Entenda qual a importância do atendimento humanizado

Na posição de empreendedor ou cliente, você deve saber muito bem a importância de um atendimento humanizado quando se deseja adquirir o produto ou serviços de alguma marca, não é mesmo?

Com o passar do tempo, as pessoas começaram se negar a receber um atendimento que não se preocupa em esclarecer suas dúvidas ou solucionar os seus problemas, e quem sai perdendo, no fim das contas, são as empresas que não se adaptaram a isso.

Uma pessoa que busca por uma gestão de patrimonio familiar deseja encontrar uma pessoa que a atenda de maneira simpática e educada, entenda o seu problema e demonstre esforço para tentar ajudá-la no que for possível.

A maioria das pessoas estavam acostumadas a receber aquele atendimento padrão que, na maioria das vezes, era até mesmo realizado por um robô, e que quase sempre nos deixava com dúvidas ou estressados com a ineficiência do atendimento.

E foi justamente a partir deste tipo de problema que começou a nascer o conceito do atendimento humanizado, um tema que tem sido cada vez mais estudado pelas empresas e gerado ótimos resultados tanto para os negócios quanto para os clientes.

O atendimento humanizado pode ser entendido como um estilo de atendimento que se preocupa em ouvir o cliente e realmente ajudá-lo da maneira que conseguir, e não deixar apenas uma inteligência artificial ou respostas automáticas o auxiliarem nesse processo.

Em algum momento você já deve ter lido ou ouvido falar sobre a importância de humanizar a sua marca, seja através do envio de brindes personalizados bloco de anotações junto ao produto ou serviço adquirido ou ao ter um relacionamento mais próximo do cliente.

Entretanto, o atendimento humanizado também entrou para essa lista e se tornou uma área que vem chamando a atenção dos empresários para que seu método seja reestruturado e os clientes se sintam mais acolhidos e abraçados pelas marcas.

Sabemos que quando o assunto é atendimento ao cliente, muitos possuem até mesmo traumas relacionados a isso, porque realmente não se trata de uma área fácil, mas a humanização desse processo tem trazido ótimos benefícios para ambos os lados.

Sendo assim, entendemos que o atendimento humanizado é aquele que se preocupa em ouvir o cliente e construir uma relação harmoniosa com ele, ajudando a resolver os seus problemas e esclarecer as suas dúvidas da melhor forma possível.

E vale ressaltar que esse atendimento serve tanto para empresas que vendem algum produto físico quanto para as marcas que trabalham com prestação de serviços de instalações elétricas, por exemplo.

Afinal de contas, independente de qual seja o seu negócio, é sempre importante lembrarmos que ele foi criado e é voltado para pessoas, ou seja, elas são a base de tudo e precisam do melhor suporte do mercado.

Por isso, a seguir você irá encontrar as vantagens de aderir ao atendimento humanizado na sua empresa e dicas práticas para começar a implementar esse conceito tão importante e que fará toda a diferença na dinâmica do seu negócio.

Vantagens do atendimento humanizado

O atendimento humanizado traz diversos benefícios para as empresas que decidirem implementá-lo, e para te provar isso, selecionamos apenas alguns dos mais visíveis no mercado. Confira:

Aumenta a confiança e credibilidade

Seja a sua empresa uma prestadora de limpeza comercial ou uma marca que venda roupas infantis, quando o seu atendimento é humanizado e ajuda o cliente, a confiança e credibilidade do seu negócio aumentam de maneira inimaginável.

Isso porque você entrega ao cliente o que ele precisava e ainda mais, pois além de esclarecer duas possíveis dúvidas ou solucionar seus problemas, ainda se preocupa em saber se pode ajudá-lo em algo mais além do que já foi feito.

Com o aumento da confiança e credibilidade desse cliente perante sua marca, as chances dele recomendá-la para outras pessoas ou consumir novamente de você são ainda maiores.

Melhora a imagem da empresa

A imagem de uma empresa dentro do mercado é extremamente importante para que ela obtenha boas avaliações não apenas por parte dos clientes, mas também dos fornecedores, parceiros e até mesmo dos concorrentes de mercado.

Uma equipe de topografia, por exemplo, que oferece um atendimento humanizado e prova ao seu cliente que está ali para ajudá-lo, com certeza terá uma imagem muito melhor dentro do mercado, o que consequentemente atrai ainda mais clientes.

Estamos em uma era onde a opinião pública é de extrema importância para alavancar ou acabar com os resultados de uma marca, contar com um bom atendimento humanizado só trará benefícios quando o tópico for a melhora de sua imagem no mercado.

