Profissionais de comunicação prevêem o potencial da IA em substituir certos empregos.
Se você nunca ouviu falar sobre a inteligência artificial e como ela pode impactar as suas vendas, então certamente você está perdendo uma grande oportunidade para se desenvolver no mercado.
Por sua vez, a inteligência artificial (IA), diz respeito a um estudo que desenvolve e implementa mecanismos que realizam uma série de tarefas de maneira automatizada, ou seja, sem a necessidade de intervenção humana.
Em outras palavras, ela é uma área da tecnologia que cuida de novos mecanismos que emulam certas capacidades da cognição humana.
E por ser algo recente, ela ainda está sendo projetada e investidas por diversas empresas, com o intuito de fazer com que essa tecnologia seja capaz de solucionar as necessidades e otimizar os processos.
No entanto, mesmo sendo uma inovação, ela já está sendo utilizada para aumentar para aperfeiçoar diversos processos da empresa.
Não é atoa que vemos vários tipos de estratégias de inteligência artifical tomando cada vez mais os processos de decisão e otimizando as etapas de vendas com os clientes, por exemplo.
E pensando nisso, nós elaboramos este conteúdo para te explicar como é possível usar a inteligência artificial para alavancar as suas vendas! Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste post! Vamos lá?
Um desafio muito comum entre as empresas que pretendem aumentar as suas vendas é ter uma comunicação eficiente e rápida com seus clientes.
Afinal de contas, cada cliente pode possuir uma dúvida ou problemas diversificados com o negócio, e, dependendo de como é tratado durante esta etapa de venda, pode acabar afetando negativamente em sua decisão de compra.
Por essa razão, a inteligência artificial surgiu com o chatbot, uma ferramenta para otimizar o processo de comunicação.
Ele se trata de um mecanismo que transmite mensagens programadas, com o intuito de solucionar todas as dúvidas e necessidades dos clientes.
Imagine, por exemplo, como funciona as empresas de automação industrial: muitas pessoas podem ter dúvidas sobre a utilização e especificações do serviço oferecido, e explicar de maneira detalhada pode acabar demandando mais tempo e até mesmo interferir em outros processos da empresa.
Por isso, o chatbot é inserido em uma página da internet, simulando uma tela de chat online. Por meio dele, os clientes podem interagir com a empresa e entender de todos os detalhes relevantes!
Outra forma de utilizar a inteligência artificial é por meio dos sistemas de armazenamento e cruzamento de dados.
Algumas ferramentas como o Big Data, por exemplo, conseguem captar uma grande quantidade de informações de assuntos diversos, que podem ser úteis para que a organização tenha um maior conhecimento sobre o perfil dos seus clientes.
Se seu negócio fornece produtos como sistema de combate a incêndio, entre outros, os sistemas de captação e gerenciamento de informações irão proporcionar uma análise mais aprofundada sobre o seu público e seu comportamento.
Por fim, a inteligência artificial também é uma excelente alternativa se a sua empresa quer criar estratégias para impulsionar a jornada do cliente em seu site na internet.
Uma dessas estratégias é o pop-up personalizado. Funciona da seguinte forma: durante a navegação de um usuário pelo site, é captado uma série de dados sobre as características do cliente.
Quando esse usuário sai da página, o site dispara um pop-up personalizado de maneira automática.
Nesse caso, se a sua plataforma presta serviços de gerador de energia, por exemplo, o pop-up pode estimular a permanência do cliente no site e agir indiretamente em sua tomada de decisão de compra.
Agora que você já sabe como é possível utilizar a inteligência artificial em seu negócio para alavancar as vendas, o que está esperando para se destacar e aplicar essa ideia? Gostou do post?
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.