5 métricas importantes para saber o sucesso do seu evento online

Você sabe quais as métricas mais importantes que você deve mensurar e monitorar em seu  evento online

De fato, para garantir o  sucesso de um evento, é preciso mais do que apenas ter um fundo de parede bonito ou simplesmente contratar uma agência de eventos corporativos SP, por exemplo.

Ou seja, de fato há muitas coisas que precisam estar bem alinhadas antes do evento online ir ao ar,  a fim de garantir que o evento seja ótimo em todos os aspectos.

Tanto na transmissão do conteúdo, como na interação do público, existem métricas a serem avaliadas para mensurar resultados, sejam eles positivos ou negativos. 

Se você precisa contratar uma auditoria e consultoria empresarial ou até mesmo uma agência de produção audiovisual profissional, realmente fica a critério do quanto se pode investir e da importância que o evento em questão tem para sua empresa ou organização. 

Ou seja, independentemente de qual seja o tema ou a relevância do evento, vamos focar neste artigo, nas principais métricas para avaliar o desempenho dos eventos que você pretende realizar. Confira!

O que são métricas, afinal?

Métricas são conjuntos de dados que indicam o desempenho de um site ou campanha publicitária. As métricas podem ser dados brutos ou geradas por meio de análises mais profundas.

As métricas são consideradas uma parte importante da estratégia digital, assim como um bom gerenciamento de obra residencial é essencial para que as estruturas não caiam com o tempo.

Ou seja, de fato, no mercado de eventos, é possível  definir com essas métricas,  se uma estratégia atende às expectativas ou não organizações. Algumas métricas utilizadas nos eventos online são: 

  • - Taxa de engajamento pré-evento;
  • - Taxa de inscrição;
  • - Taxa de rejeição do site;
  • - Taxas de engajamento e participação.

Com esses pontos em mente, você precisa ter certeza de que está usando as métricas certas para medir o sucesso de sua campanha de marketing para um evento de consultoria de engenharia de segurança do trabalho, por exemplo.

Ou seja, estamos querendo dizer que as métricas que seus eventos devem usar são específicas para cada segmento, e possuem grande importância para o sucesso.

Por que as métricas são importantes?

Mas por que rastrear as principais métricas nos eventos online são tão importantes? Qual será a diferença que isso fará no final?

Basicamente, as métricas são como informações de base para mudanças necessárias, a fim de atingir o nível ideal de qualidade e interesse do público. Com isso, os eventos online, ou qualquer outra estratégia disposta, serão bem sucedidas.

Em outras palavras, ao medir os resultados, do intangível ao tangível, as empresas de diversos segmentos podem realizar eventos mais assertivos e eficientes ao que o público espera. 

Com isso, identificar qual meio de comunicação, como e-mail, mídia paga, orgânico e redes sociais trazem mais resultados.

Ou seja, ao acompanhar os resultados, você poderá obter essas respostas, ser previsível sobre os resultados e ver se está acompanhando o planejamento estabelecido.

Essas ações de mensuração de métricas é algo que toda empresa que deseja fazer evento, seja um evento para empresários fabricantes de reservatórios metálicos, ou uma instituição de ensino que queira fazer um evento online para estudantes de medicina, devem fazer.

Quais benefícios de analisar métricas de evento?

Hoje, com a grande maioria das empresas concorrentes surgindo no mundo digital, não temos espaço para erros e nem tempo a perder com coisas que não geram resultados expressivos aos negócios.

Por isso, investir recursos em estratégias que não valem a pena é um dos maiores medos dos organizadores de grandes eventos.

Óbvio que investir em sacolas personalizadas para eventos é sem dúvidas uma boa pedida, e não tem erro, mesmo em um evento online. Afinal, podem ser enviadas pelos correios às casas das pessoas que participaram do evento, por exemplo. 

No entanto, existem outras coisas que não valem a pena investir, que não geram resultados e que podem até mesmo prejudicar o engajamento das divulgações dos eventos online, por exemplo. 

Além disso, embora os resultados sejam mais específicos do que a mídia tradicional, para visualizar as métricas do evento, os organizadores podem enfrentar algumas dificuldades, como:

  • - Não saber medir resultados;
  • - Não ter muito tempo disponível;
  • - Não ter certeza do que fazer com as informações dispostas;
  • - Não realizar campanhas assertivas com as informações.