Aumento dos lucros

Um empreendedor que entende a importância de cada real que entra e sai do caixa da empresa sabe muito bem que aumentar os lucros são sempre métricas bem-vindas e que animam qualquer empresário.

Por isso, contar com um atendimento humanizado auxilia até mesmo neste aumento, isso porque o cliente se sentirá bem mais confortável para consumir da sua marca e indicá-la para outras pessoas.

Uma pessoa que busca por comprar projetor e encontra a sua empresa que presta um atendimento solícito e disposto a ajudá-la, com certeza se sentirá no lugar certo para adquirir não só um, mas até mesmo diversos dos seus produtos ou serviços.

Essas são apenas algumas das milhares de vantagens que o atendimento humanizado traz para o seu negócio, provando mais uma vez que o investimento em sua implementação é mais do que uma estratégia, mas uma forma de inovar sua marca.

Como oferecer um atendimento humanizado?

Até aqui tudo pode parecer simples, mas quando partimos para a prática, muitos se sentem perdidos e não sabem por onde começar e o que fazer para humanizar o seu atendimento, seja em uma empresa de funcionários terceirizados ou até mesmo em um pequeno comércio.

Mas não se preocupe, também selecionamos algumas dicas para te ajudar nesse processo, confira logo abaixo:

Realize uma análise da experiência do cliente

O primeiro passo é realizar uma análise de toda a experiência do cliente quando o assunto é um atendimento com a sua empresa. Pense em todos os passos que ele precisa realizar para isso e qual a qualidade desse atendimento.

A partir dessa análise, torna-se ainda mais simples saber o que precisa ser mudado no processo de atendimento da sua marca e o que fazer para que ele seja cada vez mais humanizado e focado no suporte ao cliente.

Afinal de contas, a melhor maneira de corrigir problemas e realizar mudanças é fazendo uma análise de tudo o que foi feito até aqui para saber exatamente onde mexer e o que manter.

Selecione bons profissionais

Como estamos falando de um atendimento humanizado, que ajuda os clientes a terem um relacionamento melhor com a sua marca, nada melhor do que ter essa comunicação com uma outra pessoa que entenda quem está do outro lado.

Por mais que as inteligências artificiais e ferramentas de tecnologia sejam ótimas opções para otimizar esse processo, nada se compara a ter uma outra pessoa, assim como o cliente, do outro lado da linha ou da tela entendendo sua situação e tentando ajudá-lo.

Sendo assim, procure por bons profissionais para oferecer um atendimento humanizado de qualidade aos seus clientes, seja para um centro de medicina do trabalho ou até mesmo para uma concessionária, ninguém melhor para entender uma pessoa do que outra, não é mesmo?

Conte com ferramentas e plataformas

Para finalizar, você ainda pode contar com ferramentas e plataformas que facilitam a comunicação entre os seus clientes e seus funcionários, tornando o processo mais otimizado e oferecendo uma ótima experiência ao seu cliente.

Algumas das mais usadas são os chatbots, o WhatsApp Business, as redes sociais, e-mail, SMS, ligações por telefone e diversas outras plataformas que facilitam ainda mais essa comunicação.

Essas são apenas algumas das dicas para te ajudar a implementar o atendimento humanizado em sua empresa de maneira natural e profissional, fazendo todos entenderem a importância dessa ação.

Como o atendimento humanizado pode ajudar?

Muitos também se perguntam como o atendimento humanizado consegue ajudar no marketing da empresa, e esse é um questionamento que possui uma simples resposta: ele consegue e pode ajudar em tudo.

Isso porque, quando entendemos que não estamos falando apenas de uma estratégia para obter mais resultados, tudo muda, o atendimento humanizado é algo que traz uma experiência ao cliente, e experiência é algo que fica marcado na vida dele.

Por isso, o atendimento humanizado é muito mais do que apenas uma forma de atrair e fidelizar mais clientes, mas um caminho que constrói uma relação genuína e duradoura entre marca e consumidor.

Algumas das marcas que fizeram isso e obtiveram ótimos resultados em suas campanhas de marketing foram:

  • - Coca-Cola;
  • - Omo;
  • - Starbucks;
  • - Natura;
  • - Apple;
  • - Magazine Luiza;
  • - Netflix. 

Empresas que já eram renomadas no mercado tiveram não apenas os seus resultados multiplicados após o atendimento humanizado oferecido, mas também se tornaram referências em seus nichos e atraíram uma ótima opinião do público.

Por isso, investir no atendimento humanizado é essencial para que a sua marca construa um negócio sólido no mercado e obtenha ótimos resultados, mas não apenas isso, afinal de contas, pessoas não são apenas números, elas possuem opiniões e que a partir de um bom atendimento, podem ser as melhores possíveis.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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