Bounce Rate: entenda o que é e como analisar

Sendo uma importante métrica sobre o comportamento de um visitante ao acessar um site, blog ou e-commerce, o bounce rate será o tema deste artigo.

Utilizando-o também é possível checar erros e problemas nas conversões de landing pages, sendo uma métrica fundamental para qualquer marca que queira criar uma presença digital.

Entretanto, por diversos fatores essa é uma métrica difícil de medir, podendo apresentar especificidades de acordo com o canal, o conteúdo ou objetivo estipulado.

Mesmo assim, existem formas muito eficientes de solucionar essa questão e que podem ser desenvolvidas em qualquer negócio. Para fazer isso é preciso entender melhor o que é e como realizar uma análise eficiente da taxa de rejeição do negócio.

Neste artigo vamos entender melhor a bounce rate e como você pode fazer a análise dessa métrica da melhor forma possível, além de dicas para baixar a taxa de rejeição.

O que é bounce rate?

O bounce rate, ou a taxa de rejeição, é a quantidade de pessoas que acessam um site mas saem sem interação, sem explorar outras páginas, preencherem um formulário, clicarem em links ou efetuarem uma compra.

Por meio de porcentagem, ela mostra o índice de rejeição de uma página, site, e-commerce ou blog. Quanto maior for essa taxa, pior será o desempenho do site, e são consideradas que as pessoas saem sem interação quando:

  • Clica no botão de voltar;
  • Digita outra URL no navegador;
  • Fecha a janela ou aba;
  • Fica inativo por mais de 30 minutos;
  • Clica em um link que o tira do site.

Uma empresa de descontaminação de solo quer o máximo de interação e engajamento nas suas páginas, e faz o possível para diminuir o bounce rate.

Por que é importante analisar o bounce rate?

O fato é que nenhuma área do marketing digital de uma empresa deve ser negligenciada, e com o bounce rate isso não poderia ser diferente. Veja os motivos que tornam importante a análise da taxa de rejeição.

Custo

No marketing digital, direcionar tráfego para as páginas de uma empresa é o que fará com que a “máquina” de vendas funcione. Existem formas de se direcionar o tráfego, tanto de forma orgânica quanto paga, e você deve saber o custo dessas estratégias de tráfego pago.

Com sua empresa de revestimento de cilindros para máquinas se dedicando para manter um bounce rate baixo, isso significa que mais pessoas estarão interagindo com o seu conteúdo e com o que a empresa tem a oferecer.

No caso de haver uma alta na taxa de rejeição, existe uma tendência de aumentar o CAC (Custo de Aquisição de Clientes) e uma margem de lucro menor no final.

Impacto nos resultados de SEO

É importante que você saiba que o bounce rate é um dos fatores que mais impactam no SEO, a otimização para mecanismos de busca do seu site, o que traz influência direta no tráfego orgânico da página.

O algoritmo dos mecanismos de busca entendem que, apesar de muitas pessoas estarem acessando a página, acabam não se interessando pelo que havia lá e não permanecem.

Isso faz com ele tenda a recomendar menos essa página, diminuindo o alcance orgânico com o passar do tempo.

Por isso sua empresa de impermeabilização de piso de estacionamento precisa acompanhar a bounce rate para fazer as correções quando necessário.

Avaliar suas estratégias de tráfego

O bounce rate ajuda na compreensão e melhoria das suas estratégias de tráfego nos diferentes canais, pois é possível analisar os resultados provenientes de cada fonte de tráfego, inclusive de palavras-chave.

Em um exemplo, pode ser que o tráfego vindo do Facebook esteja tendo um bounce rate de 60%, enquanto do tráfego que vem do Google esteja em torno de 45%.

Isso chama a atenção para uma empresa de montagem mecânica industrial que deve alinhar o conteúdo e as estratégias de tráfego.

Diferença entre taxa de saída e taxa de rejeição

Esses dois conceitos geram certa confusão entre si, mas são bem diferentes, cada um tendo seu contexto. Como você já viu, a taxa de rejeição mostra a quantidade de visitantes que entraram e saíram de uma página sem realizar interações.

Essa métrica se relaciona muito com a página de entrada de um site, pois tem peso significativo se o visitante acessou o site e saiu sem realizar interações.

