destino do site ou aplicativo pretendido, e isso pode ser construído a partir do ponto de vista do público-alvo.
Quando você tem uma boa compreensão do público do seu site de brinquedos para cachorros hiperativos para o setor de cuidados com pets, por exemplo, você pode descobrir suas necessidades e desejos e criar o design ideal que irá satisfazer os anseios e desejos dessa audiência.
Quaisquer idéias sobre como isso foi feito podem ser demonstradas a você pelas empresas que competem pelo mesmo público-alvo. Observe as cores, layout, design e características da concorrência.
Eles podem ser facilitados em seu site quando você usa modelos com os quais seu público já está familiarizado.
Com pontos de vista sobre os critérios implementados, você pode se destacar e oferecer algo familiar e, ao mesmo tempo, que traga ares de novidade.
Quando os elementos mais essenciais forem colocados na interface da página, enfatize-os para que os usuários se concentrem neles.
Há muitas maneiras de ilustrar um design, mas a mais bem-sucedida é torná-lo maior na tela, em comparação a outros itens.
É assim que muitos sites se sobrepõem à dificuldade de garantir que o público não ignore os botões de compra.
Torne-os o ponto focal, fazendo-os maiores do que a maioria dos outros visuais que talvez não tenham tanta importância para as estratégias e para a navegação no site.
Não reinvente um site de projetos arquitetônicos, um blog de contabilidade gerencial e financeira ou um portal de notícias diárias, sendo muito inovador e seguindo novos padrões de interface do usuário para competir com elementos de design que são populares em outros lugares.
Lembre-se que existe um padrão esperado e já conhecido pelos usuários ao acessar uma página de vendas, um blog pessoal e até um site informativo. Ao propor algo muito diferente, esse usuário pode estranhar e desistir da navegação.
Assim, você precisa fornecer uma interface familiar onde itens comuns, como links, se destaquem e o canto superior direito apresente um campo de acesso de login, por exemplo. Esses elementos uniformes não precisam ser movidos.
Inovação e usabilidade devem ser equilibradas. Antes do design, URLs, botões e posicionamento de navegação devem se concentrar na usabilidade e nos padrões de comportamento já conhecidos nos canais online.
Sem o conceito em mente, é melhor se concentrar primeiro na estrutura destes, depois incorporar os elementos artísticos, de modo que a experiência não seja, de alguma forma, prejudicada.
Os usuários avaliam o design de um site em meio segundo, portanto, você precisa saber o que deseja que os usuários façam e deixar isso claro. Não torne difícil encontrar botões de ação.
Assim, em vez de disponibilizar um monte de botões na tela inicial, concentre a atenção visual em um botão principal, direcionando ao cadastro da newsletter ou que ofereça o serviço de sala comercial compartilhada em condomínios e galpões industriais.
Lembre-se que o botão deve direcionar o usuário a efetuar uma ação esperada pela empresa, conforme seus objetivos de conversão.
Para facilitar o uso e a otimização da página, repense continuamente o que seu site deve fazer e oferecer.
Considere também se parte do design o torna altamente acessível para a maioria dos usuários e se permite que recursos adicionais sejam ocultados/detectáveis quando necessário.
É muito mais fácil para os usuários ter acesso a uma interface simples e consistente. Quando você reutiliza cores, atitudes e estética, eles saberão o que esperar.
Os usuários precisam ter uma conexão emocional com a experiência de usar seu produto, no caso, a navegação no site corporativo, no blog de dicas e sugestões, na recepção de um e-mail marketing e até mesmo nas redes sociais.
Se você está apenas criando uma interface e não uma experiência, você tem chances limitadas de obter o que realmente é necessário para tornar seu produto um sucesso.
Por isso, as interfaces de usuário precisam ser simples de navegar, fáceis de usar e criadas com as cores e fontes adequadas para o seu público, reforçando a identidade e até mesmo os valores da marca.
Não se esqueça de integrar o feedback do usuário final na concepção do UX design, mantendo-se consistente em todo o estilo gráfico que uma plataforma pode apresentar para os internautas e sempre aprimorando a página.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.