Conheça as melhores estratégias de SEO para ter mais resultados

As estratégias de SEO são muito conhecidas e possuem uma grande relevância em qualquer setor do mercado, onde desde a decisão de qual bomba de engrenagem comprar até a escolha do carro ideal podem ser influenciadas por essa estratégia.

Isso acontece porque o posicionamento de uma marca no meio digital e o seu ranqueamento em navegadores de busca podem fazer toda a diferença em seu desempenho na internet.

Continue lendo este artigo e compreenda um pouco mais sobre o que é SEO, como ele funciona e como aplicar na sua empresa, atraindo ótimos resultados.

O que é SEO?

A sigla SEO significa Search Engine Optimization, o que quer dizer Otimização para Mecanismos de Busca.

Ele possui como finalidade utilizar estratégias que aumentem o número de visitas em um determinado site através de buscas orgânicas no Google e em outros buscadores.

Por exemplo, um usuário pode fazer pesquisas relacionadas a como adquirir um redutor de velocidade usado e, com isso, as estratégias de SEO as levam para o seu site.

O SEO utiliza estratégias que otimizam o seu site no sistema de buscas, dessa forma é possível deixar o seu site em uma ótima posição, sendo essa mais elevada no ranqueamento do Google e, consequentemente, obtendo um maior número de visitas.

Quais são os benefícios da estratégia SEO?

As estratégias de SEO são usadas com o objetivo de obter o maior número possível de visualizações dentro de um site.

Dessa forma, desde uma empresa que realiza o serviço de calibração de termômetro a uma loja de roupas podem se utilizar dessa estratégia para obter um melhor ranqueamento no Google.

Além disso, o número de internautas que visita apenas os três primeiros sites ao efetuar a sua pesquisa é muito elevado, o que pode impactar consideravelmente nas suas vendas.

Dessa forma, é importante ressaltar a relevância de uma ótima posição nessa ferramenta de busca que é muito usada para encontrar soluções para os diversos problemas e os melhores produtos e serviços que estão disponíveis no mercado.

Como o SEO funciona?

O Google é uma ferramenta de busca que possui como principal objetivo solucionar problemas e proporcionar a melhor experiência ao usuário. Dentre os principais critérios que ele utiliza para que isso aconteça, podem-se citar:

- Palavras-chave;

- Autoridade;

- Links relevantes;

- Conteúdo de qualidade;

- Rejeição.

Esses são os principais fatores usados pelo Google, garantindo ao usuário a melhor experiência em sua navegação e encontrando as informações que necessita de uma forma rápida e fácil.

Palavras-chave

As palavras-chave são as palavras principais de um conteúdo, dessa forma, ao pesquisar sobre um selo mecânico, por exemplo, o Google irá buscar por conteúdos que utilizem esses termos em seus textos.

Com isso, ele possui a capacidade de entregar as informações corretas para você, de maneira filtrada e específica para as suas necessidades.

Todavia, o sistema de busca do Google não irá destacar os textos que utilizam as palavras-chave com uma maior frequência, mas sim a página que mais se relaciona ao tema e que consegue entregar uma qualidade elevada.

O Google possui uma maior preferência pela qualidade dos conteúdos, com isso as palavras relacionadas ao tema possuem o dever de solucionar as dúvidas que o usuário possui sobre o assunto.

Autoridade

A autoridade é uma métrica do Google, onde se identifica os sites que mais conseguem chamar a atenção do usuário.

Por exemplo, se você efetua uma pesquisa relacionada a sensores de temperatura com o intuito de obter uma relação com os melhores preços, é possível identificar o nível de autoridade de um site com a quantidade de tempo que você passa nele.

Links relevantes

Todas as páginas têm a possibilidade de colocarem sites internos e sites externos, onde a sua utilização pode aumentar o seu número de visualizações.

Por exemplo, se você possui uma página com um link referente ao tema de datalogger e ele é encaminhado para um site que possui uma alta autoridade, a sua página pode ser muito beneficiada no ranqueamento do Google.

Todavia, caso você insira links que encaminham o usuário para páginas de baixa autoridade, nesse caso o seu posicionamento tende a cair.

O melhor cenário para esse caso é possuir links em outros sites de alta autoridade e que encaminham o internauta até o seu, sendo essa ação chamada de backlinks. Com isso você pode aumentar consideravelmente o número de visualizações no seu site.

