Profissionais de comunicação prevêem o potencial da IA em substituir certos empregos.
Você sabe o que é neuromarketing? Esse é um termo amplamente utilizado nos últimos tempos, e tem a ver com a combinação entre o marketing e neurociência.
Em geral, esse termo ajuda a definir o comportamento do consumidor com base no processamento de informações do cérebro, e pode identificar o impacto emocional de um produto que se está promovendo.
Por exemplo, digamos que uma pessoa venda serviços de pintura epóxi piso, com o neuromarketing, ela pode usar gatilhos emocionais para vender melhor os seus serviços para mais pessoas.
É por isso que o neuromarketing é tão importante, e pode contribuir para a melhoria das vendas dos mais diversos tipos de negócios.
Se você quer entender mais como esse conceito funciona na prática, quais os benefícios do neuromarketing, e como você pode implantá-lo na sua empresa de limpeza ou em qualquer outro tipo de negócio, continue lendo o artigo adiante!
O neuromarketing funciona de forma instintiva, ativando mecanismos cerebrais do público-alvo.
Ou seja, na prática, os métodos usados em neuromarketing fornecem acesso a regiões mais profundas do cérebro humano, com o intuito de convencer e persuadir o consumidor a uma ação.
A pesquisa inicial dessa ciência envolveu cientistas e análise de ressonância magnética, por exemplo. Assim, é possível entender a função neural do cérebro quando este é estimulado pela publicidade.
Afinal, por meio dessas técnicas de medição da atividade cerebral, é possível mensurar uma resposta mais precisa ao processo de decisão de compra de qualquer produto ou serviço, seja uma roupa ou mesmo uma caçamba de entulho.
E todo esse processo ocorre principalmente no subconsciente do indivíduo. Logo, o processo do neuromarketing consiste em analisar e entender como os consumidores responderão aos estímulos e gatilhos psicológicos impulsionados.
Esses gatilhos são impulsos, desejos, reações e decisões a determinadas questões. Ao observar essas atividades cerebrais, será possível entender como o subconsciente responde a cada opção.
E entender como o cérebro humano responde para escolher entre o gesso acartonado de uma determinada empresa e o gesso de outra empresa. Tudo isso é estimulado através de várias técnicas de neuromarketing como estratégia de base, o que ajuda a promover essas vendas.
Aplicar o neuromarketing na estratégia de vendas do seu negócio pode trazer inúmeras vantagens para a sua empresa. Alguns deles são:
Ou seja, são vários benefícios que todos os tipos de negócios, seja empresa de instalação de interfone ou uma loja de brinquedos, podem obter através das técnicas de neuromarketing bem aplicadas no planejamento de vendas.
Mas como o neuromarketing pode ser aplicado na estratégia de vendas de uma empresa?
Como esse conceito pode ser aplicado consistentemente na ausência de resultados do consumidor? É isso que veremos no próximo tópico.
De fato, o neuromarketing é constituído de várias estratégias e ferramentas que podem ser utilizadas nos diferentes estágios de um funil de vendas.
Essas técnicas podem ser usadas para melhorar a atuação de qualquer empresa no mercado em que atuam. Isso significa que tanto uma empresa que vende deck de madeira como uma loja de produtos infantis podem usar o neuromarketing e ter resultados de vendas.
Confira as principais estratégias de neuromarketing que podem ser utilizadas em seu negócio:
A psicologia das cores tem a ver com o efeito emocional e psicológico que cada cor atribui.
Em outras palavras, isso significa que as cores afetam o humor de alguma forma. Nesse caso, a psicologia das cores determina quais cores devem ser usadas para criar o efeito desejado e ativar o desejo de compras no consumidor.
É uma das técnicas mais famosas e usadas do mercado.
O storytelling também é uma das técnicas utilizadas dentro do neuromarketing, afinal, o que é mais impactante e que prende a atenção do público do que uma boa história?
A curiosidade, a conexão, e a identificação com a história contada são os elementos que geram esse efeito tão poderoso que o storytelling promove.
Portanto, usar um bom storytelling em sua estratégia de vendas é certamente uma ótima maneira de utilizar o neuromarketing nas estratégias de vendas do seu negócio. Por meio dessa estratégia, o lado emocional do público pode ser ativado.
