Profissionais de comunicação prevêem o potencial da IA em substituir certos empregos.
A gestão é uma das aplicações mais importantes para que uma empresa consiga se desenvolver de forma consolidada e sustentável no mercado. Ela está diretamente ligada com a liderança e o gerenciamento das atividades da melhor forma possível.
Ou seja, uma gestão bem desenvolvida move uma organização, fazendo com que ela permaneça em constante funcionamento.
No entanto, escolher um modelo de gestão é, na realidade, mais difícil do que parece ser. Isso, pois não basta apenas planejar qual será a rotina da administração, mas sim, existem diversos modelos de gestão, e cada um deles se adequa ao ramo de atuação, personalidade dos membros da empresa, localização, entre outros.
Isso significa que um modelo de gestão aplicado em uma fábrica de placa de circuito impresso pode não ser tão efetivo quanto se aplicada em uma agência de publicidade, por exemplo.
E se você tem dúvidas quanto aos modelos de gestão existentes e qual o mais adequado para o seu negócio, este post foi feito exclusivamente para você.
Continue a leitura e descubra quais são os principais modelos de gestão que existem no mercado! Vamos lá?
A gestão por resultados é um dos modelos de gestão mais atuais do momento. Ela se trata de um formato no qual os líderes e liderados dedicam seus esforços para alcançar metas objetivos.
Nesse caso, as responsabilidades são delegadas de acordo com os resultados acompanhados constantemente.
Em uma empresa de molde de injeção de plástico que opta pelo modelo de gestão por resultados, por exemplo, o papel da liderança será mais participativo, enquanto os setores são mais integrados.
Já o modelo de gestão por processos se consiste no conceito de atingir os resultados por meio da otimização de processos e aumento da produtividade, além da diminuição dos custos operacionais.
A gestão por processos é muito utilizada no ramo industrial, como em fábricas de deck de madeira, por exemplo.
Esse formato tem como ideal as atividades de monitoramento, controle e melhora dos processos de um negócio, buscando sempre a evolução permanente.
O modelo de gestão participativa exige um maior envolvimento de todos os colaboradores, sendo um formato mais aberto de gerenciamento.
Nesse modelo de gestão, as responsabilidades não estão nas mãos apenas de líderes e gestores, mas sim, de todos os colaboradores de uma empresa.
Sendo assim, os líderes podem se manter mais integrados, enquanto os funcionários se sentem motivados e reconhecidos pela organização.
Além disso, na gestão participativa, todos os colaboradores também precisam ser qualificados de acordo com as necessidades da empresa. Por isso, os treinamentos ou processos rígidos de recrutamento também estão mais presentes.
Por fim, outro dos principais modelos de gestão tem relação direta com a meritocracia. Neste formato, os colaboradores com maiores performances e desempenho podem conquistar cargos e salários mais elevados.
Ou seja, o reconhecimento e o desenvolvimento dentro da organização é de acordo com o engajamento, habilidades e competências de cada um dos colaboradores.
Agora que você já conhece quais são os principais modelos de gestão existentes no mercado, o que acha de investir em algum deles e ter sucesso?
Gostou do post? Conta pra gente!
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.