Profissionais de comunicação prevêem o potencial da IA em substituir certos empregos.
Estabelecer uma persona é um dos passos primordiais para um negócio. Afinal de contas, é a partir dela que todo o trabalho e campanhas de marketing podem conseguir se desdobrar mais facilmente.
A persona está diretamente ligada às pessoas que compram os seus produtos e serviços e os seus comportamentos, opiniões, dados demográficos, interesses, motivações, entre outro.
De forma resumida, a persona se trata de uma representação do seu cliente ideal. É uma demonstração dos traços típicos dos seus clientes.
Toda estratégia de Inbound Marketing se desenvolve por meio das personas. Imagine, por exemplo, que você tem uma loja de grama sintética decorativa:
Como saber o que escrever para atrair clientes? Com quem sua empresa estará falando ao direcionar suas estratégias? Deu para entender a importância?
Neste post, nós iremos te mostrar que, com algumas dicas simples, é possível estabelecer de maneira eficaz a persona do seu negócio e ter sucesso ao elaborar suas estratégias. Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar! Vamos lá?
Antes de mais nada, para estabelecer sua persona, é essencial coletar todas as informações que possam ser relevantes sobre o seu público-alvo no geral, especialmente seus clientes.
Afinal, não é possível criar uma persona real sem bases ou dados que mostram a realidade do seu negócio, não é mesmo?
Sendo assim, responda o máximo de perguntas que têm relação com os seus clientes. Veja abaixo algumas sugestões:
- Quais são as características físicas do seu potencial cliente (lead)?
- Ele costuma se interessar por qual tipo de assunto?
- Quais são as atividades e hobbies que ele costuma realizar?
- Qual sua profissão e nível de instrução?
- Quais são os seus objetivos, dificuldades e motivações?
- No caso de empresas B2B (como indústrias de ímã de ferrite), qual o segmento do negócio que compra seus produtos e serviços?
Outra forma de pode ajudar você a conseguir informações do seu público-alvo é por meio de entrevistas.
Entrevistar clientes e leads é uma das maneiras mais eficazes para definir uma persona de forma transparente e clara.
No entanto, lembre-se que as entrevistas devem ser feitas de forma bem elaborada. Pense em um roteiro, recompensas pelas respostas, formas de abordagens, entre outros fatores.
Por fim, é hora de criar um documento que vai unificar e simplificar todas as informações que você coletou! Para essa atividade, você pode utilizar o Word, Google Docs, planilhas ou até mesmo um Gerador de Personas. Veja abaixo um exemplo simples de uma persona:
"Klary tem 32 anos e é engenheira. Após realizar alguns exames, descobriu que está com a taxa de colesterol alta. Seu médico recomendou que fizesse atividades físicas regulares, além de ter uma alimentação saudável. Ela busca por atividades dinâmicas e passa boa parte do seu tempo desenvolvendo protótipos e projetos diversos."
Por fim, lembre-se que cada empresa tem sua própria persona. Por essa razão, se sua empresa atua com etiqueta código de barras, por exemplo, lembre-se de focar no seu cliente e em suas necessidades e motivações.
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Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.