Essas dificuldades podem fazer com que muitos gestores pulem etapas importantes  de grandes eventos online que de fato poderiam dar certo e terem sucesso. E consequentemente, esse processo importante de análise de métricas muitas vezes acaba sendo excluído.

No entanto, com ou sem dificuldade, entender as ações e determinar os verdadeiros resultados das campanhas é fundamental para que as equipes otimizem e melhorem ainda mais o desempenho, trazendo benefícios reais para as campanhas de eventos online.

KPIs e Métricas são a mesma coisa?

Até recentemente, as métricas mais comuns para definir o sucesso de uma campanha eram baseadas nas vendas geradas, patrocínios e número de participantes.

Mas, à medida que a forma como as pessoas se comportam na era da tecnologia mudou, também mudou a avaliação das métricas de sucesso.

Afinal, antes empresas industriais como uma fábrica de ventiladores industriais, por exemplo, não estavam inseridas nos meios digitais, e isso não afetava seus lucros e fechamento de contratos.

No entanto, hoje em dia isso não é mais uma realidade. Ou seja, é essencial que todas as empresas dos mais diversos tipos de segmentos tenham uma boa presença online. E por isso as métricas ficaram mais importantes.

Um KPI, por exemplo, é uma métrica que pode ajudar os organizadores de diversos segmentos de mercado a identificar possíveis obstáculos em um plano e acompanhar o sucesso de um evento. 

Mas, ao contrário do que muitos pensam, os KPIs não necessariamente estão relacionados apenas à receita, mas também podem estar vinculados a questões operacionais importantes, como:

  • - Conversão;
  • - Satisfação do cliente;
  • - Estratégias de marketing;
  • - Estratégias de vendas.

Resumindo: KPIs e métricas não são a mesma coisa, mas estão interligados. Enquanto uma métrica é algo mensurável mais geral, um KPI é uma métrica mais específica, um conjunto de indicadores de desempenho que ajudam a orientar sua campanha para o sucesso.

5 Métricas para medir o desempenho da campanha

Acompanhe os principais KPIs e métricas importantes para todas as organizações, seja uma empresa de soldagem ou uma agência de intercâmbios.

  1. 1 - Taxa de conversão e vendas

A taxa de conversão de vendas é o número de visitantes que realmente compraram ingressos para o evento, com base no número total de visitantes. 

Com pequenas mudanças, essa proporção pode ajudá-lo a se sentir mais confiante e a tomar ações concretas para conquistar mais participantes.

  1. 2 - Análise do canal do evento

Se você promover seu evento nos canais certos, as chances de vender muitos ingressos são muito maiores. Ou seja, de fato, existem canais para a realização de eventos mais apropriados para determinados tipos de segmentos do que outros. 

Essa é uma métrica que deve ser analisada minuciosamente, a fim de gerar mais conversões e vendas de ingressos. 

  1. 3 - Taxa de desistência

É uma métrica que poucos organizadores acabam prestando atenção, mas que pode impactar o seu evento.

Mesmo que você consiga vender todos os ingressos no alvo, o número de desistências pode ser bastante significativo. Esse percentual pode ser reduzido por meio de ações de marketing ou retargeting, então fique atento!

  1. 4 - Custo de aquisição de participantes

Você sabe quanto vai custar para novos participantes? Essa análise é feita somando todas as suas despesas de marketing e vendas, dividindo esse resultado pelo número total de participantes.

Esse é o valor médio gasto para conquistar novos participantes, e quanto menor esse número, maior a receita do evento.

  1. 5 - Preferências dos Participantes

Se o seu evento tem diferentes tipos de ingressos, você já sabe qual deles a maioria dos participantes está interessada em comprar? 

Qual é a principal atividade que eles querem participar? Ao monitorar métricas como visualizações de calendário e cliques, você pode rastrear essas informações e investir no que realmente chama a atenção dos participantes.

Bônus: Retorno do investimento

Já indicamos as 5 principais métricas para seu evento online. Mas, vamos de bônus com mais uma métrica que você não deve esquecer de mensurar. 

Mais conhecido como ROI, essa é uma métrica muito importante usada para medir o desempenho das campanhas de marketing, somando todo o seu lucro líquido e subtraindo dele os gastos com campanhas de marketing digital.

A partir disso, é possível ver se o capital investido gerou lucro ou prejuízo, facilitando a visualização de quais mudanças você deve fazer para implementar suas estratégias mais confiantes.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Quer se manter atualizado e receber os nossos conteúdos? Inscreva-se aqui!