Dicas de como vender mais usando o copywriting na produção de conteúdo

Se você está minimamente envolvido com o universo do marketing digital, provavelmente já ouviu falar sobre o termo copywriting, não é mesmo? Caso sua resposta seja não, fique tranquilo, hoje você saberá tudo o que precisa sobre esse conceito. 

Não é novidade para ninguém que o universo do marketing digital é gigantesco e acabou sendo o berço para reunir diversas novas profissões que, hoje, fazem toda a diferença em qualquer tipo de negócio. 

Além das diversas estratégias que prometem grandes e ótimos resultados para os mais diversos segmentos, o marketing digital também trouxe novos conceitos como o copywriting para auxiliar na construção de um negócio de sucesso no mercado. 

Seja você o dono de uma empresa de montagem mecânica industrial ou até mesmo sócia de um escritório de advocacia, já deve saber muito bem que o marketing digital é um grande aliado do seu negócio. 

Da mesma maneira, o copywriting também se tornou uma parte essencial na rotina de uma marca que deseja aumentar suas vendas utilizando essa nova estratégia que tem mudado a realidade de milhares de empresários. 

Já pensou em vender seus produtos ou serviços apenas com a produção de um texto? Pois é, essa é justamente a promessa do copywriting, vender utilizando apenas a produção textual. 

Entretanto, não se trata apenas da produção de um simples texto falando sobre o produto, serviço ou sobre a sua fábrica de isolante térmico, por exemplo, trata-se de algo completamente diferente do que estamos acostumados a ver. 

Por isso, neste artigo você irá entender sobre o que é o copywriting, os benefícios dele para o seu negócio e dicas de como aplicá-lo para aumentar as suas vendas, independente de qual seja o seu segmento. 

Conheça o copywriting 

O copywriting é um termo muito usado no marketing e na publicidade, e nada mais é do que textos com técnicas altamente persuasivas, com poder de convencer um usuário a realizar uma determinada ação, como baixar um material, acessar seu site ou realizar uma compra.

Essa técnica é utilizada, principalmente em anúncios, landing pages e conteúdos produzidos de uma marca, seja ela uma empresa de manutenção elétrica industrial ou até mesmo uma agência de marketing. 

O copywriting também pode-se referir aos títulos de notícias, artes ou a qualquer outra maneira de contar algo de maneira interessante e atrativa, sempre tendo em mente o mesmo objetivo, vender. 

Com o passar do tempo, estudantes e profissionais de comunicação começaram a se especializar nesse assunto e se tornaram experts quando o assunto é criar textos com o intuito de vender. 

Jornalistas, publicitários, marketeiros e outros profissionais da área da comunicação conseguem trabalhar como copywriting, não é à toa, que o assunto está até entrando na grade curricular desses cursos de graduação. 

Uma marca que vende bomba de engrenagem, por exemplo, sabe a importância que cada venda possui para a empresa como um todo, com isso, é de extrema importância que ela procure novos meios para aumentar esse resultado. 

No mercado, existem milhares de copywriters que trabalham até mesmo como freelancer e que podem ajudar a sua empresa a vender mais através da internet utilizando a produção de um conteúdo persuasivo e didático. 

Você também pode procurar por algum curso para entender mais sobre o assunto, no mercado, existe uma variedade que além de te explicar mais a fundo sobre a profissão, ainda ensina algumas táticas de persuasão na hora de escrever. 

Essa é a profissão designada como a profissão de ouro segundo os grandes especialistas de marketing digital, e tudo isso porque através de um pequeno texto, é possível alcançar resultados jamais pensados. 

Benefícios do copywriting 

Para te provar a importância de como o copywriting é extremamente importante para o seu negócio, selecionamos alguns dos diversos benefícios que ele traz para a sua marca. Confira:    

Textos com mais qualidade

Hoje, por mais que as pessoas estejam aptas a consumir conteúdo audiovisual, os textos ainda possuem uma grande relevância e destaque na hora de convencer o cliente a adquirir o seu produto ou serviço. 

Isso porque, ao pesquisar por um acessórios para roçadeira, por exemplo, é o texto de descrição do produto que convencerá aquele usuário a comprar ou não o que a sua marca oferece.

Por isso, o trabalho de copywriting auxilia na produção de textos com alta qualidade que, além de deixarem o seu usuário ainda mais informado sobre o que você oferece, também é persuasivo a ponto de convencê-lo a comprar. 

Melhora o posicionamento e notoriedade 

Uma marca bem posicionada é uma marca que sabe quais são os seus valores e princípios e não abrem mão disso na hora de vender e criar suas campanhas de divulgação, isso, a longo prazo, também aumenta a notoriedade e reconhecimento da marca no mercado. 

