Profissionais de comunicação prevêem o potencial da IA em substituir certos empregos.
Você já ouviu falar sobre os Martechs? O termo que surgiu há pouco tempo no mercado pode ainda não ser de conhecimento vasto, mas é algo promissor dentro do mercado e que está fazendo toda a diferença dentro das empresas.
Sabemos bem que para uma marca fazer sucesso no mercado, é preciso contar com boas estratégias de marketing, que nada mais é do que um conjunto de táticas que tem como objetivo principal ajudar as empresas a desenvolverem suas estratégias e resultados.
Não é à toa que, com o passar do tempo, o marketing se tornou uma área extremamente importante e com a chegada da era digital e das redes sociais, o marketing também aprendeu a se adaptar a essas mudanças.
O marketing digital se tornou uma das principais estratégias para quem deseja ter mais resultados em seu negócio e abraçar novidades que façam com a marca chegue ainda mais longe.
Seja uma empresa de manutenção eletrica predial ou até mesmo uma marca que vende artigos de decoração para casa, o marketing é essencial para todo e qualquer tipo de negócio nos dias de hoje.
Por outro lado, também nos deparamos com outra área essencial e que faz toda a diferença na rotina e vida de qualquer pessoa e empresa, estamos falando da tecnologia, que nos últimos anos roubou a cena e se tornou uma das áreas mais importantes no mundo.
Isso porque tudo o que fazemos hoje se relaciona com a tecnologia e é essencial para o desenvolvimento de estratégias e até mesmo funções que podem ajudar no dia a dia das pessoas e das empresas.
Por exemplo, hoje contamos com aspiradores de pó que fazem o serviço sozinhos dentro de casa, sem que uma pessoa o manuseie, assim como existem sistemas automáticos que produzem relatórios otimizados para uma empresa, sem que um funcionário precise intervir.
A tecnologia trouxe consigo um novo conceito e uma nova era para o mundo, possibilitando que uma empresa de aluguel de vans fosse tão simples de se encontrar na internet quanto uma informação.
Agora, já imaginou unir duas áreas tão importantes dentro de um mesmo conceito, o marketing e a tecnologia? Por mais improvável que isso possa parecer, já é algo real e presente em grandes empresas de sucesso, estamos falando justamente dos martechs.
Pensando nisso, hoje você irá conhecer a fundo o conceito dessa junção que está fazendo toda a diferença no mercado e trazer ótimos resultados para as empresas, desde seu conceito até mesmo os cases de sucesso.
O termo martech nada mais é do que a junção entre os termos marketing e tecnologia, trazendo não apenas uma nova palavra para o nosso mundo, mas também um novo conceito para o mercado.
Ele trabalha com a união de ações de marketing a inovações da tecnologia para fazer com que as soluções de uma empresa que vende descartaveis cirúrgicos, por exemplo, sejam ainda mais otimizadas e práticas.
Sabemos bem que cuidar de uma empresa é um grande desafio e que exige muito cuidado e estratégias certeiras, por isso contar com bons aliados como o martech é essencial para o sucesso de qualquer negócio.
As estratégias de marketing, ao se fundirem aos avanços da tecnologia, funcionam a partir da ação de algoritmos que buscam entender o comportamento do usuário e deixam o processo de uma empresa cada vez mais otimizado.
A longo prazo, acredita-se que esse conceito será cada vez mais presente em todas as empresas do mercado, afinal de contas, ninguém perde a chance de otimizar processos e estratégias de marketing para se obter mais resultados, não é mesmo?
Dentro de uma empresa de alimentação, por exemplo, o martech pode trazer inúmeros resultados positivos, assim como para qualquer outra empresa. Para te provar isso, selecionamos alguns dos principais benefícios desse conceito, confira:
Dados são comuns dentro de uma empresa e possuem um enorme volume de produção, por isso, precisam de muito cuidado e atenção em seu gerenciamento, pois na maioria das vezes as empresas cuidam de dados sigilosos e muitos importantes.
Os martechs são essenciais para isso, pois além de analisar e gerenciar esses dados, eles também podem oferecer ideias para que eles sejam otimizados e até mesmo organizá-los de forma mais prática para você.
