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As hashtags do Instagram se tornaram uma ótima ferramenta de segmentação de conteúdos e oportunidade de alcance de potenciais clientes, no caso de marcas e empreendedores.
Essa se tornou uma importante estratégia devido ao aumento da importância das redes sociais na vida cotidiana e o impacto que tem no consumo e nos hábitos.
Desse modo, neste aplicativo, as hashtags são grandes sucessos e são utilizadas por marcas e influenciadores para ampliar o alcance das postagens e aumentar o número de visualizações e interações.
Todos os dias, esse recurso é utilizado por milhares de pessoas para diversos fins, mas - geralmente - com um objetivo central comum: chamar a atenção de pessoas mais alinhadas com o segmento de atuação ou com interesses comuns.
Se você quiser saber mais sobre o que são hashtags e como usar hashtags no Instagram para obter seguidores, este artigo é para você.
Uma maneira fácil de definir uma hashtag é como uma etiqueta que os usuários do Instagram usam em suas postagens. Ao usá-las, consegue-se atribuir suas fotos a uma categoria específica.
Muitos usuários não as utilizam para esse fim, mas é possível segmentar estrategicamente fotos de perfil e posts.
Assim, por meio de hashtags, o Instagram pode categorizar as postagens para torná-las mais fáceis de encontrar e aumentar o engajamento.
Mais ainda, é comum encontrar pessoas usando esse recurso para marcar outros perfis em fotos publicadas.
No entanto, se você tiver interesse em usar o Instagram como estratégia para divulgar produtos e serviços como contabilidade fiscal, pode usar hashtags para segmentar suas categorias de postagem.
Assim, é possível criar uma descrição melhor usando hashtags em fotos, vídeos e stories.
Desta forma, os seguidores e o público em geral podem encontrá-lo mais facilmente, bem como o conteúdo pode ser “indicado” para outros usuários que apresentem interesse na categoria sinalizada.
Isso permite que as redes sociais cataloguem várias publicações com a mesma hashtag, suas e de outros usuários.
Então, toda vez que você postar uma foto com a mesma tag, ela será adicionada ao mesmo “banco” de imagens e categorias.
Portanto, no caso de uma empresa que deseja se destacar, usar hashtags corretamente facilitará que os usuários encontrem postagens sobre balança digital refrigeração, por exemplo.
Usar hashtags para melhorar a visualização do seu perfil e aumentar seus seguidores não é uma ciência precisa, pois está em constante mudança.
Por isso, selecionamos algumas dicas para te ajudar a entender melhor a estratégia para usar hashtags e de forma eficaz. Confira abaixo!
O Instagram define um limite de 30 hashtags por postagem. No entanto, os especialistas em rede não indicam usar esse número de etiquetas ao mesmo tempo.
Alguns sites que tratam desse tema apontam que 11 hashtags seria um número ideal para cada postagem, qualificando as pessoas que alcançam a postagem e a fim de gerar mais engajamento para a marca.
No entanto, de 8 a 14 hashtags também são consideradas uma boa média para os usuários atingirem seus objetivos.
Então, o mais importante aqui é escolher a qualidade das hashtags que serão publicadas para otimizar o conteúdo, em uma quantidade que realmente abranja o público-ideal.
Além disso, é necessário que as palavras usadas se relacionem ao tema central do conteúdo.
Por exemplo, no caso de lanche em paraguaçu paulista que deseja evidenciar um conteúdo sobre alimentação pode utilizar a hashtag “#alimentacaosaudavel” e “#lanchenatural”.
Usar pontos de localização como hashtags é uma estratégia para atrair moradores e turistas para todos os tipos de lojas.
No entanto, essa tática é útil principalmente para empresas influenciadas pela localização, como:
Assim, se você tem uma empresa de cabeamento na zona leste, que atua de forma local, use hashtags para sua respectiva cidade ou região.
Seguir os perfis de empresas concorrentes é uma ótima maneira de se inspirar para sua estratégia de marketing digital.
Obtenha novas ideias de conteúdo e identifique outras formas de expandir seu alcance com essa técnica aparentemente simples, mas muito importante.
Entre as hashtags utilizadas pelos concorrentes, verifique aquelas que podem ser aplicadas no seu perfil e aquelas que não correspondem com a sua área de atuação, bem como os diferenciais que podem ser destacados.
Por isso, descubra o que funciona para e construa seu próprio modelo digital a partir disso.
Evite hashtags e palavras comuns que não são relevantes para sua postagem e estão lá apenas porque são tendências.
O público que visualiza sua postagem pode não estar interessado no tópico que você está postando e, portanto, pode não fornecer os resultados esperados.
Em muitos casos, tags mais específicas podem atrair usuários mais interessados e promover mais engajamento, mesmo quando a demanda é baixa.
Não esqueça de deixar seu perfil em modo público para garantir que os posts divulgando a planejamento sucessório familiar, por exemplo, apareçam nas pesquisas.
A hashtag utilizada na postagem deve estar associada ao conteúdo fornecido. Caso contrário, seu uso não terá resultado efetivo e a postagem poderá desperdiçar seu potencial de engajamento.
