A ligação entre Design Gráfico e Marketing de Conteúdo

Já imaginou unir design e marketing de conteúdo dentro do seu negócio? Pois bem, pode até parecer uma junção inusitada, mas acredite, ela tem traz diversos benefícios para os mais diferentes tipos de negócios.

Isso porque os usuários estão cada vez mais atentos ao tipo de conteúdo que consomem nas mídias sociais, e isso vai desde a qualidade dele em relação ao que é ofertado como também ao visual do conteúdo.

As pessoas estão mais visuais do que nunca, ou seja, elas estão atentas aos conteúdos com qualidade também no quesito visual, o que reforça a mensagem que é passada através do conteúdo escrito.

Com a chegada das redes sociais, podemos ver que esse tipo de conteúdo começou a ser cada vez mais normal nas empresas. É só abrir o perfil de uma marca que vemos conteúdos que possuem uma identidade visual bem estruturada.

Assim como encontramos a melhor loja de revestimento de cilindros para máquinas através da internet, é mais do que possível também encontrar marcas que estruturam muito bem os seus conteúdos, tanto em quesito visual quanto escrito.

Não é à toa que estratégias como o marketing de conteúdo começaram a ganhar muita relevância no mercado, pois defende justamente a produção de um conteúdo que atrai os usuários.

Da mesma forma, o trabalho do design gráfico também começou a ser necessário nas empresas, principalmente após a chegada das redes sociais, que fizeram com que tudo ganhasse mais destaque visual.

Unir duas áreas é um grande desafio. Se já é difícil juntar áreas que são parecidas, juntar áreas que são completamente diferentes, como é o caso do design gráfico e do marketing de conteúdo, é ainda mais trabalhoso.

Entretanto, por mais difícil que possa parecer, essa união é uma das grandes responsáveis pelo sucesso de uma empresa de cameras de segurança SP e diversas outras que estão apostando na junção desses conceitos.

Por isso, hoje iremos explorar essas duas áreas tão importantes para qualquer empresa do mercado e como a união entre elas pode mudar por completo o planejamento e os resultados da sua marca, seja qual for o tamanho ou segmento dela.

O que é design gráfico e marketing de conteúdo?

Essa é uma pergunta que muitas pessoas fazem, pois por mais conhecidas que ambos os conceitos sejam, poucos sabem o seu significado real e como eles podem contribuir para o crescimento de uma marca.

Começando pelo design gráfico, podemos entender como a área que fica responsável pela construção de toda a parte visual de uma empresa, desde sua identidade, até sua logo, suas campanhas e até mesmo os conteúdos.

Por exemplo, ao procurar por uma cozinheira para residencia na internet e encontrar o perfil de uma nas redes sociais que conta com conteúdos que trazem imagens ilustrativas, entendemos que esse trabalho visual foi feito por um designer gráfico.

Já o marketing de conteúdo pode ser entendido como uma das principais estratégias dentro do marketing digital, que foca na produção de conteúdos que tem como objetivo ajudar os usuários a solucionarem um problema ou esclarecerem suas dúvidas.

Conseguimos encontrar esses conteúdos nos mais diversos tipos de formatos, desde artigos em blogs até publicações nas redes sociais em formato de texto, áudio ou vídeos. Isso se tornou uma estratégia acessível e versátil.

Entender o que cada um desses conceitos faz é essencial para que você consiga entender a relação entre eles e como ambos podem ser ainda mais benéficos para trazer bons resultados ao seu negócio.

A relação entre design gráfico e marketing de conteúdo

Relacionar o design gráfico com o marketing de conteúdo é uma maneira de ilustrar a sua mensagem, fazendo com que seu público entenda a fundo o que você deseja passar, seja você um fabricante de manômetro ou o vendedor de roupas na internet.

Enquanto o marketing de conteúdo é a parte que foca na produção da mensagem que será passada para aquele usuário através do assunto principal, o design entra com a construção do visual que irá reforçar aquela mensagem.

Por exemplo, um médico que irá produzir um conteúdo falando sobre câncer usa o marketing de conteúdo para produzir um texto de qualidade e o design gráfico para construir artes que chamem a atenção do usuário na internet.

