O que é Marketing interativo e como aplicar nos negócios

O mundo de hoje está envolto em tecnologia, e para conquistar os clientes as empresas precisam utilizar de estratégias que os atraiam e façam com que se interessem pelos produtos e serviços prestados, e uma que tem ganhado destaque é o marketing interativo.

Embora não seja o mais utilizado, afinal existem diversos métodos, práticas e estratégias no mercado, esse tem se mostrado realmente diferente e bastante útil, trazendo novidades e conceitos que podem ser aplicados de diversas maneiras em sua empresa.

Sendo assim, o texto de hoje irá abordar o conceito de marketing interativo e como aplicá-lo em seus negócios, mostrando como é importante para o mercado, seus diferenciais, algumas vantagens e as empresas que tiveram sucesso com a estratégia.

Seja uma assessoria contábil empresarial ou uma grande logística, toda empresa precisa que seu público compre seus produtos e serviços para que assim continue lucrando e investindo em outras frentes de seu negócio.

Independentemente se a vontade da empresa é expandir seu espaço no mercado ou simplesmente continuar fazendo o mediano e tendo um lucro também mediano, o marketing é necessário e o dinamismo é essencial no mundo da internet.

É normal ouvir as pessoas dizerem que o marketing é a alma de um negócio, e mesmo que o foco de sua marca seja a venda e comercialização de peças usinadas de alumínio, essa sentença não está errada. É através do marketing que as pessoas conhecerão seu trabalho.

O marketing de conteúdo, por exemplo, é uma estratégia que toda empresa ou pessoa que queira ganhar notoriedade e melhor ser ranqueada pelo SEO precisa praticar e, junto a ele, outras práticas e estratégias foram desenvolvidas.

É como se fosse um conjunto de soluções de marketing que moldam a maneira como uma empresa consegue manter o seu empreendimento e continuar colocando a sua essência em seus produtos e serviços, mesmo que seja uma assistência técnica de resolvers.

Sendo assim, os tópicos a seguir irão melhor contextualizar os conceitos do marketing interativo, assim como irão mostrar as suas vantagens e como todo o seu processo de aplicação pode impactar positivamente o seu negócio.

O conceito de marketing interativo

De forma simples e bastante direta, chamamos de marketing interativo a estratégia que tem como principal objetivo encorajar leads e clientes a interagir com a marca, gerando um cenário muito mais interessante de se trabalhar e de lidar com o público.

Pensemos em uma empresa de gestão de documentos, onde a temática trabalhada e abordada já torna difícil a interação com o público, mas com o marketing interativo, aumenta o percentual de conversão de clientes e a nutrição de novos leads para o negócio.

A ideia principal é fazer com que a interação com o cliente seja o principal foco do desenvolvimento da estratégia, fazendo com que ele sinta uma experiência única e que esteja no controle de toda a situação.

Um contraponto é que os benefícios do marketing interativo precisam estar relacionados em interações com o cliente. Sendo assim, mesmo quando utilizado por uma empresa de projetos hidráulicos, podemos destacar os seguintes benefícios:

  • - Experiência de compra aprimorada para o usuário;
  • - Maior engajamento do público;
  • - Maior probabilidade de fidelização;
  • - Maior número de vendas;
  • - Alcance da marca aumentado.

Esse tipo de marketing é muito diversificado e interessante porque ele não trabalha apenas com teorias, trazendo soluções práticas que dizem exatamente o que o cliente está achando do investimento feito e das experiências que a marca está proporcionando.

Por exemplo, imaginemos que uma empresa de tratamento de resíduos industriais começa a aplicar o marketing interativo, o feedback dos clientes permite que ela mude sua trajetória e seus planos para se adequar às necessidades que eles demandam da marca.

Em outras palavras, é possível se programar e criar diversos métodos junto a essa estratégia para ser assertivo, mas caso algumas coisas deem errado no processo, é possível reagir de forma efetiva e ainda funcional, sendo muito viável para qualquer tipo de negócio.

Outro ponto que precisa ser mencionado é que, como os clientes estão mais engajados e querem interagir com esse tipo de marketing.

Isso gera mais dados para a marca que pode utilizá-los de maneira muito mais interessante, convertendo em informações importantes para a empresa de mecânica industrial.

