Como aplicar o Storytelling nos negócios?

O storytelling se tornou uma das principais estratégias de marketing dos últimos tempos, isso porque une importantes e diferentes fatores que conseguem unir marca e consumidor em um mesmo cenário. 

Vivemos em um mundo onde tudo pode ser considerado história, desde os grandes acontecimentos do mundo e do Brasil até mesmo os contos e eventos que aconteceram dentro das famílias ou entre amigos. 

Os livros de história retratam o que aconteceu no mundo há anos atrás e daqui a 100 anos os livros irão retratar o que acontece hoje, ou seja, tudo o que vivemos e vemos se tornará história para as gerações futuras. 

Pensando nisso, o marketing, que inovou e muito nos últimos tempos, não perdeu a oportunidade de fazer com que isso também influenciasse na construção de novas estratégias para essa área.   

Isso porque, assim como as pessoas, os negócios também possuem as suas próprias histórias, uma empresa de manutenção eletrica predial, por exemplo, sabe a história que percorreu até se tornar a melhor no segmento. 

Com a chegada do universo digital, as empresas começaram a aplicar estratégias do marketing que se dirigiam a esse estilo de comunicação e ajudou milhares de empresas a construírem um negócio do zero dentro do ambiente online. 

Dentre tantas estratégias que surgiram junto com o marketing digital, o storytelling se tornou uma das mais usadas e eficazes quando uma marca desejava não apenas ter mais resultados, mas construir uma narrativa única no mercado. 

Isso porque, hoje, as pessoas não estão mais atrás de apenas um produto ou serviço, mas de uma marca que ofereça a elas uma experiência do início ao fim de uma história que os cative naquele espaço. 

O consumidor que deseja um serviço de rastreamento de veiculos, não deseja apenas uma empresa que ofereça o melhor do mercado, mas que mostre a ele a importância daquele procedimento e como ele está fazendo bem em escolher por ele. 

Todos somos cativados por histórias, por mais que alguns pensem que essa não era a sua matéria favorita na escola, não há como negar que qualquer um para e se atenta ao que uma pessoa diz quando começa a contar sobre algo ou alguém. 

A curiosidade em se envolver naquele cenário, em conhecer aqueles personagens, aquele universo e descobrir o final da história é maior, o que acaba sendo interpretado como o storytelling dentro do marketing, e hoje iremos conhecer a fundo este poderoso conceito. 

Entenda o que é o storytelling 

O termo storytelling pode ser entendido como ‘contar histórias', para muitos pode parecer um significado simples e até mesmo infantil, mas possui um enorme potencial dentro do mercado e das marcas dos mais diversos segmentos. 

Seja dentro de uma empresa de exame demissional ou até mesmo em uma clínica estética, o storytelling é uma estratégia que se encaixa em todo e qualquer tipo de negócio, desde que ele seja criativo e entenda a importância disso. 

Em suma, o storytelling nada mais é do que a arte de contar histórias que elevam o usuário a um resultado final que influencie em sua decisão de compra ou que faça com que ele crie, no mínimo, um vínculo especial com a marca. 

Como mencionamos anteriormente, as pessoas são cativadas por histórias e amam ouvir ou ler aquelas que fazem com que eles se sintam protagonistas do cenário e pensem como agiria naquela situação. 

O ato de contar histórias faz com que qualquer pessoa, independentemente da sua idade, viaje para um outro universo e se imagine em um outro cenário, criando sensações e experiências únicas para elas. 

Dentro de uma empresa que presta serviços de call center, o storytelling age na construção de narrativas que levem os leitores ou telespectadores daquelas histórias a se identificarem com o universo criado. 

Isso cria um vínculo de intimidade e identificação entre marca e consumidor, fazendo com que a relação entre ambos seja cada vez mais saudável e natural com o passar do tempo. 

Benefícios do storytelling 

Uma estratégia tão eficiente e famosa como se tornou o storytelling, não iria ser uma das melhores por oferecer pouco, pelo contrário, é uma das que entrega os melhores benefícios quando aplicada da maneira correta. Para te provar isso, confira abaixo alguns dos principais benefícios: 

Engaja os clientes

O engajamento é uma das características mais importantes dentro do relacionamento entre marca e consumidor, pois ele faz com que os potenciais clientes se mostrem interessados no que a marca oferece sem que ela fique insistindo para tal ação. 

