Inside Sales: o que é e a importância para a sua empresa?

Você já ouviu falar sobre o Inside Sales? O termo em questão surgiu fora do país, mas já chegou no Brasil com força total, mostrando que não veio para brincadeira, mas para mudar por completo a realidade das empresas.

Sabemos bem que vender é uma ação extremamente importante para as empresas, pois são as vendas que garantem o faturamento da marca e permite que ela se mantenha de pé dentro do mercado.

Independentemente se ela vende produtos ou serviços, o processo de vendas ao mesmo tempo que é padrão para todas as empresas, também possui suas diferenças que respeitam as características únicas de cada tipo de empresa.

O fato é que saber como vender o seu produto ou serviço é essencial para os seus bons resultados, por isso entender mais sobre tudo o que envolve esse universo é uma maneira de ajudar a sua empresa a vender mais e com qualidade.

Para que uma pessoa contrate profissionais para criar um projeto de prevenção contra incendio e panico dentro da empresa, é preciso que o atendimento durante o processo seja o melhor possível.

Isso porque o contato do cliente com a sua marca durante o processo de venda é um contato que precisa de muita dedicação e cuidado, pois a partir dessa conversa aquela pessoa pode decidir comprar de você ou não.

Justamente por essa razão, antigamente muitas empresas contratavam profissionais para irem de casa em casa oferecer seus serviços ou produtos a fim de captar novos clientes, e ainda é uma estratégia que vemos muito nos dias de hoje.

Afinal de contas, as telas dos aparelhos eletrônicos e o telefone ainda não conseguem substituir uma boa conversa olho no olho, não é mesmo? Mas quando falamos do processo de vendas, a premissa é bem diferente.

Hoje, é mais do que possível vender o seu serviço de manutenção eletrica, por exemplo, sem precisar bater na porta de um possível cliente e oferecer isso a ele, e essa já é uma realidade na maioria das empresas.

Tudo isso porque a chegada da internet e dos aparelhos eletrônicos mudaram por completo a realidade do mudo e fizeram com que as pessoas e as empresas tivessem mais controle sobre tudo o que produzem e oferecem para seus potenciais clientes.

Dentre tantos conceitos e inovações que surgiram nos últimos anos para ajudar as empresas a obterem melhores resultados, o inside sales se tornou uma das principais e mais benéficas para as marcas, e hoje iremos conhecer mais sobre esse conceito.

Entenda o conceito e a importância do inside sales

O termo Inside Sales pode ser entendido como “Vendas Internas”, e ele surgiu para substituir o formato de vendas onde os profissionais tinham que bater de porta em porta atrás de potenciais clientes para comprarem o seu produto ou serviço.

Hoje, é possível que uma pessoa encontre uma empresa de instalação de cameras e alarmes em poucos segundos através da internet, e uma empresa também consegue encontrar potenciais clientes para sua marca sem precisar sair do lugar.

Isso porque a chegada da era digital e a possibilidade de poder resolver as coisas através de um telefonema, do envio de um e-mail ou mensagem tornou a vida de todos bem mais simples, inclusive a dos profissionais de vendas.

O termo inside sales ganhou esse nome pois o processo de vendas é feito 100% dentro da empresa, ou seja, os vendedores já não saem mais em campo para encontrar clientes ou vender seu produto/serviço.

O time comercial da empresa faz isso de dentro delaatravés de ligações por telefone, do envio de e-mails e agora com as redes sociais, do envio de mensagens através delas.

Desde um escritório de engenharia elétrica empresa até mesmo uma clínica médica soube se adaptar a esse estilo de vendas que traz diversos benefícios tanto para a empresa quanto para o próprio cliente.

Esse estilo de venda se tornou extremamente importante no mercado, pois os consumidores estão cada vez mais exigentes, e poucos são os que têm tempo em casa para ouvir ou receber alguém que esteja tentando vender algo.

Sem contar que esse processo é bem cansativo para os próprios vendedores, que precisavam passar horas andando para cima e para baixo atrás de potenciais clientes e hoje conseguem fazer isso de qualquer lugar.

Sendo assim, entendemos bem que o conceito de inside sales surgiu para facilitar o processo de vendas das empresas e trazer algo inovador tanto para ela quanto para os clientes, fazendo com que o procedimento de vendas fosse ainda mais simples.

