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Realizar uma boa análise competitiva é essencial para que a sua marca tenha uma ideia sobre tudo o que acontece dentro do mercado e em seu segmento com o objetivo de trazer inovações e mudanças para o seu público.
Muitas pessoas ainda acham que esse tipo de análise não é válida para o negócio, pois acaba fazendo com que as empresas se rompem ou até mesmo copiem estratégias umas das outras, mas isso é um grande equívoco.
Quando uma empresa de gestão de frota de veículos leves, por exemplo, decide fazer uma análise competitiva, ela faz isso justamente preocupada em melhorar os seus processos e resultados, visando uma experiência cada vez melhor para seus clientes.
Não é novidade para ninguém que o mercado tem mudado em uma velocidade até mesmo assustadora, a todo momento existe alguma novidade e mudança, independente de qual seja o segmento.
Com isso, seus concorrentes aproveitam o cenário para inovar e pensar em coisas diferentes para atrair mais clientes, e se a sua marca não aprender a realizar a análise competitiva, pode ficar para trás e perder muito com isso.
Por isso, a análise competitiva está longe de ser algo ruim para o seu negócio, muito pelo contrário, ela será o divisor de águas que te ajudará a saber o que é melhor ou não fazer dentro da sua empresa.
Seja o seu negócio uma agência de eventos corporativos SP ou até mesmo uma loja de acessórios, sempre existirão concorrentes, e saber disso mostra que ter uma boa análise competitiva é fundamental para se sobressair no mercado.
Sendo assim, hoje você aprenderá tudo sobre a análise competitiva, desde o seu conceito até as vantagens e dicas para te ajudar a realizá-la da maneira correta e simples, ajudando e muito o seu negócio.
Vivemos em um cenário onde o mercado está repleto de novas e velhas empresas, existem milhões e milhões de marcas dos mais diversos segmentos espalhadas pelo Brasil e pelo mundo, dispostas a fazer sucesso e ganhar mais clientes.
Por exemplo, pare e pense em algumas marcas de roupas, provavelmente você terá pensado em, pelo menos, três marcas diferentes. Isso prova que, independente do segmento, existe uma variedade de empresas brigando entre si para conquistar um cliente.
Por isso, uma marca que vende sacolas simples para festas nunca conseguirá os mesmos resultados positivos de uma marca que vende sacolas personalizadas para eventos, pois a experiência oferecida pela segunda empresa será mais completa.
Pensando nisso, a análise competitiva pode ser entendida como a ação de verificar e analisar o mercado no qual a sua empresa se encontra e, principalmente, os seus concorrentes diretos.
E quando falamos do processo de análise, ele envolve a verificação dos mais diversos fatores que compõem uma empresa, como:
Esses são alguns dos pontos essenciais e que fazem toda a diferença na construção de uma marca de sucesso no mercado e que atrai cada vez mais clientes, por isso, essa análise não serve para você pensar que a sua marca é ruim, longe disso.
Quando uma produtora de vídeo comercial, por exemplo, realiza uma análise competitiva, ela aprende com os seus concorrentes o que eles têm de diferente e o que vale a pena ser implementado na sua própria marca.
E é a partir desse pensamento que surge a importância da análise competitiva, que muito mais do que um processo voltado para a comparação com os concorrentes, auxilia na mudança coerente e significativa de processos e estratégias dentro da sua empresa.
Vamos imaginar que você tenha uma loja de acessórios para pets e o seu concorrente direto realizou uma estratégia de lançamento péssima, com a análise competitiva, você consegue analisar esse cenário e já saber de antemão que essa é uma estratégia que não vale a pena o investimento.
Sendo assim, a análise competitiva ainda te ajuda a se livrar de grandes problemas que poderiam trazer prejuízo para a sua marca, ela possui mais para oferecer do que para tirar da sua marca.
Seja a sua marca uma produtora de capachos personalizados de porta ou até mesmo um comércio de utensílios domésticos, a análise competitiva traz inúmeras vantagens para a sua empresa.
A primeira delas é a diminuição de custos e riscos de prejuízo, pois a análise permite que você saiba tudo o que já deu errado dentro do mercado e, assim, evitar cometer os mesmos erros e dar os mesmos passos dentro do seu negócio.