Decisões são essenciais dentro de um negócio e precisam ser tomadas com muito cuidado e com embasamento em dados reais, concretos e que fazem a diferença na vida dos empreendedores e na empresa como um todo.
Assim como a decisão de implementar um programa de vendas para restaurante é pensado com base em dados relevantes, as decisões de sua empresa serão mais coerentes e certeiras contando com martechs que te ajudam a ter certeza sobre tais escolhas.
As campanhas são fundamentais para que uma empresa tenha sucesso em seu resultado de vendas, são elas que atraem novos clientes e fazem com que novas pessoas conheçam o seu trabalho a fim de consumirem o que você oferece.
Com os martechs torna-se ainda mais simples entender o comportamento do público-alvo do seu negócio e construir campanhas eficientes, que chamem a atenção deles e façam com que se tornem clientes fiéis do seu negócio.
Esses são apenas alguns dos diversos benefícios que os martechs podem trazer para o seu negócio, seja qual for o segmento ou tamanho dele, tratam-se de estratégias que unem poderosas áreas do mercado e que merecem ser aplicadas para se obter melhores resultados.
Muitos se perguntam sobre a importância dos martechs dentro de uma empresa que oferece serviço de soldagem, por exemplo, ou até mesmo dentro de uma empresa que ofereça algum produto físico.
Falar sobre a importância dos martechs é, antes de qualquer coisa, falar sobre como tanto a área de marketing e a tecnologia se tornaram extremamente importantes nos últimos tempos, entregando às pessoas incriveis resultados e inovações.
Se comprarmos o mundo e o mercado de hoje com os de 50 anos atrás, o que não é tanto tempo assim, veremos um mundo e um mercado completamente diferente, onde o que vivemos hoje parecia um tanto quanto impossível para algumas pessoas.
Isso prova que a chegada de novos conceitos como os martechs não surgiram apenas para complementar o mercado, mas para fazer com que as empresas otimizassem processos e se tornassem as melhores no que fazem de forma acessível e prática.
Assim como uma produtora de vídeo comercial possui suas técnicas de gravação, os martechs também possuem suas técnicas de aplicação que precisam ser entendidas para que todos consigam aplicá-las de maneira simples dentro da empresa.
Pensando nisso, selecionamos algumas das principais para que você conheça, confira:
Gerir processos e pessoas dentro de uma empresa são duas vertentes bem diferentes, mas que precisam da mesma atenção e cuidado para realização, pois se tratam de partes importantes de qualquer empresa.
Sendo assim, a união do marketing com a tecnologia auxilia na gestão de ambas as partes, fazendo com que o gestor tenha maior controle e visão sobre tudo o que envolve a área e saiba o que fazer para melhorar determinadas situações.
A ação de mensurar resultados está diretamente ligada a analisar os resultados obtidos para saber se eles foram como o esperado e como eles impactaram a marca, seja esse impacto positivo ou negativo.
Verificar como os colaboradores se sentiram ao receber brindes personalizados bloco de anotações ou como os clientes se sentiram ao receber um desconto é essencial para que os resultados também sejam analisados e avaliados.
O funil de vendas é uma importante estratégia dentro do mundo do marketing e que, com a tecnologia, pode ser construído de maneira bem mais prática e otimizada, trazendo ainda mais resultados positivos para as empresas.
Pensando nisso, a união de ambas as áreas é essencial para que o funil de vendas da marca seja construído da melhor maneira possível, aplicando tudo o que se aprende com técnicas como essas e diversas outras que podem te ajudar nessa jornada.
Para finalizar, selecionamos uma lista com as principais marcas que tiveram e ainda obtém ótimos resultados dentro deste universo. Confira abaixo quais algumas das principais:
A sua marca pode ser a próxima a entrar para essa lista, com ótimos resultados e com a aplicação de técnicas que entreguem ótimos resultados para a empresa a partir da união dessas duas importantes áreas.
Dessa maneira, você consegue construir um negócio de sucesso e que entregue aos clientes e aos funcionários mais facilidade e otimização em processos e estratégias de sucesso.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.