Nicho de Mercado: o que é e como identificar

O meio comercial lida com uma pluralidade cada vez maior de opções, acompanhando assim o avanço tecnológico que lida com a criação de diferentes produtos, serviços e estratégias, variedade que leva também a uma diversidade de nicho de mercado.

Pois quanto maior for o tamanho de um mercado, maior se torna também o número de concorrentes que podem ser visualizados dentro desse ambiente, com negócios de perfis distintos disputando entre si pela atenção de um público, aumentando a sua performance.

Existindo assim um desafio duplo por quem busca se destacar no mercado, levando em conta a necessidade de conquistar uma audiência, assim como a procura em se sobressair frente aos seus concorrentes, sejam tais competidores de perfil direto ou indireto.

E para que tal desempenho positivo seja alcançado, é preciso trabalhar com uma série de investimentos em seu negócio, movimento que faz com que algumas empresas procurem por serviços financeiros, como antecipação para empresas, para obter um capital rápido.

Dinheiro esse que é necessário para garantir um investimento especial em um negócio, aumentando assim as possibilidades de sucesso de tal empreendimento. Isso além de muitas outras estratégias que precisam ser consideradas para a otimização de resultados.

Muito do sucesso de um negócio está relacionado à forma com que uma empresa se conecta com o seu público, afinal é essa audiência que é responsável pelos números de vendas a serem conquistados, ao lado também do reconhecimento de tal projeto.

Situação essa que faz com que um fabricante de bobina de papel kraft trabalhe com um conjunto amplo de estratégias que levem tal fornecedor a conquistar a atenção e a conversão de uma audiência específica, sendo preciso trabalhar com seu público particular.

Nesse sentido, é válido destacar um conceito em particular, que é o nicho de mercado, concepção voltada a trabalhar não só com a especificidade de um mercado, mas também com os detalhes que pertencem a um público, sendo necessário alinhar singularidades.

Tudo para assim garantir com que uma empresa possa ter maior sucesso em suas ações comerciais, falando diretamente com um nicho que pode ser de um valor especial para certa companhia, sendo importante então entender melhor como funciona tal detalhe do mercado.

Nicho de Mercado: Indo além de um segmento

Independentemente de qual seja o foco de um projeto comercial, o mercado lida com uma relação tradicional, voltada a estabelecer uma boa relação de uma empresa com o seu público através de uma troca de valores em cima de algum tipo de produto ou serviço.

Transação que faz parte das principais estratégias comerciais, que de forma geral buscam amplificar os resultados de uma empresa em relação à maneira com que tal empreendimento consegue realizar qualquer tipo de negociação com a sua audiência.

Situação que é válida tanto para um vendedor de bolos na feira, como também para um negócio voltado à indústria, tal como uma empresa de montagem mecânica industrial, pois ambos os projetos lidam com a demanda de um público mesmo em campos diferentes.

Dentro dessa relação existe um conceito importante de ser compreendido, que é a segmentação do mercado, ou seja, a área à qual um negócio busca se especializar, sendo possível destacar algumas área específicas, entre elas:

  • - Setor alimentício;
  • - Setor industrial;
  • - Setor de automóveis;
  • - Setor imobiliário;
  • - Setor financeiro;
  • - Setor tecnológico.

Isso além de muitas outras particularidades que podem ser identificadas ao observar a um empreendimento e o tipo de área a qual ele se especializa, tendo como objetivo principal falar com um público específico, o que acaba por definir a área de tal negócio.

No entanto, dentro dessas áreas específicas é possível encontrar particularidades ainda mais exclusivas, e é nesse sentido que surge o conceito de nicho de mercado, isso quer dizer, o tipo de especialização que uma empresa pode adotar para se destacar.

Envolvendo assim uma segmentação específica, tal como um fornecedor de cancela de estacionamento automática que, para obter um melhor resultado em suas ações, pode direcionar os seus produtos exclusivamente para o setor empresarial.

Sem disputar diretamente com outras empresas maiores que trabalham com um campo mais amplo, oferecendo produtos para a indústria, mas também para o setor residencial, passando por condomínios, conjuntos habitacionais ou por residências particulares.

Ou seja, um nicho de mercado é nada menos do que uma segmentação a ser vista dentro de outro segmento comercial, possibilitando a um empreendimento obter melhores resultados ao se especializar em uma audiência particular.

