Endomarketing: o que é e como aplicar em seu negócio

A função principal do marketing está em encontrar as melhores estratégias comerciais a serem adotadas em um negócio, levando esse empreendimento a alcançar os melhores resultados possíveis, tudo isso via uma variedade de opções, como o endomarketing.

Pois além da diversidade de segmentos comerciais que é possível de se encontrar no mercado, existe também uma amplitude de ações de marketing que podem ser adotadas por uma empresa, com cada tipo de estratégia sendo voltada a uma característica.

Como é o caso de empreendimentos que buscam se destacar na internet, sendo preciso recorrer às funções do marketing digital, desenvolvido justamente para acompanhar a expansão do mercado virtual, que vem abordando os mais diversos tipos de negócios.

Levando assim à facilidade em encontrar por todo tipo de serviço na internet, como o contato de uma companhia de segurança em uma região específica, sendo preciso apenas digitar por “empresa de cameras de segurança SP” na barra de pesquisa do navegador.

Mas para que seja possível encontrar uma posição de destaque no campo digital, é preciso trabalhar com um conjunto de estratégias desenvolvidas justamente para se obter esse destaque na internet, tudo devidamente registrado pelo citado marketing digital.

Função que pode trabalhar ao lado de outras aplicações de mercado, como o marketing de conteúdo, que opera a partir do desenvolvimento e divulgação de conteúdos diversos que atraiam a atenção de um público, facilitando assim o alcance a possíveis clientes.

Mas além dessas táticas mais modernas, o marketing também possui um certo destaque em relação à gestão de negócios vistos como tradicionais, tal como uma empresa de aluguel de empilhadeira, cujos serviços estão voltados ao mercado industrial.

Sendo possível trabalhar, por exemplo, com o marketing verde, que permite a um negócio adotar práticas sustentáveis em seu serviço, alcançando assim uma atenção diferenciada por parte do seu público desejado, ampliando dessa forma possíveis ações dessa empresa.

Contudo, nem todas as ações de marketing estão direcionadas somente ao público externo, como clientes e parceiros comerciais, sendo possível também trabalhar com a aplicação de estratégias voltadas especificamente a gestão da sua audiência interna.

Os funcionários de uma empresa merecem ser vistos com a mesma importância do que a sua audiência externa, tanto que existe um setor do marketing voltado justamente a lidar com isso.

Qual a especialidade do endomarketing?

Dentro das especificidades de uma estratégia de marketing, é importante destacar o endomarketing, um conjunto de ações voltada a estabelecer uma melhor relação com o time de funcionários de um negócio para assim obter a melhor performance dessa equipe.

Até porque é através do desempenho desse time interno que será construída a relação com os clientes a serem abordados por uma empresa, sendo importante então primeiro dar atenção ao que busca essa audiência interna, para depois falar ao público externo.

E da mesma forma em que existem diversas estratégias de marketing desenvolvidas para que seja possível estabelecer uma relação com os seus clientes, existe também uma tática criada justamente para que seja possível trabalhar com o elo junto aos seus funcionários.

Prática essa que pode ser abordada pelos mais variados tipos de empreendimentos, desde um negócio pequeno, como um mercado de bairro, com menos de funcionários, até uma grande empresa que presta serviços de assistência técnica de encoder e outros itens.

O único diferencial está no nível de complexidade que cerca um planejamento de endomarketing, já que em relação a uma companhia de médio ou grande porte é preciso lidar com um número maior de colaboradores, sendo preciso acompanhar tal número.

Tratando-se de uma estratégia que deve acompanhar a diversidade de perfis possíveis de se encontrar dentro de um empreendimento, destacando-se até mesmo a variedade de setores dentro de uma companhia, cada com suas próprias demandas e características.

Pois da mesma forma que a equipe técnica de uma empresa de montagem mecânica industrial precisa ter acesso a melhores ferramentas para que seja possível garantir a montagem correta de um equipamento, os profissionais do escritório lidam com outros itens.

Sendo necessário para essa empresa ter uma boa linha de computadores, junto do acesso a diferentes programas digitais que podem ser úteis para a execução de diferentes tarefas e análises a serem realizadas em tal negócio, até mesmo para se comunicar com o público.

E de fato, trabalhar o endomarketing de uma companhia pode abrir acesso a diferentes benefícios, entre eles:

  • - Maior empenho da equipe;
  • - Clima organizacional de qualidade;
  • - Crescimento nas vendas;
  • - Acesso a melhores oportunidades de negócio.

