Profissionais de comunicação prevêem o potencial da IA em substituir certos empregos.
Dominar o Instagram é essencial para qualquer negócio que esteja na internet, ou seja, todo negócio operante hoje em dia. Para ajudar os usuários a conhecer melhor a plataforma e fazer o melhor marketing possível, existe o Instagram Insights.
Lançada pelo próprio Instagram, a ferramenta oferece informações personalizadas, levando em conta o seu público real e a interação dele com o conteúdo que você posta.
Os números e dados revelados servem para nortear a sua estratégia de marketing digital independentemente do seu segmento. Empresas de monitoramento residencial se beneficiam desse recurso tanto quanto influenciadores digitais.
Sendo uma plataforma gratuita, o Instagram Insights é um poderoso aliado para quem gerencia as redes sociais de um negócio sem depender de sugestões genéricas que não levam em conta o comportamento do seu público.
As informações são simples de entender e mesmo que você não seja um social media, é possível analisar com facilidade as suas métricas e melhorar o desempenho do seu perfil.
Métricas são informações retiradas da análise da interação do público com o seu perfil. Mas fique tranquilo, quem faz esse levantamento para você é o Instagram Insights.
São elas que dizem se o perfil de uma distribuidora de ferro e aço está no caminho certo ou o que deve fazer para melhorar sua comunicação e engajamento. Algumas das métricas que podem ser observadas na ferramenta são:
- Curtidas;
- Comentários;
- Compartilhamentos;
- Salvamentos;
- Visitas;
- Descobertas;
- Impressões;
- Atividade;
- Cliques no site
Os primeiros quatro tipos são métricas analisadas post a post, enquanto as últimas cinco correspondem ao seu perfil de modo geral. Aqui vai uma breve explicação sobre as métricas para te ajudar a utilizar esse recurso valioso e entender o que o seu público espera de você.
É o tanto de “likes” (corações) que a sua publicação recebeu. Indica se o seu público gostou da publicação ou não.
Fotos bem produzidas da nova cuba inox vendida na sua loja, conteúdos interessantes sobre o seu nicho e informações relevantes para os seguidores têm mais chances de conseguir um número alto de curtidas.
São as respostas que os usuários deixam no seu post. Pode conter dados preciosos, como dúvidas da sua audiência, gostos e interesses que podem ser usados para gerar conexão e opiniões sobre o seu produto ou serviço.
Essa métrica te diz se o conteúdo foi enviado para mais pessoas pelos seus seguidores. É com ela que nós medimos os chamados virais.
Apostar em conteúdos compartilháveis, como posts bem humorados ou com que seu público se identifique é uma forma de aumentar seu alcance na plataforma.
Salvamentos são a melhor forma de saber se o seu conteúdo é relevante para os seus seguidores ou não. Posts educativos, ou seja, que ensinam algo ao público têm mais chances de serem salvo.
Aposte em receitas, listas ou posts de passo a passo. Listar as cinco características de um bom envidraçamento de sacadas é uma ótima forma de conseguir mais salvamentos.
É a quantidade de pessoas que entraram no seu perfil em determinado período. Com esse dado é possível saber se o público continua procurando pelo seu perfil na plataforma.
Você quer saber quantas pessoas novas chegaram ao seu Instagram? O Descobertas te conta. Ele mostra quantas contas novas você alcançou em um período através de compartilhamentos ou da página Explorar.
Essa métrica mostra quantas vezes o seu perfil apareceu para outros usuários. Não faz distinção entre perfis, portanto, se 25 pessoas viram seu perfil duas vezes, o número de impressões será 50.
Faz uma somatória de interações dos seguidores e outros com o seu perfil, através de recursos como curtidas e comentários.
Sempre que um usuário clicar no link na sua bio, será contado nessa métrica. Ela indica se as suas ações de divulgação estão sendo efetivas e realmente atraindo os usuários para o link do seu site ou página de vendas.
Aqui você descobre se os seus esforços para divulgar o seu serviço de locação de ferramentas elétricas estão dando retorno ou se é preciso mudar a tática para fazer mais clientes acessarem o seu site e contratarem o serviço.
