Entenda o funil de vendas em Y e como aplicar no seu negócio

O funil de vendas em Y é uma estratégia que abrange dois conceitos importantíssimos do marketing digital e ainda traz resultados surpreendentes para diversos negócios dentro do mercado.

Após o surgimento do marketing digital e suas estratégias, tornou-se ainda mais simples aumentar os resultados de uma empresa e garantir uma maior e melhor relevância dentro do aspecto online e, consequentemente, também no universo físico.

Dentre tantas estratégias que existem dentro deste meio, o inbound e o outbound marketing se tornaram destaques por trazerem ótimos resultados e através de ferramentas acessíveis tanto para os empresários quanto para os usuários.

Uma empresa construção e reforma, por exemplo, sabe que estratégias como essas são essenciais para trazer ótimos resultados, e como se isso não fosse o bastante, elas ainda se uniram ao conceito do funil de vendas que também é fundamental para os negócios.

O funil de vendas representa um conceito do marketing digital que divide os usuários em três estágios, ou seja, que o acompanha desde o primeiro contato com a marca até a decisão de compra.

Tanto o funil de vendas quanto as estratégias de inbound e outbound marketing trouxeram incríveis resultados para diversas empresas do mercado e se uniram na inovação do funil de vendas em Y.

Seja uma empresa de lavagem de persianas ou até mesmo um escritório de advocacia, o funil de vendas em Y serve para todo e qualquer tipo de negócio que deseja aumentar seus resultados através de uma estratégia eficaz, simples e objetiva.

Por isso, hoje você conhecerá a fundo o conceito do funil de vendas em Y, assim como seus principais benefícios e a importância dele para garantir que a sua marca cresça de maneira exponencial.

Entenda o que é o funil de vendas em Y

Vamos começar entendendo o que é o funil de vendas em Y. Como explicamos no início, o funil de vendas é um conceito que divide os usuários em três estágios, que basicamente são: o conhecimento, a conversão e a venda.

O conhecimento é quando ele conhece a marca e o que ela oferece, a conversão é quando ele sai do papel de um simples usuário e começa a se interessar pelo produto ou serviço da empresa e finalmente chega na venda, que é quando ele definitivamente faz a sua compra.

Entretanto, a maioria das empresas acaba utilizando apenas uma estratégia dentro do funil de vendas, algumas traziam ótimos resultados mas outras traziam os prejuízos para a marca, por isso se iniciou a criação de uma ideia brilhante.

Para que uma marca que presta um serviço de transporte de veículos, por exemplo, consiga alcançar mais resultados dentro deste conceito, era preciso contar com mais de uma estratégia para isso.

Sendo assim, o inbound e o outbound marketing se uniram e criaram o funil de vendas em Y. Essas duas estratégias de marketing já eram e ainda são muito renomadas, e vamos explicar mais sobre elas agora mesmo.

Inbound marketing

O inbound marketing é uma estratégia voltada para a divulgação orgânica de uma marca através da produção de conteúdos internos, ou seja, textos para blogs ou até mesmo materiais para as redes sociais.

A estratégia se destaca justamente pela economia que traz e também pelos ótimos resultados, pois consegue captar um bom número de clientes para marcas que investem na boa produção de conteúdo.

Outbound marketing

Já o outbound marketing é uma estratégia que foca na divulgação externa da marca, ou seja, se preocupa em levar o produto ou serviço para as pessoas através de anúncios nas redes sociais e até mesmo na televisão ou rádio.

Se uma empresa de portaria terceirizada deseja aumentar os seus resultados, ela investe em ações e campanhas de divulgação que trarão novos clientes para ela, e assim seu faturamento aumentará.

Sendo assim, essas duas estratégias servem como caminho para captar e converter clientes, levando-os à decisão de compra, é justamente por isso que o conceito leva a letra Y em seu nome.

Isso porque as duas pontas de cima, uma apontando para cada lado, dizem respeito às duas estratégias diferentes usadas neste conceito e que levam para um único caminho, a venda do produto ou serviço da marca.