Conteúdo de qualidade

Como já mencionado, o Google utiliza ferramentas que identificam a qualidade do conteúdo disponibilizado em um site.

Através do tempo gasto em sua plataforma, a quantidade de cliques que o usuário precisa realizar para ter a sua dúvida respondida e entre muitos outros fatores são levados em consideração.

Por exemplo, se um texto sobre tubo para manômetro possui um conteúdo de qualidade, com autoridade, boa resposta, sem conteúdos repetitivos ou plagiados, mas sim únicos, então o seu posicionamento tende a ser elevado.

Rejeição

Por fim, existe ainda a taxa de rejeição dentro do Google, onde ela é medida com a entrada e saída muito rápida de um usuário ao visitar um site.

Com isso, o Google entende que o site não atendeu às expectativas do internauta e, caso se repita com muita frequência, a taxa de rejeição pode subir e a de autoridade cair e, com isso, o seu posicionamento pode ser comprometido.

Essas são apenas algumas das características que são observadas dentro do SEO, onde através da sua aplicação em um conteúdo é possível obter uma maior quantidade de visualizações em uma página.

Os diferentes tipos de SEO

Existem muitos tipos diferentes de SEO no mercado e a compreensão de cada um dos tipos e suas utilidades podem gerar ao seu negócio uma maior chance de identificação e conversão, onde o SEO pode ser dividido nas seguintes categorias:

- On-page;

- Off-page.

Esses são os principais tipos de SEO e os seus meios de utilização podem otimizar as buscas para a sua empresa.

On-page

O SEO on-page é a otimização de uma página na web, onde ele possui como objetivo atrair visitantes e leads, ou seja, potenciais clientes, e assim gerar conversões para a sua página na internet.

Por exemplo, se você possui uma empresa de cadinho de porcelana, é possível que você insira no cabeçalho do home da sua página as palavras-chave “cadinho”, “porcelana”, “pote” e “cerâmica” como forma de otimizar as pesquisas.

Com isso, a sua página é facilmente encontrada para quem procura esse conteúdo, uma vez que as keywords, ou seja, palavras-chave que foram inseridas no cabeçalho, podem ajudar muito o internauta.

Isso acontece porque as palavras-chave, por darem um pequeno resumo e dica do que se trata a sua página, podem ser mostradas ao usuário quando ele passar o cursor do mouse no topo da aba do seu navegador.

Um site, além de ter um bom conteúdo, deve ser de fácil acesso e possuir uma navegação agradável, e principalmente deve ser apresentado de forma que melhore a experiência do usuário.

Off-page

O SEO off-page se relaciona a tudo o que é realizado fora do seu site com o objetivo de gerar tráfego e conversões para a sua marca, o produto ou o serviço que você oferece.

Essa estratégia tem como intuito utilizar os links de forma a aumentar a autoridade do domínio e também aumentar o tráfego do seu site.

Com o objetivo de aumentar o conteúdo abordado, ele pode indexar o seu site em uma das palavras-chave que se relacione com o seu conteúdo. Com isso, ambos acabam ganhando algum benefício.

Mesmo que essa estratégia seja no follow, ou seja, não sendo endossado pelo site em que se é hospedado, acabam sendo vantajosos mesmo assim por indicarem, dessa forma, que o site possui conteúdos de qualidade.

Exemplos de empresas que utilizam essa estratégia

Existem muitas empresas que obtiveram sucesso através da utilização de estratégias de SEO, onde dentre elas, podem-se citar:

- Nell Patel Digital;

- Starbucks;

- The Economist.

Essas são apenas algumas das empresas que utilizam essa estratégia, existindo ainda muitas outras.

A estratégia do SEO possui um papel fundamental para todas as empresas, onde, principalmente nos dias atuais, se possui uma alta competitividade no mercado e utilização dos meios digitais para encontrar os melhores produtos.

Por esse motivo, deve-se sempre utilizar as estratégias de SEO no seu site a fim de atrair o seu público, aumentar o número de visitas na sua página e, consequentemente, aumentar os lucros do seu negócio.

A internet já é uma parte significativa na vida das pessoas, onde as empresas que se destacam no meio digital conseguem atingir melhores resultados.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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