Dicas para você começar seu e-commerce do zero

A gestão de um projeto comercial conta hoje com um número amplo de ferramentas que podem ser úteis para a administração do seu comércio, pontos positivos que são válidos tanto para o cenário presencial, como para o e-commerce, um novo modelo de mercado.

Se o mercado digital vem crescendo cada vez mais, é por causa da associação do público às plataformas virtuais e por meio dos sites de vendas ou pelas redes sociais. Essa relação reflete também no valor que o mercado passa a dar para o setor digital.

Pois se o público se apresenta de certa maneira íntimo das plataformas digitais, torna-se responsabilidade do mercado responder a essa situação, utilizando então de ferramentas que possam destacar as atividades de uma empresa junto aos canais digitais.

É possível que para uma empresa de projetos hidráulicos, mesmo voltada ao setor industrial, tenha chances melhores de divulgar os seus serviços, destacando o seu ofício através de um site institucional ou até mesmo por posts divulgados em suas redes sociais.

Uma realidade que vem abrangendo os mais diversos tipos de atividades comerciais diante da procura do mercado por responder às expectativas do seu público, utilizando então dos canais adequados para se realizar isso, ampliando assim os seus resultados comerciais.

E a lucratividade de um negócio é não só o principal objetivo por trás de um projeto comercial, mas serve também como um índice claro do seu sucesso após a conquista de um número variado de clientes, audiência essencial para garantir o seu progresso.

Mas para se conquistar essa posição no mercado é importante que as empresas de hoje, diante do valor do mercado digital, saibam como adaptar as suas atividades para esse espaço de ampla interação entre as companhias e o seu público almejado.

Estabelecendo assim uma relação na qual um usuário pesquisa por um serviço ou produto específico em seu buscador preferido, como acessórios para roçadeira, e assim encontrar o endereço virtual de lojas que trabalhem com essa venda para iniciar tal aquisição.

Uma situação que pode se repetir para os mais diversos tipos de mercados, todos a contarem com uma possibilidade de expansão diante das oportunidades que são trazidas pelo mercado digital.

Um modelo que precisa ser estudado por quem pensa em crescer no mercado.

Como funciona um sistema e-commerce?

O conceito por trás de um comércio trabalha com a entrega de algo de valor para certo público, como uma mercadoria física ou então a prestação de algum serviço, uma relação que se mostra presente desde o início da sociedade moderna.

Cenário esse no qual a interação entre os clientes e um empreendimento sempre se destacou como um dos pontos principais para que um negócio conseguisse prosperar em sua região, alcançando uma posição de evidência em relação aos seus concorrentes.

O que veio mudando com o passar do tempo foram as ferramentas utilizadas nessas trocas comerciais, assim como a moeda utilizada. Fomos de peças de ouro e outros metais para papéis de valor fiduciário, ou seja, uma cédula atrelada a uma quantia monetária específica.

Material utilizado para comprar um crachá de identificação pvc, suas compras do mês no mercado ou até mesmo para realizar grandes encomendas dentro do setor industrial. Contudo, o dinheiro passou a destacar-se de forma imaterial, via transações eletrônicas.

Algo que começou com o uso dos cartões de crédito ou débito e que hoje torna-se ainda mais avançado com o apoio das ferramentas digitais, uma nova realidade na qual é possível fazer transferências ou pagar uma conta diretamente por um aplicativo.

E foi justamente essa troca digital que tornou possível também a expansão do chamado mercado digital, conhecido como e-commerce, um modelo no qual um estabelecimento comercial pode fazer negócios com os seus clientes inteiramente de forma digital.

Não sendo mais preciso para um consumidor se locomover até uma loja que lida com produtos recicláveis para se realizar alguma compra em um comercio de recicláveis, sendo possível realizar esse tipo de transação por meio do site da empresa.

E quando se fala sobre o e-commerce, alguns modelos específicos recebem certa atenção do público, destacando setores como:

  • - Tecnologia;
  • - Moda;
  • - Produtos de beleza;
  • - Produtos esportivos;
  • - Livros.

Todos eles sendo possíveis de serem adquiridos pela internet, diretamente pelas plataformas de compra trabalhadas por essas companhias, que encontram no e-commerce uma chance de ampliarem os resultados dentro do mercado como um todo.

Acessando certas vantagens comerciais, entre elas:

  • - Maior índice de vendas;
  • - Melhor conexão com o público;
  • - Alcance de maior de audiência;
  • - Posicionamento otimizado da marca.

