Entenda como funciona o marketing B2P e como aplicar nos negócios

Considerando que a transformação digital vem mudando vários aspectos, principalmente a forma que o consumidor se comporta, o marketing B2C e B2B estão cada vez mais perdendo espaço para o marketing B2P.

Ok, mas quais impactos isso pode gerar para o seu negócio nos próximos anos? É simples, independentemente de sua empresa se encaixar na categoria B2B, B2C ou B2B2C, o foco das suas estratégias e processos deverá ser sempre Business to People.

Para que você possa entender melhor, é extremamente importante entender o que é o marketing B2P e como ele funciona.

Na prática, podemos dizer que o marketing B2P atua como uma espécie de plano de aproveitamento econômico, reunindo os principais aspectos para tornar um negócio ainda mais rentável do que ele realmente é.

Nesse processo, envolve-se principalmente esforços para que a empresa continue gerando lucratividade e, sobretudo, consiga construir o seu reconhecimento no mercado em que atua.

Vale pontuar que dentro do atual cenário existente entre as empresas e o nível de competitividade presente, adotar estratégias diferentes acaba se tornando um negócio especial.

Ou seja, uma loja especializada em vender caixa d’água fibra de vidro 5000 litros que já está apta em adotar estratégias de marketing consequentemente será bem-vista pelos consumidores.

Neste artigo, vamos reunir todas as informações necessárias para você começar a aplicar esse conceito no seu negócio. Confira:

O que é o marketing B2P?

Como a grande maioria das pessoas que trabalham com marketing já sabem, um dos componentes mais importantes é entender o público para só então decidir qual a melhor estratégia para aplicar nos consumidores.

As diferenças em torno de cada buyer persona geralmente exigem que as equipes de marketing façam um planejamento de estratégias de alcance, mas de maneiras distintas. Por sua vez, o marketing B2P se caracteriza por:

- Aumentar o valor da marca no mercado;

- Melhorar a saúde dos negócios;

- Promover uma lucratividade maior;

- Reforçar a reputação da empresa.

Por outro lado, no marketing B2B sempre foi possível observar o uso de apresentações detalhadas e analíticas, envolvendo propostas de valor e retorno sobre o investimento.

Dessa forma, muitas organizações acabam esquecendo que não são as empresas que tomam as decisões de compras finais, mas sim as pessoas que são responsáveis por isso.

Ou seja, a partir do momento que uma empresa que trabalha com porta pallets push back sabe que a decisão final vem do consumidor, e não dela, o relacionamento entre ambos tende a percorrer um caminho mais tranquilo, favorecendo o fechamento do negócio.

De acordo com o Marketing-Schools.org, o marketing B2P aborda seus clientes empresariais não apenas com a visão de meras organizações, mas sim como pessoas individuais que possuem desejos, expectativas e gostos exclusivos.

Como o B2P é aplicado em diferentes perfis?

Diante de tantas facilidades que podem ser encontradas nos dias de hoje, até mesmo a distância entre a casa e um escritório se tornam tênues.

Tudo isso é decorrente da tecnologia, que por sua vez consegue até informar usuários comuns sobre as principais informações relacionadas a uma análise de risco nr12, ou seja, a informação está apenas em um clique.

Atualmente, profissionais dos mais variados setores têm acesso a redes de mídia social quase 24 horas por dia. Consequentemente, isso dá aberturas para que esses profissionais interajam com sua empresa a qualquer momento por meio de telefones, laptops e tablets.

É diante desse contexto que notamos como o marketing B2P se torna tão útil no atual cenário global, de modo até que muitas organizações não apliquem mais a distinção B2B/B2C, adotando apenas uma abordagem única de B2P.

Abaixo, mostraremos como o marketing B2P pode ser aplicado nos negócios de hoje. Confira:

Marketing B2P no lugar do B2B

Mesmo que as decisões de negócios possam ser tomadas de forma diferente das decisões de compra individuais, ambas são realizadas através de pessoas.

Isso acontece da mesma forma que no fechamento de negócios de uma quantidade de piso de bambu, afinal, a decisão final é tomada por uma pessoa, que é o cliente.

A emoção e o relacionamento pessoal podem influenciar cada vez mais as decisões pessoais e comerciais das pessoas.

Dessa forma, uma empresa que aplica o B2P irá fazer um contato pessoal com os tomadores de decisão de uma empresa, descobrindo o que os motiva, quais os valores envolvidos, as visões que eles possuem, além de entender as necessidades de seus clientes.

Marketing B2P no lugar do B2C

Uma das consequência da segmentação de consumidores é a criação de agrupamentos plausíveis de clientes, contudo é possível aplicar dados para criar categorias ainda mais exclusivas.

