Como unir o Marketing com as vendas de seu negócio

Para qualquer empresa dar certo no mercado atual, existem dois setores que são de extrema importância: o marketing e as vendas. Ambos, quando trabalham juntos, podem conseguir resultados realmente impressionantes.

O objetivo final de qualquer companhia é obter lucro, o que é possível quando você utiliza os recursos a sua disposição para garantir uma boa negociação com os consumidores de sua empresa de gerenciamento de obras de pequeno porte.

Entretanto, durante muito tempo se criou uma espécie de rivalidade em muitas companhias entre os setores de marketing e de vendas. Enquanto o primeiro lida com a abordagem inicial e a atração do cliente, a segunda fecha a negociação.

Ao isolar ambos os setores em seus segmentos, você acaba gerando motivações e objetivos diferentes, que acabam não conversando entre si e diminuindo o impacto de vendas em sua companhia.

Os segmentos culpam uns aos outros pelo fracasso, uma vez que não enxergam o potencial que conseguem ao trabalhar em harmonia. Por isso, muitos gestores começaram a mudar esse tipo de conceito.

Em um processo conhecido como vendarketing, a união dos dois setores sob uma mesma bandeira ajuda sua empresa de projeto de prevenção contra incendio e panico a se comunicar, gerando um interesse maior do cliente.

A equipe de marketing faz o trabalho inicial, conversando com o cliente e fazendo-o se sentir mais confortável, para que a abordagem de vendas seja mais direta e precisa, garantindo uma chance muito maior de conversão.

A tecnologia tem um importante papel nesse processo, uma vez que ela permite uma comunicação interna mais rápida e fácil, possibilitando que o marketing esteja em direto contato com a equipe de vendas constantemente.

Isso ajuda a determinar objetivos e metas em comum, ampliando as possibilidades de unificar os segmentos em prol de um processo de negociação mais efetivo para a sua empresa de instalação de cameras e alarmes.

Através de uma ferramenta de gestão, é possível lidar com todos estes elementos de maneira muito mais expressiva, tanto na parte de comunicação quanto nas avaliações de resultados.

As métricas usadas por cada um dos times devem conversar entre si, para que não haja confusão na hora de buscar esse tipo de retorno. É importante ter em mente que esse tipo de ação costuma levar um tempo para trazer resultados.

O marketing passa por um processo longo acompanhando a jornada do consumidor, apresentando conteúdo de qualidade e prospectando consumidores em potencial, mesmo que pela internet.

Ao acompanhar os processos do funil de vendas, é possível entender melhor a jornada do consumidor, dividindo-a em quatro estágios:

  • - Visitante;
  • - Lead;
  • - Oportunidade;
  • - Cliente.

Com isso, é possível fazer todo o caminho para deixá-los aptos à negociação com a equipe de vendas.

Esse time possui um impacto mais rápido e objetivo. Depois de todo o tratamento do grupo de marketing, a equipe de vendas vem com a proposta e com o objetivo de fechar o negócio, concluindo a operação.

Nesse caso, é preciso que seu time de vendas seja muito bem habilitado sobre os produtos que oferece, uma vez que o momento da negociação é quando o consumidor deseja tirar suas últimas dúvidas sobre a compra.

Quando há um registro do contato através de uma ferramenta de comunicação, a equipe de marketing pode passar todas as informações referentes ao contato com o potencial cliente para o time de vendas.

Isso torna o atendimento muito mais personalizado, garantindo que você conseguirá apresentar os benefícios de contratar serviços de engenharia elétrica empresa com sua companhia.

Benefícios de unir marketing e vendas

Agora que você entende um pouco mais a importância de unir as equipes de vendas e de marketing em um único objetivo, é hora de identificar alguns dos principais benefícios que essa ação pode gerar.

Vale lembrar que cada companhia é diferente da outra, e esses benefícios, embora sejam uma visão geral, podem ser diferenciados dependendo do tipo de atividade que você exerce e de como está aplicando essa união.

Por isso, é importante manter sempre em mente que sua realidade deve ser levada em conta na elaboração de qualquer tipo de atividade, e que isso impacta diretamente a maneira como você está agindo no mercado.

Assim, a estrutura de comunicação de sua empresa acaba sendo um passo fundamental para que todo esse processo funcione corretamente, e você consiga utilizar todas estas vantagens em sua empresa de sistema de entregas e commerce.

