Landing Page: o que é e como aplicar nos negócios

Sem dúvidas, uma landing page é uma das estratégias fundamentais em uma estratégia de marketing digital.

É uma página com foco na transformação do tráfego que você recebe em suas páginas, como sites ou blogs, em clientes em potencial, de forma que você pode começar a se relacionar com eles, com conteúdos e ofertas.

No que tange o marketing digital, as landing pages são ferramentas muito importantes que fazem essa conversão com eficácia.

Uma landing page bem estruturada com um bom CTA (Call-to-Action) e boas ofertas, aumentam suas chances de ampliar sua cartela de clientes.

Neste artigo você vai entender melhor o que é uma landing page e sua importância, bem como produzir uma boa página de conversão dentro de uma estratégia de marketing para gerar mais leads. Continue lendo para aprender mais.

O que é landing page?

Seu empreendimento de instalação de ar condicionado central deve entender uma landing page como uma página de destino.

Devido ao seu objetivo de conversão de usuários em leads, ela também é comumente chamada de página de conversão.

Cada um de seus artigos e postagens deve direcionar o tráfego para uma landing page específica que tenha relação com o conteúdo lido anteriormente.

Diferente da página inicial de um site de indústria de etiquetas adesivas que conta com diversos elementos, informações e links, a landing page é bem limpa, ou “clean”.

Como o objetivo de uma landing page é fazer a conversão do visitante, oferecendo um material de valor, ela dispensa elementos que podem tirar o foco do usuário. Dessa forma, qualquer informação, link ou detalhe que não se relacione com a oferta deve ser descartada.

Tenha em mente que o foco de uma landing page é a geração de leads, que nada mais são que contatos de pessoas interessadas em seus produtos ou serviços.

Ela existe para “fisgar” esses contatos por meio de iscas, que são materiais ricos que atraem o usuário, como infográficos, e-books, planilhas e demais materiais úteis.

Além disso, a landing page tem outras funções que podemos descrever aqui nos seguintes pontos:

  • - Segmentação dos contatos por área de interesse;
  • - Segmentação das ofertas;
  • - Obter mais informações sobre o público;
  • - Reduzir os custos de retenção de clientes.

Empresas de manutenção de grupo gerador podem tirar grandes benefícios de landing pages bem empregadas e bem estruturadas.

Quem pode usar uma landing page?

O fato é que qualquer tipo de negócio ou empresa pode usar a estratégia de landing pages, pois ela é uma ferramenta do marketing digital que auxilia para proporcionar uma experiência completa para um consumidor em potencial.

Imagine uma experiência em que você está navegando pela internet em busca de informações sobre acessórios para sub bastidores para sua empresa.

Com uma rápida busca você encontra um site com artigos interessantes sobre o tema, mas deseja se aprofundar mais, uma vez que a temática realmente lhe interessa, então no final de um artigo você encontra um e-book completo com dicas e aplicações desses acessórios.

Para ter acesso ao material, você só precisa deixar seu nome e e-mail em uma página (landing page) e aguardar que o material chegue até você em sua caixa de entrada.

Nesse processo você recebeu o material que desejava e a empresa responsável acabou de contabilizar mais um lead para sua lista.

Desse ponto em diante, a empresa pode começar a se relacionar com você através do seu e-mail, enviando artigos úteis e promoções conforme seu perfil. É possível que desse relacionamento acabe saindo uma compra de um produto ou o consumo de um serviço.

Agora que você entendeu como é simples a aplicação de uma landing page durante o processo de navegação, vamos entender mais sobre sua estrutura.

Quais são os elementos de uma landing page?

Uma landing page eficiente conta com sete elementos que precisam estar presentes para seu sucesso. Vamos falar de cada um deles abaixo.

  1. 1 - Cabeçalho (título e subtítulo)

Você deve começar por um cabeçalho convincente e atraente, que resuma o conteúdo da oferta e crie um gatilho de necessidade.

Usar termos como “Guia definitivo” ou “Dicas de sucesso” podem ser de grande ajuda na conversão para sua empresa de bobina de papel sublimático.

  1. 2 - Imagens e/ou vídeo

Uma boa landing page conta com elementos visuais que ilustram o conteúdo ofertado, ajudando a comunicar de forma simples e imediata a oferta da empresa.

Você pode aplicar imagens ou um pequeno vídeo explicativo que deve estar alinhado com a proposta, ter boa qualidade e ser relevante para o visitante para atraí-lo.