A dica é usar a própria ferramenta de busca do Instagram e digitar # na linha de assunto.
Com isso, a aba mostra sugestões de outras hashtags que podem complementar sua postagem, seja ela sobre empresas de energia solar na Bahia ou mesmo sobre indicações de filmes novos em plataformas de streaming.
Você pode aproveitar o potencial das hashtags sem comprometer ou “poluir” as legendas das postagens do Instagram. Para isso, coloque-as nos comentários!
Isso significa que sua postagem continuará aparecendo nas pesquisas de hashtags relacionadas, mas será categorizada de forma mais natural.
Além disso, as legendas das postagens podem consistir em texto dessa maneira. Portanto, os posts ficam mais atraentes para o usuário.
Os usuários não precisam clicar nos comentários para ver as hashtags, basta que eles curtam as postagens.
Muitos usuários ainda usam hashtags dessa forma, mas todas muitas palavras, principalmente para artigos como "a/o" e preposições, não fazem sentido indexar e podem modificar a classificação na categoria.
O espaço também compromete a fluidez da hashtag e quebra o termo âncora.
Além disso, o uso excessivo de hashtags fará com que a leitura seja pausada e desconectada, prejudicando o objetivo original da postagem.
O texto da legenda tem que ser facilmente entendido e legível para que aconteça a comunicação com os seguidores. Além de se tornar mais esteticamente agradável.
Os usuários são mais propensos a preferir stories a postagens no feed. Então, por que não usar hashtags também nesse recurso tão popular do Instagram?
Esta é uma estratégia valiosa dada a crescente popularidade desse formato.
Nesse caso, os usuários podem tocar na hashtag incluída no story para ver todas as publicações que usam a mesma hashtag.
Um detalhe importante é que, assim como nos feeds, os usuários só podem ver seu story se ele estiver público.
Portanto, se seu perfil é 100% privado, não será possível atingir um público maior, afinal, não poderão ver o status, visto que estará restrito aos seguidores.
Além de mudar as configurações de privacidade, você pode enriquecer os stories com os recursos exclusivos do Instagram. Alguns exemplos são os famosos filtros e adesivos disponíveis.
Ainda existe um adesivo especial chamado #Hashtag que permite usar hashtags personalizadas.
Essa é uma forma de divulgar o que sua marca está realizando e fazer um conteúdo viral.
As hashtags podem ajudá-lo em tudo, desde a fase de descoberta até a promoção de materiais e produtos, podendo trazer benefícios imediatos e de longo prazo.
Saiba mais sobre como as hashtags funcionam e porque elas devem ser usadas no perfil do e-commerce de sistema de gestão financeira para pequenas empresas e de diversos outros segmentos, inclusive por profissionais de áreas mais rígidas quanto a publicidades - como é o caso de médicos.
Não importa que tipo de conteúdo do Instagram você crie, nunca ficará sem espaço para transmitir sua mensagem.
No entanto, é preciso ter atenção a alguns critérios para ter melhor uso da ferramenta.
Para se ter uma ideia, as postagens do feed têm legendas limitadas a 2200 caracteres. Já os stories e os reels apresentam possibilidades muito interessantes de sobrepor imagens e textos.
No entanto, apesar de todas essas opções, pode ser difícil especificar com aprofundamento o conteúdo que os especialistas em drywall belo horizonte desejam passar em uma postagem, por exemplo.
Nesse sentido, hashtags podem ser usadas para esclarecer o tópico para o usuário e fornecer contexto adicional para informar ao algoritmo quando for apropriado fornecer o conteúdo e para que o usuário veja se tem interesse.
As pesquisas de hashtag são o foco principal do Instagram. Então, não é surpresa que seja possível aumentar suas chances de ser encontrado com hashtags populares.
No perfil comercial, você pode ver as informações de cada postagem do Instagram e o número de pessoas que encontraram a postagem por meio de hashtags, identificando as mais efetivas para sua estratégia.
Como já destacamos, usar hashtags populares do Instagram que não estão relacionadas à sua postagem pode impedir que você obtenha novos seguidores e fãs.
Por isso, é muito importante saber como encontrar tendências relevantes do Instagram, mas que se relacionem a área. Realizar o monitoramento de hashtags pode ajudar nisso.
Os perfis profissionais podem desenvolver campanhas para motivar o chamado user generated content, ou conteúdo gerado por usuários.
O UGC consiste em materiais que os próprios clientes produzem como forma de engajar com a marca.
Criando uma hashtag específica, é viável dar forma a uma comunidade de clientes que compartilham espontaneamente e alimentam a categoria, que pode favorecer outras ações de marketing.
Assim, a marca circula por mais lugares sem que seja necessário investir tanto tempo e recursos.
As hashtags não são meros detalhes ou enfeites nas legendas e postagens de Instagram.
Elas exercem um papel central na indexação e organização de posts e perfis. Desse modo, são muito importantes para marcas e empresas que investem nessa rede social e visam otimizar o alcance.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos