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O marketing online e offline precisam ser conceitos muito bem compreendidos por qualquer pessoas que entende a importância do marketing para um negócio e deseja aplicá-los de maneira assertiva em suas marcas.
Por isso, entender bem sobre esses dois conceitos é essencial para que você saiba quais estratégias melhor se aplicam ao seu negócio e em quais apostar para garantir o sucesso da sua marca no mercado.
A chegada da internet, das redes sociais e do marketing digital mudou por completo a maneira como consumimos, produzimos, trabalhamos, estudamos, vendemos e até mesmo nos relacionamos, não seria diferente dentro do meio empresarial.
Uma empresa de instalação de ar condicionado multi split viu o seu negócio mudar por completo com a chegada dessas inovações e mudanças que trouxeram muitos benefícios e vantagens para o universo dos negócios.
Entretanto, mesmo com todos os seus benefícios, o famoso e velho marketing boca a boca e olho no olho ainda possui uma grande influência e importância para os negócios, não é à toa que muitas empresas ainda não abriram mão dele.
Entretanto, assim como tudo na vida, é preciso ter um bom equilíbrio sobre isso e entender que ambos os conceitos são importantes e podem ajudar o seu negócio a ir mais longe e obter ótimos resultados.
Mesmo obtendo estratégias, conceitos e canais de comunicação bem diferentes um do outro, os dois conseguem trazer ótimos benefícios para a empresa que sabe qual deles melhor se encaixa no seu tipo de negócio e público-alvo.
Afinal de contas, não há como bater o martelo e saber se uma estratégia que foi ótima para uma empresa de serralheria também pode ser válida para uma loja de jóias, por exemplo, pois são negócios de tamanhos e segmentos diferentes.
Justamente por isso, é preciso muito cuidado na hora de traçar estratégias e saber no que apostar para obter mais resultados e evitar que você tenha perdas, prejuízos ou gastos desnecessários que coloquem sua empresa em risco.
Por isso, hoje iremos a fundo nesses dois conceitos de marketing, assim como suas vantagens e estratégias para que você saiba qual delas é melhor para o seu tipo de negócio e invista na que lhe trará os melhores resultados.
O marketing online é aquele que é aplicado em plataformas digitais e que, hoje, é o mais conhecido e usado pelos mais diversos tipos de negócio, principalmente após a chegada da internet e das redes sociais.
Hoje, é mais do que comum encontrarmos pessoas com acesso à internet e contas nas redes sociais, o que prova que elas podem conhecer um novo tipo de negócio a qualquer momento através delas.
Não é à toa que se você busca por uma empresa de licença ambiental no Google ou em alguma rede social, irá encontrar em poucos segundos, pois esse universo traz a facilidade e acessibilidade que durante tanto tempo parecia até mesmo impossível.
Sendo assim, podemos entender o marketing online como um conjunto de estratégias que são aplicadas em um ambiente completamente online, priorizando as plataformas e redes onde as pessoas estão conectadas à internet.
Dentre tantas vantagens que se destacam dentro deste conceito, algumas das que mais possuem notoriedade são justamente o grande alcance dela, a versatilidade e, claro, a economia.
Grande alcance porque, hoje, mais da metade de toda a população mundial possui acesso à internet e estão à procura de algo para comprar ou contratar, sendo assim, é a escolha ideal para quem deseja levar o negócio para ainda mais pessoas.
A versatilidade está ligada ao fato de que qualquer tipo de empresa pode apostar nesse conceito para aumentar os seus resultados, desde uma empresa que produz um sistema delivery online, quanto uma loja que vende utensílios domésticos.
E a economia está justamente relacionada aos baixos custos dessa estratégia, que permite que você obtenha ótimos resultados sem que seja necessário gastar um real sequer para isso, economizando bastante dinheiro.
E as estratégias desse conceito vão longe, são milhares e milhares que podem ser usadas pelos mais diversos tipos de negócios, e vão desde estratégias gratuitas até mesmo pagas, mas hoje vamos falar sobre as que mais são usadas e eficientes nesse mercado.