  1. 3 - Oferta

É fundamental disponibilizar um conteúdo original, produzido diretamente por sua empresa, que sirva como auxílio para ajudar que os visitantes evoluam no funil de vendas.

Saiba que esse conteúdo não precisa apresentar diretamente seu negócio de assessoria contábil para abertura de empresa, e sim trazer informações relevantes e úteis para o lead.

Materiais como e-books ricos, infográficos bem descritivos, planilhas e checklists interativos são ótimos exemplos de ofertas.

  1. 4 - Descrição do conteúdo que é disponibilizado

A descrição do conteúdo de sua landing page deve contar com argumentos claros, objetivos e relevantes para os usuários.

Uma ideia é dividir esse conteúdo em tópicos ou perguntas que direcionam o interesse ao conteúdo, de forma a descrever a oferta e atrair o visitante à conversão.

  1. 5 - Formulário

O formulário é a peça-chave que viabiliza a conversão, pois é por meio dele que o visitante pode disponibilizar as informações necessárias para se tornar um lead para sua empresa.

Não exagere sobre a quantidade de dados pedidos, focando no essencial, como informações tais como:

  • - Nome;
  • - E-mail;
  • - Contato;
  • - Cargo.

Existe uma série de ferramentas que podem te ajudar a fazer esse formulário de conversão.

  1. 6 - Call to Action (CTA)

Este ponto é um divisor de águas para uma boa landing page: a chamada para ação. Ela é o último detalhe presente na página e é o que determina o clique do visitante.

Se o usuário clicar no botão e deixar suas informações, seu trabalho foi realizado com sucesso.

  1. 7 - Página de agradecimento

Seu negócio de fabricante de isolantes térmicos não se pode esquecer da página de agradecimentos após o usuário concluir a ação proposta na landing page.

Ela ajuda a reforçar o que ele ganhou com a oferta, além de abrir novos caminhos para um nova etapa no funil de vendas.

Por exemplo, se o lead baixou um e-book, sua página de agradecimentos pode oferecer um material complementar.

Como criar uma landing page agora mesmo?

Na internet existem algumas ferramentas de automação de marketing que podem ajudar no desenvolvimento de sua landing page e podem ser testadas gratuitamente.

Para gerar novos leads e produzir novas ofertas para clientes em potencial, aplicar essas ferramentas pode ser de grande ajuda.

RD Station

A RD Station é uma plataforma nacional de automação de marketing digital, bem intuitiva e com ótimo custo-benefício. Entre suas funcionalidades estão:

  • - Visualizar as suas páginas mais acessadas;
  • - Visualizar o ranqueamento dos suas publicações no Google;
  • - Criar e monitorar a eficiência das landing pages;

Você pode usar uma versão de teste para ver se se adequa à plataforma, explorando as oportunidades.

Unbounce

Essa ferramenta permite que você crie landing pages, banners de cabeçalho e de rodapé (sticky bar) e pop-ups personalizadas para suas páginas, sem a necessidade de um programador.

Também é uma ferramenta bem intuitiva e conta com modelos já prontos para você desenvolver suas páginas de conversão.

Landing pages e a conformidade com a LGPD

Como as landing pages pedem dados pessoais dos usuários, é importante estar em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

É essencial obter um consentimento explícito de cada usuário, que é o titular do dado, além de indicar claramente qual será a finalidade do uso desses dados.

Comunicações como “Ao preencher esse formulário, concordo em receber comunicações conforme meu interesse”, ou “ Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade”, são muito importantes.

É preciso também que o usuário possa alterar as permissões de comunicação a qualquer momento.

A ferramenta de automação de marketing escolhida por sua empresa de componentes elétricos industriais para criar suas páginas e analisar seus resultados deve levar em consideração os seguintes pontos:

  • - Bases legais em automação, importação e integrações;
  • - Consentimento retroativo;
  • - Campos de proteção de dados;
  • - Gerenciamento de cookies;
  • - Proteção de dados no perfil do lead.

As plataformas que citamos levam todos esses detalhes em consideração, garantindo que suas landing pages estarão em conformidade com a LGPD.

Considerações finais

Em suas estratégias de marketing digital, não deixe de considerar aplicar landing pages para captação de leads.

Elas vêm sendo usadas e aplicadas por diversas empresas com total sucesso, se tratando de uma ferramenta mensurável e eficaz.

Complementarmente a uma boa estratégia de marketing de conteúdo, o uso de landing pages auxilia no aumento de seus índices de prospecção de clientes e na conversão em vendas.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Quer se manter atualizado e receber os nossos conteúdos? Inscreva-se aqui!