Já a taxa de saída é uma indicação de quantos visitantes saíram de uma página específica, de forma que essa taxa pode apresentar uma lacuna onde os visitantes deixam de se interessar pelo conteúdo.

A taxa de saída diz respeito diretamente à página que o visitante deixou em seu site ou blog de instalação de sistema de câmeras de segurança, mesmo que tenha acessado outros conteúdos antes.

Analisando o bounce rate

O seu foco deve ser sempre em um bounce rate mais baixo possível, mas existem casos em que isso não é possível, dependendo do objetivo da página.

Visando facilitar, existe um senso comum que define o desempenho de sites de acordo com o bounce rate por faixa percentual:

  • 70% ou mais é péssimo;
  • 56% a 70% é abaixo da média;
  • 41% a 55% é mediano;
  • 26% a 40% é ótimo;
  • 1 a 25% é excelente.

Mas para analisar o bounce rate é preciso levar em conta fatores como o nicho de mercado da empresa ou o propósito da página, pois sendo muito simplista você pode mascarar o desempenho.

Segundo o Custom Media Labs, existem valores de referência para cada tipo de página, como você pode ver:

  • Sites de varejo e e-commerce: 20% – 45%;
  • Sites B2B: 25% – 55%;
  • Sites para geração de leads: 30% – 55%;
  • Sites com conteúdo não relacionado a e-commerce: 35% – 60%;
  • Landing pages: 60% – 90%;
  • Dicionários, blogs, portais de notícias e eventos: 65% – 90%.

É importante que tudo isso seja considerado na hora de analisar o bounce rate da sua empresa de dobra de chapas, que costuma ter sucesso se baseando nessa estratégia.

Como baixar a taxa de rejeição?

Agora que você já entendeu o conceito dessa métrica e a importância de deixá-la baixa, vamos ver algumas técnicas para isso.

Priorize a experiência do usuário

A experiência de sucesso do usuário é um fator determinante para que haja sucesso em sua estratégia, pois o visitante deve percorrer o conteúdo sendo direcionado no funil de vendas.

Invista em um texto bem escaneável, responsivo, com subtítulos definidos, imagens condizentes com o assunto e o mínimo de pop-ups ou banners para o site de sua câmara frigorífica de congelamento.

Conte com CTAs eficientes

É fundamental que os CTAs atraiam o visitante para que ele tome uma ação, fazendo com que haja interação e a taxa de rejeição seja menor.

Existem muitos tipos de CTAs que trazem bons resultados, e você precisa entender qual é o mais indicado para cada objetivo e realizar testes de performance.

Utilize links internos

Com a linkagem interna você tem uma excelente forma de conduzir um lead pelo funil de vendas, mostrando para o sites buscadores que a sua página é relevante para a audiência.

Faça linkagens que se complementam para que o visitante faça essa navegação, ficando cada vez mais familiarizado com a sua marca.

Melhore a velocidade de carregamento

A velocidade de carregamento de um site influencia muito no bounce rate, uma vez que a probabilidade de um visitante abandonar uma página que demora para carregar é muito grande.

O tempo ideal de carregamento é de 2 segundos, e existem ferramentas digitais que podem te ajudar a medir esse tempo.

Faça testes A/B

Os testes A/B são ferramentas de análise de melhoria que permitem identificar qual modelo gera melhores resultados em quase todos os fatores de página ou landing page, como a eficiência do:

  • CTA;
  • Logotipo;
  • Conteúdo;
  • Anúncios pagos.

Um fabricante de bobina de papel kraft sempre utiliza a metodologia dos testes A/B para analisarem qual é o melhor formato de página.

Considerações finais

Tenha cuidado com a taxa de rejeição das suas páginas, tomando iniciativas para atingir seus objetivos com as estratégias de marketing da sua empresa.

A consequência de um bounce rate baixo é que você gastará menos para adquirir clientes e vai converter mais, aumentando sua taxa de lucro.

Essa é uma métrica importante tanto para o marketing quanto para o time de vendas, uma vez que indica falhas que podem prejudicar muito o desempenho das ações desses setores.

Entendido esse conceito, é preciso saber como medir e estipular os objetivos que você quer alcançar para saber exatamente em quais pontos precisa melhorar e o que deve ser feito.

O fato é que existem muitos motivos que fazem com que um visitante saia de um site sem interagir, e você precisa identificá-los.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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