Portanto, esse tipo de estratégia é perfeita tanto para captação de dados quanto para nutrição de leads, afinal com os dados deles fica muito mais simples saber como agradar os clientes e o público-alvo, tendo uma maior base de informação para trabalhar.

Aplicando o marketing interativo

Agora que entendemos melhor o que é o marketing interativo e como ele pode ser importante para a sua empresa, chegou o momento de receber algumas dicas que podem ser o diferencial entre uma estratégia bem aplicada e o fracasso.

Sendo assim, os tópicos abaixo reúnem uma série de informações bastante úteis que podem ajudar muito desde empresas de torre de resfriamento até as focadas em desenvolvimento de softwares. Sem mais delongas, confira.

01 - Pense no público-alvo

Em qualquer estratégia de negócios, o público-alvo sempre será um dos aspectos mais importantes que a empresa deve focar, afinal é através deles que a empresa saberá se seus investimentos estão sendo convertidos em bons resultados.

Porém, quando falamos de marketing interativo, a importância desses aspectos aumenta ainda mais pelo simples fato de que o cliente não é apenas uma bússola onde é captado a efetividade da estratégia, mas ele é o centro de todo o processo de marketing.

Em outras palavras, é preciso tratar eles com muito cuidado, pois caso a empresa falhe em se comunicar de maneira eficiente ou simplesmente não consiga encontrar o público certo para tais métodos, ela ficará para trás e de maneira bastante rápida.

Lembre-se sempre que da mesma forma que os clientes e leads podem ajudar a subir a reputação e o alcance de uma marca, também conseguem rapidamente tirar o seu prestígio através do marketing espontâneo, o conhecido boca a boca.

02 - Defina os canais de comunicação

Para ter uma estratégia de marketing eficiente e bem aplicada é preciso ter um canal de comunicação que fale diretamente com seus leads e clientes.

Isso facilita não só a entender as suas necessidades e demandas, mas também para coletar feedbacks e prever os próximos passos da empresa e dos usuários.

Pensemos que, para as pessoas entenderem o que a sua empresa quer e até mesmo ajudá-la a coletar dados, é preciso investimentos nos canais de comunicação que elas mais utilizam, como a internet nos dias de hoje, com as redes sociais.

Claro que nem sempre o seu público irá fazer parte total delas, como os próprios idosos que muitos preferem não se meter com tecnologia, embora seja algo bastante específico. Em outras palavras, é preciso saber onde se comunicar com o cliente, e ele precisa saber disso também.

Portanto, deixe sempre claro os portais nos quais seus leads e clientes podem entrar em contato com a marca e incentivá-los a dar feedbacks, fazer reclamações e sugestões quando necessário e convidá-los a fazer parte da empresa.

03 - Tenha planejamento

Apesar do marketing interativo ser muito bom e necessário para criar um diferencial dentro da sua empresa, ele não é simples de se implementar, principalmente porque é algo que necessita que todas as áreas da organização trabalhem em conjunto.

Isso porque a mudança tem que estar no DNA da empresa e os próprios colaboradores têm de querer fazer parte dessa mudança.

Tendo isso em mente, já ajuda bastante a implantar tais medidas, pois o mais difícil é fazer as pessoas mudarem o modo de trabalhar e se comportarem frente a organização.

O primeiro passo é definir quais serão as ações que a empresa irá implementar para, aos poucos, mudar a forma como colocar esse tipo de estratégia de marketing em prática. Claro que é algo que em sua grande maioria demanda esforço da equipe de marketing.

Porém ideias adicionais e uma boa comunicação por parte de todos os departamentos da empresa ajuda muito. Se planejar então com um cronograma e traçar bons prazos, assim como demandas palpáveis, é uma excelente forma de conseguir atingir o que se almeja.

Por fim, fazer reuniões constantes para garantir que as pequenas metas estejam sendo cumpridas e que o projeto não só esteja rendendo frutos, como sendo bem executado será necessário. Com isso em mente, já é um bom começo para implementar esse tipo de marketing.

Esperamos que esse texto tenha sido tanto útil como informativo e um bom orientador sobre como começar no mundo do marketing interativo. Estude o máximo as diferentes maneiras de sua empresa aproveitar desse método e ainda manter a sua essência.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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