Ela ainda oferece uma ampla visão de mercado, permitindo que você saiba tudo o que acontece dentro do seu segmento e não apenas com os seus concorrentes, o que também te ajuda a ter novas ideias para melhorar e aumentar seus resultados.
O processo ainda auxilia na captação de novos clientes, pois sabendo o que mais tem de novo no mercado, será ainda mais simples traçar estratégias que chamem a atenção do seu público-alvo.
Vale a pena ressaltar que as vantagens abraçam os mais diversos tipos de negócios, desde uma rede de empresas fabricantes de painéis elétricos até mesmo uma escola particular em tempo integral.
As vantagens da análise competitiva podem vir a longo prazo, mas elas são garantidas para as marcas que entendem a sua importância e o poder de influência que ela possui para todas as marcas de um segmento.
Fazer uma boa análise competitiva está longe de ser um bicho de sete cabeças quando você conta com dicas simples e práticas para começar esse processo dentro da sua marca.
Por isso, selecionamos algumas das principais dicas para te ajudar a realizar uma boa análise competitiva dentro da sua empresa e ver com seus próprios olhos a importância desse processo. Confira:
O público-alvo, seja de uma empresa de restauração de fachadas ou até mesmo de uma clínica odontológica, nada mais é do que o grupo de pessoas que possuem o perfil de cliente ideal para comprar o seu produto ou serviço.
Toda empresa precisa ter o seu público-alvo bem definido antes de qualquer coisa, afinal de contas, tudo o que você decidir fazer dentro do negócio será voltado para eles, com a expectativa de que eles comprem o seu produto ou serviço.
Sendo assim, o primeiro passo na análise competitiva é conhecer muito bem o seu público alvo, pois só assim você saberá o que, em meio a tanta informação dentro do mercado, agrada ou desagrada o seu público.
Por mais óbvio que possa parecer, analisar os seus concorrentes vai muito além de apenas dar uma olhada nos resultados dele ou na média de satisfação de seus clientes, existe uma série de fatores que precisam da sua atenção.
Por exemplo, para uma marca de prestação de serviços de instalações elétricas, ao fazer uma boa análise de seus concorrentes, é necessário verificar o tempo, o tamanho da empresa, o investimento em produção e o valor médio do produto ou serviço.
Esses e diversos outros fatores são essenciais para que uma empresa exista no mercado, por isso, analisar seus concorrentes é essencial dentro deste processo, mas trata-se de uma análise minuciosa e bem detalhada sobre tudo o que envolve a marca.
Por mais que você ache que a sua empresa está dentro de um mercado saturado e com muitas marcas já fazendo ou vendendo o que você possui, há sempre um diferencial que pode fazer a sua empresa se destacar das demais.
Por exemplo, uma marca que vende camisetas baseadas no signo de cada cliente já pode se sobressair de uma empresa que vende apenas camisetas coloridas, pois esse será o seu diferencial.
Sendo assim, pense ou crie o diferencial da sua marca, nunca é tarde para isso, e a análise competitiva pode até mesmo te ajudar a ver o que já existe no mercado e até mesmo buscar inspirações para trazer algo diferente para a sua empresa.
Para finalizar, selecionamos duas marcas de segmentos bem diferentes, mas que souberam aplicar o conceito da análise competitiva da maneira certa e obtiveram grande sucesso em seus resultados. Confira:
A empresa de fast food é concorrente direta da grande franquia do McDonald 's, e não se deixou abalar pelos anos e pela grande influência de seus concorrentes, não é à toa que suas estratégias de marketing sempre chamam mais a atenção.
O BK, como ficou conhecido, soube analisar bem o mercado em que estava e seus principais concorrentes, estudaram o público-alvo e souberam desenvolver estratégias que hoje, fazem dele uma das maiores redes de fast food no mundo em tão pouco tempo.
Uma das maiores marcas de empresas de venda no Brasil construiu comerciais que provocaram diretamente seus concorrentes, como Magazine Luiza e Marabraz na última Black Friday.
O resultado não foi surpresa para ninguém, a empresa faturou milhões durante a semana de promoções e alavancou seus resultados simplesmente por terem feito uma boa análise competitiva e ter usado os resultados ao seu favor.
Com as dicas apresentadas aqui, você conseguirá realizar uma boa análise competitiva e aplicar o seu conceito na criação de campanhas, estratégias e inovações não apenas para sair à frente de seus concorrentes, mas para entregar uma experiência única aos seus clientes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.