Uma ampla frente de possibilidades que a longo prazo podem até mesmo ajudar uma companhia a alcançar uma melhor posição no mercado, tudo tendo início na forma em que tal negócio resolve por dar atenção ao seu grupo de funcionários.

Reconhecendo o valor desses profissionais para a gestão de um negócio, tornando possível a contratação até mesmo de serviços terceiros, como uma assessoria contábil para abertura de empresa, para oferecer o melhor auxílio possível a essa equipe profissional.

Permitindo com que eles possam se destacar em suas funções, aumentando dessa forma a performance de um negócio, que consegue até mesmo se relacionar melhor com o seu público de clientes.

E para se ter acesso a toda essa situação benéfica a um negócio, é importante então saber como trabalhar corretamente com o endomarketing.

Formas de trabalhar o endomarketing em um negócio

Enquanto é fácil encontrar no mercado por conselhos sobre como melhor lidar com os seus clientes, quando o assunto é direcionado a sua audiência interna, o tema colaboradores acaba por não receber a sua devida atenção.

Um erro diante dos diversos benefícios que o endomarketing pode trazer para um empreendimento, conforme citado anteriormente. E para que seja possível ter acesso a tais vantagens, é importante saber como trabalhar com esse conceito, usando de ações como:

Rede de comunicação interna

Da mesma forma em que uma companhia deve saber como comunicar-se com seus clientes, tal diálogo também deve ser estabelecido com o seu time profissional, apostando inclusive no uso de canais particulares que facilitam essa comunicação.

Entre essas opções é possível destacar:

  • - Grupos em redes sociais;
  • - Disparo de e-mails;
  • - Quadro de mensagens;
  • - Aplicativo profissional.

Opções que podem ser adotadas pelo setor de administração de construção civil até mesmo para que seja possível estabelecer uma melhor comunicação com todos os segmentos presentes em uma empresa da área, facilitando a discussão de novos projetos.

Disposição de ferramentas

Outro ponto importante a ser discutido pelo endomarketing são as expectativas de uma empresa em relação aos seus colaboradores. Por mais que seja esperado o alcance de certos resultados, é importante também reconhecer a situação de trabalho desse time.

Ou seja, existe pouco valor em exigir certo desempenho se a própria companhia não oferece as ferramentas necessárias para que esse funcionário execute suas funções em uma empresa.

O que engloba computadores para o escritório ou até mesmo materiais físicos próprios para se atuar em uma obra, cabendo a uma empresa de construção de casas providenciar ambos os equipamentos citados para que seus funcionários possam trabalhar.

Acesso a capacitação

Além do acesso às ferramentas de trabalho, é importante para uma empresa trabalhar também buscando oferecer a melhor capacitação possível da sua equipe de colaboradores, de forma até mesmo a melhor a performance profissional desses funcionários.

Sendo recomendo a oferta de cursos e palestras que possam melhor qualificar esse time para as suas atividades, além de motivá-los para o cumprimento de todas as suas responsabilidades junto à sua área de trabalho.

Benefícios diversos

Reconhecer o empenho dessa equipe é essencial, até mesmo para que tal performance positiva possa ser repetida frequentemente dentro de um negócio. De frente a isso, é válido considerar a oferta de variados benefícios para quem se destaque, como:

  • - Viagens;
  • - Bônus financeiro;
  • - Brindes;
  • - Bolsas de estudo.

Mas nem sempre tais benefícios precisam estar atrelados à uma meta a ser alcançada, já que a oferta de benefícios como um auxílio creche ou academia também pode estimular o destaque do seu time de forma geral, alcançando uma melhor performance profissional.

Plano de carreira

Por último, é importante que, ao ser contratado por uma empresa de descontaminação de solo, um profissional se sinta motivado a mostrar suas melhores qualidades, visando a oportunidade disponível de crescer na carreira conforme a presença de um plano claro.

Sendo algo que faz parte da análise realizada pelo selo Great Place to Work, um índice desenvolvido no mercado para reconhecer as empresas que são taxadas como os melhores locais para se trabalhar.

Lista cujo destaque acaba sendo garantido justamente para as empresas que aplicam o endomarketing aos seus negócios internos, sendo possível citar exemplos como a Magazine Luiza, Vivo e Ambev.

Empresas de renome no mercado graças ao destaque reconhecido pelos clientes e funcionários, uma relação que também está disponível aos seus negócios, sendo preciso somente saber como trabalhar melhor o seu endomarketing.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Quer se manter atualizado e receber os nossos conteúdos? Inscreva-se aqui!