Ambos trabalham justamente para atrair o usuário e para que ele sinta que aquele conteúdo, além de bem estruturado, está oferecendo um material rico para que ele entenda mais sobre o assunto.

Assim como uma empresa de mecânica industrial funciona quando todas as áreas estão alinhadas, o sucesso de uma marca no digital acontece quando o marketing de conteúdo e o design gráfico conseguem andar lado a lado.

Unir essas duas áreas é algo inovador dentro do mercado e que tem trazido diversos resultados positivos para as empresas dos mais diferentes segmentos. Alguns dos benefícios mais vistos são:

  • - Maior retenção de clientes;
  • - Melhor segmentação do público;
  • - Mais engajamento nas redes sociais;
  • - Melhor qualificação de leads;
  • - Mais vendas e faturamento;
  • - Melhor comunicação interna;
  • - Melhor clima organizacional.

Isso só mostra como a relação entre ambas as áreas tem muito mais a acrescentar do que tirar das empresas, o que convence diversos empreendedores a apostarem na relação entre ambas para que a marca cresça ainda mais.

Saiba como unir os dois

Partindo para a prática, algumas pessoas podem achar que unir a área de design gráfico com marketing de conteúdo é complicado, mas aplicando as dicas abaixo, esse processo se torna bem mais simples do que se parece. Confira:

Defina objetivos para ambos

Uma empresa de assistência técnica de encoder, por exemplo, se tornou a melhor em seu segmento porque entendeu a importância de definir objetivos para as diferentes áreas da marca, o que motiva toda a equipe.

Por isso, quando pensamos em relacionar áreas diferentes, como o caso de design gráfico e marketing de conteúdo, é importante que ambas contem com objetivos que engajem elas a trabalharem em conjunto.

Sendo assim, defina objetivos e metas que façam com que as áreas trabalhem entre si, seja através de uma só pessoa ou mais, desde que o objetivo em questão faça com as duas áreas precisem se envolver para tal.

Aplique pequenas atividades

Além da definição de objetivos em comum, também é possível trabalhar com atividades que façam com que as áreas conversem entre si e se desenvolvam no processo da criação de conteúdos para a marca.

Por exemplo, uma empresa de administração de construção civil pode definir uma newsletter para seus usuários e pedir para que o time produza um texto para ela e que o designer gráfico construa o layout do texto.

Atividades simples como essas acabam fazendo com que as áreas e os profissionais trabalhem juntos para que o resultado final seja coerente e siga a linha de raciocínio que foi apresentada e pensada desde o início.

Engaje ambas as áreas

Por fim, mas longe de ser menos importante, engajar ambas as áreas é o que fará toda a diferença no processo, unindo de vez as pessoas que se envolvem nesses setores e garantindo um ótimo clima organizacional.

Quando falamos de engajamento, nos referimos a ação de onde ambas as partes fazem esforço para que se relacionem e se comuniquem de maneira direta, natural e saudável, o que sabemos que não é tão simples assim.

Assim como uma empresa de construção de casas precisa cuidar de cada passo para que o resultado final seja o melhor possível, uma empresa precisa cuidar de cada passo da relação entre ambas as áreas para que ela também seja a melhor.

Dicas simples como essas já fazem toda a diferença na relação entre ambas as áreas e faz com que um profissional use abas em sua produção ou que as áreas distintas de uma empresa aprendam a se relacionar com o tempo.

Cases de sucesso 

Para finalizar, selecionamos uma lista com grandes marcas do mercado que, após unirem o design gráfico ao marketing de conteúdo, viram seus resultados triplicarem. Confira abaixo algumas delas:

  • - Adidas;
  • - Magazine Luiza;
  • - Natura;
  • - Apple;
  • - Gucci;
  • - Vivo;
  • - McDonald's.

Nada impede a sua marca de ser a próxima a entrar nessa lista que, se fossemos completar, não caberia neste texto. Isso porque cada dia mais as marcas estão investindo na relação dessas áreas e obtendo ótimos resultados.

Sendo assim, entenda mais sobre essas áreas e como cada uma se comporta no seu negócio para que você possa uni-las de maneira natural e garantir melhores negócios para a sua empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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