Através do storytelling, uma fábrica de uniforme profissional, por exemplo, consegue engajar potenciais clientes através da construção de histórias que façam com que eles se identifiquem e procurem saber mais sobre a marca. 

Atrai investidores

Toda marca precisa de bons investidores, ou seja, pessoas ou outras empresas que coloquem o seu dinheiro no negócio por acreditarem no ótimo trabalho realizado e no potencial da marca dentro do mercado. 

Com o storytelling, é possível atrair ainda mais investidores, pois a estratégia constrói uma narrativa única para os seus produtos ou serviços, o que torna a sua marca diferente e gera mais atenção dos investidores. 

Humaniza a marca

Uma marca humanizada é aquela que se preocupa em como a pessoa do outro lado se sentirá ao se deparar com o que você oferece, afinal de contas, o seu cliente, antes de ser um número, é um ser humano que precisa de atenção e relacionamento. 

O storytelling, quando aplicado em um serviço de soldagem, por exemplo, faz com que a marca seja vista de maneira humanizada, provando a importância e destaque que defende em cima de processos focados nas pessoas que fazem o negócio acontecer. 

A importância do storytelling 

Os benefícios citados acima são apenas alguns dos diversos que existem quando se aplica a estratégia de storytelling, mas o que precisamos entender até aqui é a importância dessa estratégia para as empresas. 

Isso porque, muitos ainda se perguntam como ela pode ajudar na construção de um melhor relacionamento com os clientes ou na melhora dos processos da marca, e a resposta é óbvia e simples: histórias fazem parte de quem somos. 

Tudo o que vivemos até hoje é história e o que iremos contar um dia para filhos e netos também será historia, por mais tecnológico que o mundo possa ser, histórias nunca irão morrer, podem se adaptar aos tempos, mas sempre estarão entre nós. 

Por isso, dentro de uma empresa montadora de estandes, o storytelling age para que a história não morra e seja o centro de uma relação saudável e bem estruturada entre marca e consumidor. 

Principais técnicas de storytelling 

Agora que você já conhece toda a teoria do storytelling, chegou o momento de partir para a prática e conferir as melhores dicas para te ajudar a aplicar essa estratégia tão importante e necessária dentro do seu negócio. Confira: 

Defina um personagem

O primeiro passo é definir um personagem para a sua narrativa, de preferência um que seja parecido a persona do seu negócio e que chamará a atenção dos potenciais clientes, que irão se identificar com a jornada desse personagem e irão se envolver na narrativa.

Seja autêntico

Dentro de uma boa história, é preciso ser autêntico e criativo, ou seja, construir um universo único e que seja diferente de tudo o que já foi visto no mercado. Isso, além de chamar a atenção de mais pessoas, fará com que a sua marca seja vista de maneira diferente no mercado. 

Envolva os clientes

Além de oferecer lindos brindes personalizados bloco de anotações aos seus clientes, existem outras maneiras de envolvê-los com a marca, e uma delas é permitir que eles participem da construção das histórias, o que gera ainda mais intimidade entre ambos.

Inspire as pessoas 

Por fim, mas não menos importante, a sua história deve inspirar os potenciais clientes ou seja, oferecer uma lição de moral que ensine algo valioso a eles e desperte o sentimento de ser uma pessoa melhor. 

Simples técnicas como as citadas acima já fazem toda a diferença na construção de histórias que não só chamem a atenção das pessoas, mas façam com que elas se identifiquem com o que é oferecido. 

Cases de sucesso 

Para finalizar, selecionamos uma lista com grandes marcas que aplicam o storytelling em seus negócios e obtêm ótimos resultados com ele. Confira: 

  • - Intel;
  • - Always;
  • - Land Rover;
  • - Zendesk;
  • - Dove;
  • - Google;
  • - Nike;
  • - Entre outros. 

Com o devido entendimento da estratégia e aplicação de suas técnicas, a sua marca pode ser a próxima a entrar nessa lista e obter ótimos resultados, levando sua empresa a patamares cada vez maiores. 

Dessa maneira, você garante sucesso não apenas para a sua empresa, mas para o seu cliente, que se sentirá confortável em consumir de uma marca que acredita e que se identifica.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Quer se manter atualizado e receber os nossos conteúdos? Inscreva-se aqui!