Características que fazem com que uma comercializadora de insumos químicos passe a dar atenção ao mercado digital, assim como os mais diversos tipos de profissionais, incluindo aqueles de perfil informal.

Até porque o e-commerce se destaca também por sua acessibilidade ampla, tanto para os clientes como para os vendedores. Diante dessa realidade, montar um negócio vem tornando-se cada vez mais prático com a ajuda das ferramentas digitais.

É preciso apenas adotar uma estratégia otimizada para garantir a qualidade do seu projeto digital.

Etapas para abrir uma loja digital

O modelo de e-commerce pode ser positivo para diferentes perfis no mercado, tanto para um negócio tradicional, que busca acessar as oportunidades disponíveis na internet, como para alguém que nunca teve experiência na área e busca tornar-se um empreendedor.

Para ambos os modelos, seja um fornecedor de equipamentos para laboratório de química que busca ampliar seu negócio nas redes, ou uma jovem que procura vender algumas peças de roupas antigas na internet, é importante ter atenção a certas dicas.

Etapas que podem ser positivas estabelecer de forma adequada seu empreendimento via e-commerce, sendo elas:

  1. 1 - Definição de mercado

Muitas das ações importantes para se ter sucesso com um negócio na internet são reflexos do que acontece no setor presencial, a começar pela escolha do mercado ao qual você busca atuar.

E com o avanço do mercado digital, as opções vêm se tornando cada vez maiores. É importante fazer essa definição para assim estudar a situação do mercado, o estado atual dos seus concorrentes em potencial, além da procura do público por esse setor específico.

  1. 2 - Conhecer o seu público

Após definir sua área de atuação, o passo mais importante é conhecer a audiência que deverá ser trabalhada por essa companhia na internet, sendo importante definir um perfil dos seus consumidores, facilitando qualquer atitude que seja tomada na empresa.

Tudo com o objetivo de agradar a essa audiência almejada. Até mesmo essa análise de público é facilitada dentro da internet diante das informações que os próprios usuários disponibilizam em seus perfis nas redes sociais.

  1. 3 - A escolha da plataforma de vendas

Para uma loja conquistar uma recepção positiva no mercado, ela deve responder às expectativas dos seus clientes, desde a qualidade dos seus serviços, até mesmo à organização do seu centro comercial, como na disposição de peças em uma boutique.

Questão que segue válida no mercado digital, porém adaptando o perfil de uma loja para a plataforma digital adotada.

Pois enquanto uma empresa de isolamento térmico industrial pode optar por trabalhar com uma agência digital, responsável por cuidar do seu site de vendas, um vendedor informal pode preferir atuar junto a um marketplace, uma plataforma terceira de vendas.

  1. 4 - Envio dos produtos 

Ao comprar um produto na internet, um cliente espera recebê-lo em casa de forma segura e rápida. Fatores que passam a se destacar como uma das principais responsabilidades de quem gerencia alguma loja digital.

É importante então estabelecer um sistema adequado de transporte e armazenagem para garantir com que suas mercadorias cheguem de forma adequada até às mãos dos seus clientes.

  1. 5 - Métodos de pagamento

Se o mercado digital cresce também por causa da praticidade que se encontra hoje com as transações financeiras eletrônicas, é importante que um negócio virtual apresente ao público o maior número possível de métodos de pagamento existentes, como:

  • - Cartão de crédito;
  • - Cartão de débito;
  • - Boleto bancário;
  • - Transferências bancárias;
  • - PIX.

Uma variedade que pode atrair um número maior de público diante das possibilidades comerciais apresentadas por uma empresa.

  1. 6 - Canais de atendimento

Da mesma forma em que empresas de inspeção em caldeiras devem disponibilizar ao público diferentes canais de atendimento, como telefone e uma assistência presencial, no e-commerce essas possibilidades crescem, por meio de e-mails, redes sociais, entre outros.

Plataformas que podem otimizar os resultados de um e-commerce, permitindo assim o alcance de um cenário positivo para os mais diferentes tipos de empresas digitais. Expansão que pode ser percebida com o destaque de lojas de e-commerce como:

  • - Americanas.com;
  • - Amazon;
  • - Magazine Luiza;
  • - Ponto;
  • - Submarino.

Além de muitas outras companhias que vêm conquistando um destaque diferenciado por meio de suas atividades na internet, servindo como inspiração para você que está em busca de trabalhar com o e-commerce, abrindo um negócio do zero.

O que é possível graças às ferramentas que podem ser facilmente acessadas pelo público e pelos empreendedores.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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