Número de clientes

Um dos benefícios mais claros para a utilização do marketing e das vendas como um processo único é a quantidade de clientes que sua empresa conseguirá garantir.

Uma vez que ambas as equipes estão concentradas em um mesmo fim, as chances de crescimento se tornam muito maiores, trabalhando em conjunto para ampliar os benefícios disponíveis na companhia.

Os clientes são parte fundamental de sua companhia. Sem eles não é possível concluir suas transações, o que não gera faturamento para a empresa. Por isso, toda a estratégia de negócios de uma companhia deve ser pensada com este fim.

Uma equipe integrada terá muito mais chances de oferecer o que o cliente está precisando, conseguindo otimizar esse processo e ampliar suas possibilidades de vendas dentro de seu segmento de atuação.

Ao criar uma estratégia de venda para suas ecobags personalizadas, seu time de marketing poderá criar uma série de conteúdos para atrair novos leads e instigar o interesse deles, fazendo-os procurarem mais informações e desejarem o produto.

Então, seu time de vendas entra em ação, fazendo uma negociação vantajosa para ambas as partes e concluindo o processo de vendas com muito mais assertividade, possibilitando um aumento nos consumidores da empresa.

Ticket médio

O ticket médio é o valor estipulado que um cliente ideal gasta na empresa quando faz uma transação. Trata-se de uma importante métrica de acompanhamento, pois identifica se os produtos vendidos estão gerando lucratividade para a empresa.

Em um tema geral, quanto maior for o ticket médio da empresa, melhor será o impacto de suas vendas, aumentando assim o potencial de negociação da sacola de papel kraft personalizada que a sua companhia produz.

Quando um consumidor encontra uma empresa, é comum que ele tenha alguma necessidade ou desejo específico, que pode impactar diretamente a maneira como ele interage com a equipe de marketing.

Ao longo da jornada de compra, essa equipe pode mostrar outros itens que podem ser do interesse dele, usando técnicas como cross selling, para tentar ampliar o ticket médio da venda.

Quando chega o momento da negociação, o time de vendas ainda tem a oportunidade de oferecer produtos melhores do que o apresentado, um modelo de vendas conhecido como upselling.

Dessa maneira, você amplia a possibilidade de negociação com os consumidores sem perder oportunidades de vendas, usando as duas equipes em sintonia para ampliar essa chance de conversão.

Frequência de compra

A experiência do usuário é um dos temas mais abordados atualmente. Qualquer companhia que deseja se destacar no mercado precisa oferecer uma experiência de qualidade para suas vendas.

Quando suas equipes trabalham em conjunto para entregar ao consumidor um momento diferenciado, as chances de esse cliente voltar a consumir são muito grandes, tornando-o fidelizado com a companhia.

Um cliente frequente trás uma série de vantagens para a empresa, principalmente diminuindo os custos de aquisição do cliente e ampliando a lucratividade da empresa.

Para isso, a equipe de vendas pode identificar padrões de compra do consumidor e repassar para a equipe de marketing, que tentará mantê-lo interessado nos produtos e serviços que estão sendo oferecidos.

Retorno sobre investimento

Quando um consumidor é encontrado pela empresa, ele gera um custo para a operacionalização da negociação. Conhecido como CAC, ou custo de aquisição do cliente, esse valor é o quanto a empresa gasta para fazer uma negociação.

Para que esse processo seja vantajoso, o valor recebido pela empresa deve ser superior aos custos envolvidos na operação. Isso significa que o ROI, ou Retorno sobre Investimento, é o foco de qualquer negociação.

Com as equipes de marketing e vendas trabalhando em conjunto, suas ações serão mais assertivas, eliminando a necessidade de gastos desnecessários para conseguir os resultados que você deseja.

Dessa forma, o retorno sobre investimento nas operações de venda realizadas pela sua empresa de capachos personalizados de porta, acabam se ampliando consideravelmente.

Considerações finais

A utilização de recursos para otimizar a integração entre as equipes de marketing e vendas é um processo que cada vez mais tem surtido efeitos positivos no mercado como um todo.

Por isso, muitas empresas já entendem a necessidade de vincular os setores, buscando uma posição mais favorável dentro do segmento em que atuam e aumentando suas chances de vendas.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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