Benefícios do inside sales

Assim como contar com um bom sistema de entregas e commerce faz toda a diferença no seu negócio, investir no conceito de inside sales também pode ser uma ótima opção. Para te provar isso, selecionamos alguns dos principais benefícios dele, confira:

Otimização do tempo

Com o Inside Sales, sua equipe comercial consegue otimizar um grande tempo que, antes era gasto com o deslocamento de casa em casa, e usá-lo para captar os dados de muitos outros clientes através da internet.

Isso só mostra que investir nesse estilo de processo de venda é ótimo para fazer com que seus vendedores usem seu tempo de maneira mais eficiente, conseguindo captar muito mais clientes do que se estivesse na rua andando de um lado para o outro.

Redução de custos

Para que um vendedor fosse para a rua procurar possíveis clientes para a marca, era preciso que ela desembolsasse uma boa quantia em dinheiro para o deslocamento desse funcionário e até mesmo para suas refeições durante o dia.

Com o inside sales é possível economizar muito dinheiro com o fim das visitas a campo dos vendedores e usar isso para investir em um bom fornecedor de sacolas para loja e outras coisas que podem trazer mais qualidade para a sua empresa.

Aumento da produtividade

A produtividade é uma das principais características de uma empresa, principalmente no setor de vendas, pois mais produção significa mais vendas, e mais vendas significa mais faturamento para a empresa.

Usando o inside sales, é possível usar com mais sabedoria e praticidade o tempo dos funcionários, que poderão se dedicar à procura de ainda mais clientes que podem trazer ainda mais resultados positivos para a marca.

Mais acessibilidade

Vender através do telefone, de um e-mail ou até mesmo de uma mensagem através das redes sociais é bem mais acessível tanto para o vendedor quanto para o cliente, pois ambos poderão se comunicar a qualquer hora e de qualquer lugar.

Claro que, para isso, os vendedores precisam de uma boa locação de impressoras e copiadoras para manter os dados dos clientes bem armazenados, mas não há como negar que se torna um processo de comunicação bem mais acessível para ambos os lados.

Melhora do relacionamento

Por fim, mas não menos importante, o inside sales ainda auxilia na melhora do relacionamento entre marca e consumidor, pois tudo é feito através de meios de comunicação acessíveis para ambos os lados, como mencionamos anteriormente.

Sendo assim, entendemos que o inside sales, em suma, trabalha para que o processo de vendas seja cada vez mais moderno e personalizado, fazendo com que o vendedor e o potencial cliente se sintam bem durante o procedimento.

Diferença do telemarketing para o inside sales

Quando falamos de vendas diretas para um cliente, é normal que muitas pessoas pensem no trabalho do telemarketing, que até os dias de hoje é visto como um péssimo trabalho tanto por quem trabalha nessa posição quanto por quem conversa com eles.

Entretanto, o telemarketing e o inside sales são bem diferentes um do outro, assim como uma empresa de usinagem de peças é completamente diferente de uma empresa de produção de peças automotivas.

O trabalho do telemarketing é vender algo ao cliente a todo custo, tem um processo de atendimento padrão e chega até mesmo a estressar o potencial cliente, insistindo sem parar na compra do que ele oferece.

Já o inside sales é um processo de vendas bem mais leve, personalizado e moderno, fazendo com o que o profissional entenda a necessidade daquele potencial cliente e veja como o produto ou serviço da marca pode ajudá-lo.

Sendo assim, conseguimos entender bem a diferença entre ambos os conceitos e saber que o inside sales tem ganhado uma grande notoriedade no mercado devido à sua maneira inovadora de vender, trazendo ótimos resultados para ambos os lados.

Cases de sucesso 

Para finalizar, selecionamos uma lista com marcas de sucesso e referenciais em seus segmentos e que usam o inside sales em seus processos de vendas para te provar como ele serve para os mais diferentes tipos de negócios. Confira:

  • - Americanas;
  • - SulAmérica;
  • - Plano & Plano;
  • - Samsung;
  • - Principia.

Sua marca pode ser a próxima a entrar para essa lista que, se fossemos colocar toda, não caberia no texto. Isso prova como o inside sales tem sido poderoso quando o assunto é potencializar as vendas de qualquer marca.

Dessa maneira você consegue criar um processo de vendas que respeite tanto as necessidades da sua empresa quanto a do seu potencial cliente, entregando a ele o melhor desde o primeiro contato.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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