A internet, por exemplo, proporciona a liberdade necessária para que as pessoas possam procurar as informações de que precisam de acordo com os critérios que são altamente personalizados.

Por sua vez, o marketing B2P leva isso em consideração ao implementar sites específicos, antecipando dúvidas que eventualmente podem surgir para os clientes em relação aos produtos e criando opções para aqueles possam disponibilizar seu feedback para as empresas.

Para que você possa entender melhor, podemos usar os sites que têm a opção de chatbot. Qualquer cliente que usa essa opção não precisa ser convencido a se interessar por um determinado produto. Na verdade, o interesse já deve existir, ele apenas quer saber mais.

Portanto, o marketing B2P considera a questão “o que o cliente está procurando”, e não aquela tradicional colocação: “como posso convencer o cliente a comprar”.

Trata-se de um olhar mais minucioso, capaz até mesmo de aumentar o volume de vendas de uma empresa especializada em fornecimento de equipamento hidráulico, por exemplo.

Como aplicar o marketing B2P?

Diante de tantas mudanças que a sociedade e o ambiente corporativo vêm enfrentando nos últimos anos, consequentemente a maneira que os negócios são feitos hoje também vêm mudando.

Inicialmente, adaptar sua empresa para este novo momento no universo empresarial pode, em partes, parecer uma tarefa difícil. Contudo, com as dicas que iremos apresentar abaixo, a tendência é que o processo fique um pouco fácil de ser feito. Confira:

1. Adote um discurso novo e autêntico

Sendo bem direto, a primeira coisa que você precisa fazer é sair daquele discurso tradicional. Adotar um discurso novo e autêntico é um aspecto necessário até mesmo para gerar valor para um projeto de cftv para condomínio ou qualquer outro tipo de projeto.

Crie um discurso novo e autêntico, fuja do “sempre foi assim e sempre deu certo”, e ainda estude bem as características dos seus clientes, leads, parceiros de negócio e colegas de mercado.

Você precisa se concentrar nas pessoas em vez de seus papéis ou nas imagens anteriores do que representavam.

Isso significa que, mesmo que as pessoas pesquisem por termos como “hidrossemeadura preço m2” e tenham noção do tipo de serviço que é prestado, o seu negócio precisa, sobretudo, oferecer o diferente e funcional ao cliente.

2. Traga soluções para os seus clientes

Um dos aspectos mais perceptíveis atualmente é o fato das pessoas desejarem conexões efetivas e verdadeiras, o que faz deste o momento certo para a criação do conteúdo técnico que pode fazer a diferença para o seu público.

Você precisa reservar um tempo para entender o que é necessário naquele momento para os seus leads e clientes, e ao mesmo tempo, ajude a trazer soluções para esses problemas e os desafios que estão sendo enfrentados.

Trata-se de um processo que você precisa descobrir o que estas pessoas desejam de você, de seus produtos e de sua empresa.

Procure manter uma conversa coerente com eles. Faça perguntas, ouça as respostas e tudo o que eles têm para dizer, só assim será possível conceber estratégias que possam atender aos desafios específicos que as pessoas estão enfrentando.

3. Entregue mais

É bem provável que alguns de seus leads e clientes também não estejam fechando negócio neste momento.

Quando se trata de marketing B2P, também estamos falando sobre aproveitar este momento e tratá-lo como uma oportunidade de investir em seus relacionamentos, direcionando o foco para a construção de valor.

Esse processo vai desde a oferta de conselhos sobre como enfrentar este momento por meio de artigos no blog e e-books, a demonstrar empatia quando o filho de seu interlocutor aparece em meio a uma reunião online, onde a pauta principal é sobre negócios.

4. Seja real

Por fim, você precisa ser real. Por vários anos, o ambiente corporativo conviveu com políticas agressivas de produtividade e competitividade, e isso é o tipo de coisa que não possui mais espaço para a realidade em que vivemos atualmente.

Sua empresa deve se posicionar no mercado como uma fornecedora de ajuda, utilidade, valor e conexão com as pessoas, oferecendo a elas algo que possa ser de valor.

Trata-se de um momento para concentrar sua comunicação e energia em pessoas reais, de modo que ela possa sobreviver a todas as mudanças decorrentes da transformação digital.

Em outras palavras, estamos falando de pessoas que precisam de suporte e que futuramente possam fechar algum negócio com você.

Para te provar que essa tática é efetiva, podemos citar algumas empresas de diversos ramos que tiveram sucesso com essa prática, como é o caso das marcas:

- Nubank;

- Perdigão;

- Banco Pan;

- Havaianas;

- Qualy;

- Movida.

A sua empresa pode ser a próxima da lista de cases de sucesso se começar a implementar agora o marketing B2P.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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