Quando os espectadores se identificam com a história, eles absorvem o conteúdo sem vê-lo como um guia para tomar uma decisão.
Outra técnica mais comumente usada para influenciar as decisões de compra são os gatilhos psicológicos, que de fato, consiste em vários impulsos para ativar diversos efeitos no consumidor.
Ou seja, através dessa técnica, as marcas usam os chamados gatilhos psicológicos para produzir efeitos desejados, evocando mensagens sobre as necessidades do consumidor, como símbolos, cores ou mesmo mensagens subliminares. Esses gatilhos são:
Todos esses gatilhos psicológicos contribuem para gerar interesse maior nas marcas por parte do público-alvo. O que contribui até mesmo para promover um serviço de alpinismo industrial, por exemplo.
De fato, o neuromarketing bem aplicado nas estratégias de vendas dos negócios, com base no comportamento dos clientes e suas reais necessidades e abertura aos estímulos, podem render muitos insights para as empresas.
Afinal, quando falamos em vender e se destacar perante o consumidor, cada detalhe conta. É por isso que o neuromarketing pode contribuir de forma positiva e trazer resultados reais de vendas para as empresas.
Além disso, a competição no mercado na maioria dos nichos está cada dia mais acirrada. Ou seja, são poucos os segmentos de mercado que não exigem inovação constante para se manterem competitivos.
Com o acesso cada vez mais democrático à informação, o poder de decisão e escolha do que quer está nas mãos dos clientes. Portanto, entender como o neuromarketing pode beneficiar o seu negócio pode ser um importante diferencial.
No mais, a aplicação desta ciência contribui para:
Um dos principais objetivos do neuromarketing aplicado é vender produtos aos clientes além de entender como atraí-los. Portanto, dominar essa ciência contribui para influenciar a decisão de um cliente de comprar ou não.
Com os fatores mais decisivos claramente em mente, você poderá ajustar sua estratégia e direcionar esforços (e recursos) para as melhores práticas.
Ao identificar exatamente quais são as influências positivas do seu público-alvo, você pode direcionar uma entrega mais personalizada para as personas da sua empresa. Isso ajudará a gestão de marketing e contribuirá para uma melhor comunicação com o público da melhor maneira possível.
Além de uma comunicação personalizada com o cliente, o neuromarketing contribui para o desenvolvimento de novos produtos, serviços ou recursos, pois terá como foco influenciar e encantar os consumidores.
Por isso é importante que as empresas se mantenham alinhadas e adotem uma cultura autêntica para serem mais bem-sucedidas nessa missão, tendo como base o neuromarketing, para proporcionar aos clientes uma experiência incrível, única e imperdível.
O mesmo conceito de desenvolvimento de produtos que atendam às necessidades do público pode ser aplicado a campanhas publicitárias baseadas em neuromarketing.
Existem diversos formatos e tipos de campanhas para melhor motivar seu público e gerar maior tração para que eles tomem uma atitude. Por isso, invista em modelos que deixem as consumidoras mais atraentes.
Para que seus números de vendas aumentem e sejam importantes, você pode fazer testes A/B com neuromarketing para determinar qual formato é o preferido do público.
Com o neuromarketing, fica mais fácil entender como criar uma experiência positiva para os consumidores.
O Neuromarketing pode ser uma técnica infalível para promover as vendas nas empresas dos mais diversos tipos de segmentos. Em diversos estudos como da Universidade de Chicago e da Revista Nature já mostram esses resultados.
O fato é que, todos os tipos de empresas de todos os segmentos podem utilizar essa estratégia nas vendas, seja empresa de instalação de câmeras ou mesmo serviços de pintura residencial.
Afinal, independentemente se for produto ou serviço é preciso ter estratégias de vendas para melhores resultados. Portanto, podemos sim afirmar que o neuromarketing funciona sempre, afinal, o poder nos gatilhos psicológicos e emocionais é indiscutível.
No entanto, é importante frisar que os resultados só podem ser gerados se as técnicas forem aplicadas adequadamente.
Ou seja, se todas as técnicas de neuromarketing que abordamos anteriormente forem implementadas corretamente, a experiência e o consumo de seus clientes não apenas os agradarão, mas também o seu negócio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.