O marketing de conteúdo é uma estratégia que se baseia na produção de conteúdo qualificado para ajudar o seu público a resolver alguns problemas ou esclarecer uma dúvida, o que gera mais visibilidade para a sua marca.
Já o SEO, é uma estratégia voltada para o aumento da visibilidade de uma empresa que vende alto falante automotivo, por exemplo, dentro dos maiores buscadores de busca no mundo, trazendo mais clientes e fama para o negócio.
Sem contar com o tráfego pago, que é uma estratégia voltada para divulgações e campanhas pagas dentro de plataformas, o que ajuda a empresa a captar ainda mais clientes.
Com isso, já conseguimos entender bem sobre o que se trata o marketing online e como ele pode ajudar o seu negócio a construir uma marca de sucesso e boa reputação dentro da internet.
Agora, partindo para o marketing offline, como já se deve imaginar, se o online é baseado no ambiente digital, o offline foca nas estratégias e canais de comunicação que existiam antes da internet e das redes sociais chegarem.
O marketing offline se baseia nos meios mais tradicionais de divulgação de uma marca, produto ou serviço, é como costumávamos saber sobre uma novidade no mercado antes de vê-la nas redes sociais.
Seja para vender um insulfilm automotivo ou até mesmo uma consultoria de finanças, antes das redes sociais era muito mais difícil, afinal de contas, eram poucos os canais que existiam, e para colocar uma propaganda neles era preciso bastante dinheiro.
Entretanto, ainda assim o marketing offline possui grande influência e fez com que grandes empresas construíssem um verdadeiro império em cima de estratégias e canais que criem um relacionamento saudável com seu público.
O marketing offline, por mais difícil que possa ter parecido e ainda parecer com a chegada das mídias sociais, ainda traz grandes vantagens como a construção de uma boa reputação, imagem forte e grande visibilidade.
A boa construção de uma reputação ajuda uma empresa a ter uma boa opinião do público, afinal de contas, a opinião pública é essencial para garantir a satisfação dos clientes e a atração de novos.
Assim como uma imagem forte de uma empresa de usinagem de peças, por exemplo, que constrói os valores e princípios da marca em uma base sólida e forte, fazendo com que ela se mantenha de pé no mercado apesar das mudanças.
A visibilidade é essencial para obter novos clientes, e o marketing offline auxilia justamente nisso, fazendo com que a empresa aposta em estratégias que ajudam na visibilidade por todo o mercado, tornando a marca uma referência no seu segmento.
E dentre tantas estratégias dentro deste segmento, algumas das mais usadas e conhecidas até mesmo pelos próprios clientes são os famosos comerciais na televisão, os banners em pontos de venda e até mesmo divulgações em revistas e jornais.
Os comerciais na TV são muito usados até os dias de hoje, todos os dias vemos comerciais nos intervalos de programas e novelas no horário nobre, e são os grandes responsáveis por divulgar lojas e empresas para todo o público de uma vez.
Os banners também são ótimas estratégias tanto para divulgar um serviço de pintura eletrostática quanto para vender produtos físicos, é normal vermos eles espalhados por estradas e avenidas.
Assim como as divulgações em revistas e jornais que ainda possui um público ativo e fiel, que conheceu seus melhores produtos ou serviços através desse tipo de divulgação que traz ótimos resultados para diversas empresas.
Sendo assim, o marketing offline ainda é um dos conceitos mais usados quando uma marca deseja crescer e construir um negócio de sucesso no mercado, sabendo que poderá contar com os mais diversos tipos de canais de comunicação para isso.
O marketing online e offline possuem grandes diferenças entre si, a principal delas é justamente os canais pelos quais as empresas são divulgadas e até mesmo a construção do público-alvo de cada marca.
Entretanto, independente de qual seja o conceito adotado pela sua marca, é mais do que possível obter grande resultados assim como diversas outras marcas de sucesso no mercado, como:
Assim, é mais do que possível aplicar essas estratégias e construir um negócio de sucesso, através de meios de comunicação que respeitem o seu negócio e o seu público-alvo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.