E ao trabalhar com esse tipo de nicho, uma empresa pode ter acesso a benefícios exclusivos, entre eles:

  • - Menor concorrência;
  • - Assertividade em suas ações;
  • - Público fidelizado;
  • - Redução de custo no alcance de clientes.

Vantagens essas que fazem com que uma empresa consiga obter um destaque diferencial no mercado, justamente ao falar com esse perfil mais específico, ao invés de se jogar diante de um ambiente comercial lotado de competidores com objetivos amplos.

Mas para se ter acesso a esses benefícios citados, é importante primeiro identificar os diferentes tipos de segmentos de nicho existentes.

Segmentações específicas do mercado

O ato de definir um nicho de mercado específico pode ser algo bastante difícil para certos empreendimentos, ainda mais para aqueles voltados a um campo de possibilidades gerais, tal como a elaboração de projeto de cabine primária destinada ao nicho de eletricidade.

Diante desse cenário, para que seja possível identificar os diferentes nichos de mercado presentes em tal setor, é válido conhecer os principais tipos de segmentações, sendo eles:

Segmentação geográfica

Variedade que lida com os aspectos geográficos de um público, passando pelo seu país, estado, cidade, até mesmo regiões diferentes de um bairro, que podem apresentar características diferentes, tudo com base na localização de sua audiência.

Segmentação demográfica

Essa especificação trabalha com as características particulares de um público, observando tópicos como o seu gênero, idade, religião, além de muitas outras características que são importantes na criação de um perfil demográfico.

Segmentação psicográfica

Segmentação voltada a entender melhor possíveis clientes, tendo como base um perfil mais particular, procurando humanizar essa audiência ao observar traços como interesses e estilo de vida.

Segmentação comportamental

Por fim se destaca uma especificação que trabalha com questões mais gerais, como os hábitos de consumo de uma audiência, assim como a demanda encontrada por serviços específicos.

Como uma empresa de instalação elétrica predial em um período onde se encontra um alto investimento imobiliário em uma região.

Uma série de aspectos que podem ser essenciais para quem busca se destacar diante de um público particular, conceito que se define como um nicho de mercado, sendo importante conhecer a fundo qual tipo de nicho que melhor se adequa ao seu negócio.

Como identificar seu nicho de mercado?

Para se ter acesso a muito dos benefícios citados, é importante identificar o nicho de mercado ao qual uma empresa já trabalha ou pensa em lidar, para assim obter melhores resultados em relação a essa audiência específica.

E para que tal nicho seja devidamente apontado, os seguintes passos devem ser tomados:

Pesquise por tendências

Os nichos de mercado vão sendo desenvolvidos de acordo com o surgimento de uma demanda específica por parte do público, tal como o crescimento dos serviços de armazenamento digital para as empresas.

Mercado que acaba dependendo também do ofício de uma empresa de paineis elétricos, que permite um controle de energia necessário para manter o funcionamento dos computadores usados nesse serviço de armazenagem virtual.

Ao observar essas tendências crescentes, torna-se mais fácil para uma empresa encontrar um nicho específico com que pode trabalhar.

Diagnóstico da empresa

Além de olhar para as tendências do mercado, é importante também observar as particularidades da empresa em si, de forma a identificar como as suas forças se relacionam com o tipo de demanda levantada pelo seu público de interesse.

Ao avaliar as características de um negócio e como ele pode obter sucesso ao focar em um nicho específico, torna-se mais fácil identificar esse segmento.

Visão exterior de mercado

Olhar para a empresa é tão importante como observar o que está acontecendo ao seu redor, o que inclui a situação do mercado, as particularidades do seu público ou então a performance alcançada pelos concorrentes de tal setor específico.

Uma série de questões que permita a um negócio, como uma empresa de dobra de chapas, definir um nicho de mercado particular que possa trazer melhores resultados a um empreendimento.

Um tipo de ação que pode ser vista inclusive com grandes marcas no mercado, tal como a Nestlé, que dentro do ramo de alimentos trabalha também com uma variação da empresa focada em um nicho específico, que é o de produtos naturais.

Nicho que funciona como base para as ações da Nesfit, isso além de muitos outros segmentos que podem servir como essenciais para diversas marcas que buscam uma melhor performance ao se concentrarem em certas audiências.

Sendo esse o principal objetivo de quem busca se especializar em um nicho específico.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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