Está disponível pela plataforma para os perfis profissionais. Sendo assim, uma conta pessoal não tem acesso a esse tipo de recurso, uma vez que ele é voltado para o crescimento de negócios que usam o Instagram como meio de comunicação.
Para transformar sua conta pessoal em profissional, basta entrar no seu perfil, ir em “Configurações”, depois “Conta” e selecionar “Mudar para conta profissional”. Feito isso, basta seguir as instruções.
O Instagram pede que as contas empresariais estejam conectadas a uma página do Facebook, que pode ser criada na hora e não precisa ser alimentada se isso não fizer parte da sua estratégia. Feito isso, tudo pronto. Sua conta agora é business!
Agora é só clicar no ícone no canto inferior direito da tela e selecionar “Insights” para ter acesso às informações.
Para acessar as métricas de cada post basta abrir a publicação e clicar em “Ver insights”. Nessa página é possível encontrar dados sobre engajamento, interações, alcance, perfil do público e até mesmo impulsionar a publicação com tráfego pago.
Já dizia o ditado popular que tempo é dinheiro. Como o Instagram é uma plataforma com ritmo muito acelerado, perder um pouco de tempo significa perder muito dinheiro. Saber a performance do seu perfil permite apostar em estratégias mais assertivas de marketing.
A quantidade de interações num post sobre tela alambrado pode indicar se aquele é o melhor conteúdo para uma loja de materiais de construção. Uma análise minuciosa é necessária: talvez tenha poucos comentários, mas muitos compartilhamentos.
Alguns testes podem ser feitos com esses dados. Um reels (vídeo curto que tem alto alcance na plataforma) com o mesmo conteúdo pode ter uma performance melhor do que uma foto com informações só na legenda.
As métricas servem para determinar onde investir mais tempo e dinheiro, que tipo de conteúdo funciona mais com o seu público, e o que deve melhorar para obter o resultado desejado (mais comentários, mais compartilhamentos, etc).
Esse direcionamento significa uma economia real de recursos, uma vez que pula etapas de tentativa e erro que seriam necessárias em larga escala para se obter as mesmas informações.
As métricas mostram dados importantes não só sobre o seu conteúdo, mas principalmente sobre o seu público.
Saber a demografia da sua audiência (gênero, idade e localização), horário de mais acesso na plataforma e quais dias têm menos tráfego te permite planejar seu calendário editorial pensando nos conteúdos com prioridade na entrega aos usuários.
Não é à toa que um comercial no intervalo da novela das 20h custa caro. A audiência é maior nesse horário e o anúncio chegará até mais pessoas. Os jogos de futebol mais importantes ocorrem aos domingos pelo mesmo motivo.
Quanto mais alcance uma publicação tiver, maior seu ROI (Retorno Sobre Investimento). Viralizar um post é algo extremamente almejado. Com uma única publicação, um número imenso de contas é impactado e passa a conhecer a sua empresa.
Aproveitar acontecimentos de grande repercussão é uma boa tática. Num momento de aumento na tarifa de energia elétrica, uma fabricante de aquecedor de água solar pode fazer uma brincadeira sobre continuar tomando banho quente sem pagar mais por isso.
Conhecer a sua audiência te permite criar conteúdos relevantes que mantêm os seguidores interessados em acompanhar as suas publicações. Estudar os comentários, abrir caixas de perguntas e analisar os assuntos que repercutem mais são formas de saber o que entregar.
Lembre-se de sempre se comunicar com clareza. Quando fizer um post sobre um produto, como chapa de mdf preço, tamanhos, peso e prazo de entrega devem estar acessíveis. Informações difíceis de achar afastam os seguidores e fazem o perfil parecer suspeito.
O Instagram é uma ferramenta poderosíssima que pode ser complexa para novos usuários.
Dedique um pouquinho de tempo para estudar seus recursos e aplique as dicas deste artigo e o seu perfil estará muito mais profissional com pouco investimento necessário.
Esperamos que o texto de hoje tenha sido extremamente útil e que você finalmente tenha conseguido entender o que é o Instagram Insights e como usar cada métrica.
Faça deste texto o seu guia e siga nossas orientações para conseguir encaixar essa ferramenta da melhor maneira possível em sua empresa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.