Benefícios do funil de vendas em Y

E o funil de vendas em Y já trouxe e traz cada vez mais benefícios para as marcas que resolvem aplicá-lo em seu negócio. Conheça abaixo alguns deles, que podem mudar por completo o seu planejamento:

Integração de processos

Quando uma empresa de prestação de serviços de instalações elétricas conta com diversos processos, torna-se quase impossível dar conta de tudo. Felizmente o funil de vendas em Y consegue integrar processos relacionados à venda e divulgação da marca.

Isso porque, como ele trabalha com suas estratégias, é possível unir as duas, por mais diferentes que sejam, e auxiliar a equipe com a integração de processos e informações utilizados em ambas as estratégias e que trará mais otimização para a empresa.

Maior desempenho da equipe

Em paralelo ao benefício anterior, o funil de vendas em Y ainda auxilia no maior desempenho da equipe, ou seja, seus funcionários se sentirão bem mais motivados e organizados para lidar com os resultados de sua estratégia.

Como esse conceito trabalha com duas vertentes de captação e conversão de clientes, sua equipe conseguirá de dividir de maneira eficiente para cuidar de todas as etapas do processo, o que gera um desempenho ainda maior.

Melhor aproveitamento de base

E como se não fosse o bastante, essa estratégia ainda traz um melhor aproveitamento da base de clientes da marca, que podem ser reativados a qualquer momento e até mesmo em períodos delicados para a empresa.

Uma empresa de consultoria ambiental, por exemplo, consegue aproveitar sua base de clientes do funil de vendas em Y para levá-los a comprarem outro produtos/serviços ou até mesmo contatá-los em algum momento propício.

Esses são apenas alguns dos diversos benefícios do funil de vendas em Y que pode mudar por completo não apenas os resultados mas todo o planejamento e comunicação interna da sua empresa.

Dicas para aplicar o funil de vendas em Y

E para te ajudar ainda mais nesse processo, selecionamos algumas dicas simples, mas essenciais para quem deseja aplicar o conceito do funil de vendas em Y em seu negócio. Confira:

Tenha um time qualificado

Contar com um time que entenda bem sobre o assunto é essencial para que você se sinta tranquilo por saber que conta com profissionais que sabem sobre aquilo e acharam sempre as melhores soluções para os mais diversos tipos de problemas que poderão surgir.

Por isso, contrate pessoas que já entendem sobre marketing digital, vendas, comportamento do consumidor e até mesmo sobre estratégias de divulgação, isso será essencial para o futuro da sua marca, acredite.

Conte com sistemas

Hoje, para que uma empresa de reforma de fachada, por exemplo, mantenha uma boa organização de seus processos e informações, é preciso contar com sistemas que auxiliem nisso.

Sendo assim, conte com plataformas de CRM ou qualquer plataforma de vendas que te ajude a ter um melhor e maior controle sobre todos os dados de seus possíveis clientes. No mercado existe uma variedade de opções que podem te ajudar.

Conheça seu público-alvo

O público-alvo de um negócio nada mais é do que a definição do grupo de pessoas que possuem as características de clientes ideais para consumir o seu produto ou serviço, sendo assim, é importantíssimo conhecê-lo bem.

Isso porque, dessa maneira, você saberá exatamente para quem está comunicando e para quem a sua marca é destinada, o que serve como um norte para a definição de suas próximas estratégias e decisões.

Essas são apenas algumas das principais dicas que já podem te ajudar a aplicar o conceito do funil de vendas em Y no seu negócio e obter ótimos resultados tanto interna quanto externamente.

Cases de sucesso do funil de vendas em Y

E assim como uma empresa de assistência técnica de redutores possui seus cases de sucesso, não seria diferente dentro do conceito de funil de vendas em Y.

Por isso, selecionamos uma lista com algumas empresas e marcas que apostaram nessa estratégia e obtiveram ótimos resultados, confira:

  • - Casas Bahia;
  • - Marabraz;
  • - Ruby Rose;
  • - Nike;
  • - Apple;
  • - Ray Ban. 

São inúmeros os negócios que investiram no funil de vendas em Y e obtiveram ótimos resultados, e a sua marca pode ser a próxima a entrar nessa lista e conhecer a diferença que esse conceito traz.

Dessa maneira, captar e conquistar novos clientes não será uma tarefa tão difícil como se pensa, pois contando com o conceito e a estratégia correta, o processo se torna mais simples, prático e até mesmo divertido, tanto para você quanto para seus clientes.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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