O copywriting surge como uma maneira de reforçar esse posicionamento da marca através dos textos que são produzidos e provar ao seu público que não está ali apenas para vender mais um produto ou serviço, mas para entregar uma experiência única. 

Seja com o serviço de locação de compressores ou até mesmo com a venda de produtos naturais para cuidado com a pele, o copywriting é essencial para que você posicione bem a sua marca no mercado e crie a autoridade dela no segmento. 

Mais conversão e geração de leads

Os leads, dentro do universo do marketing digital, são uma espécie de clientes em potencial, ou seja, são as pessoas que possuem grandes chances de adquirir o seu produto ou serviço. 

E como o objetivo principal do copywriting é justamente vender mais, a geração de leads se torna consequência do ótimo trabalho realizado por esse tipo de profissional, que conseguirá atrair ainda mais clientes para a sua marca através de seus textos. 

Dessa maneira, é possível unir o útil ao agradável, contar com textos de extrema qualidade nos canais de comunicação da sua marca e nas suas campanhas de divulgação e ainda aumentar a geração de novos clientes. 

4 dicas para vender mais com o copywriting  

Por fim, selecionamos algumas dicas para que você comece a aplicar o conceito de copywriting no seu negócio, seja ele uma assistencia tecnica maquinas agricolas ou até mesmo um e-commerce de moda. Confira: 

  1. 1 - Conheça a persona da sua marca 

O conceito de persona dentro do marketing digital, diz respeito a criação do perfil de um cliente ideal para consumir o seu produto ou serviço, levando em consideração diversos fatores, como:

  • - Idade;
  • - Profissão;
  • - Classe social;
  • - Região onde mora;
  • - Estado civil;
  • - Gênero;
  • - Preferências, entre outros.

Isso significa que é um estudo com base no cliente perfeito para a sua marca, portanto, para aplicar ao copywriting da maneira correta, é preciso conhecer muito bem quem é a persona do seu negócio, afinal de contas, você estará escrevendo diretamente para ela.

  1. 2 - Seja claro e objetivo 

Infelizmente, no universo digital existem muitas pessoas que acabam enrolando o cliente com falsas promessas ou então inventam mil e uma coisas sobre o produto, ou serviço apenas para ‘encher linguiça’ e tentar cativar a atenção dele. 

Com o copywriting a proposta é totalmente diferente, você deve ser muito claro e objetivo com a promessa do seu produto ou serviço e não enrolar o possível cliente, isso fará com que ele sinta confiança na sua marca e as chances dele consumir de você serão ainda maiores. 

  1. 3 - Utilize gatilhos mentais

Os gatilhos mentais se popularizaram com o surgimento do marketing digital e é utilizado pelos mais diversos tipos de negócios, desde uma empresa de logística transporte de cargas até mesmo pelos grandes gurus do marketing. 

Eles são como mecanismos que despertam um determinado sentimento no usuário e, dependendo de qual seja, ele pode adquirir o seu produto ou serviço no mesmo instante. Alguns dos mais usados são:

  • - Escassez;
  • - Curiosidade;
  • - Urgência;
  • - Reciprocidade;
  • - Prova social;
  • - Autoridade;
  • - Exclusividade, entre outros. 

Você pode estudar mais a fundo sobre cada um desses gatilhos para entender como eles funcionam e garantir que o processo de copywriting de resultados ainda melhores em parceria com essa estratégia tão eficaz.

  1. 4 - Insira o produto/serviço na realidade do cliente

Por fim, selecionamos uma dica de ouro e que acaba passando batido por muitas marcas no mercado, é preciso adaptar o seu produto ou serviço para a realidade do seu cliente, justamente para convencê-lo de como ele fará bem para o consumidor final. 

Por exemplo, se uma marca tenta vender uma mochila top de linha por mais de mil reais prometendo apenas beleza e luxo, dificilmente esse produto será consumido por um cliente de classe média baixa. 

Agora, se essa marca prometer que a mochila é funcional, que a pessoa conseguirá levar tudo o que precisa na correria do dia a dia e ainda organizar todo o seu material de forma simples, as vendas irão disparar. 

Isso tudo porque você soube adaptar o seu produto a realidade dos seus clientes, por mais simples que isso possa parecer, é uma parte de extrema importância e que faz toda a diferença na decisão de compra. 

Considerações finais 

O trabalho de copywriting promete crescer cada vez mais e diversas marcas já estão aderindo a essa estratégia somente para aumentar as suas vendas, por isso, ficar de fora dessa novidade é um perigo para a sua empresa. 

Sendo assim, continue atrás de conhecimento e novas maneiras de aplicar o copywriting no seu negócio, comece pelas que pontuamos aqui e esteja sempre atrás de novidades, sua marca nunca irá perder com a chegada de novos conhecimentos. 


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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