O que é melhor, focar em personas ou em SEO?

Dois parâmetros essenciais para o marketing digital e a criação de conteúdo são personas e SEO. Ao produzir conteúdo, é preciso ter foco no seu interlocutor, ou seja, quem vai ler o seu artigo ou ver sua publicação.

Já em artigos para blog, pensar no tráfego orgânico é essencial, sendo uma métrica altamente relevante, então o SEO é outro pilar de sua estratégia de conteúdo.

Neste artigo vamos discutir qual deve ser sua principal preocupação: as personas que vão ler seu artigo ou a otimização para motores de busca para um melhor rankeamento. Esse é um assunto muito importante se você é da área de marketing, seja:

  • - Um profissional de marketing;
  • - Um redator freelancer;
  • - Um produtor de conteúdo;
  • - Qualquer pessoa que produza conteúdo web.

Esse é um questionamento para quem produz conteúdo para uma fábrica de uniformes personalizados ou qualquer outro segmento do mercado que atue na internet.

Porque meu conteúdo deve ter um direcionamento?

Muitas pessoas não possuem experiência, vivência ou costume de produzir conteúdos para a internet.

Você pode produzir um conteúdo baseado em fontes confiáveis, mas deve ir muito mais além, sabendo o direcionamento que deve dar a ele, como a linguagem utilizada e o uso de palavras-chave.

Se podemos dar algumas dicas valiosas sobre esse direcionamento, aí vão as mais valiosas:

  • Produza seu conteúdo com uma persona em mente;
  • Preocupe-se em saber o problema da persona;
  • Resolva o problema durante seu artigo;
  • Preocupe-se com os motores de busca;
  • Blog posts são produzidos para serem lidos e atraírem leitores;
  • O tráfego orgânico é uma de suas principais métricas;
  • Todo mundo deve saber um pouco de SEO.

Em outras palavras, todo conteúdo para se encaixar na estratégia de marketing de uma empresa que faz transporte de veículos ou nas demais, precisa de direcionamento. Mas ainda fica a dúvida: focar em personas ou em SEO?

Persona

Você deve sempre pensar, escrever para, ajudar e solucionar os problemas de suas personas, isso é uma regra. Quando o assunto é inbound marketing ou marketing de conteúdo, essa é a informação mais difundida no meio, e deve estar clara na cabeça de quem produz conteúdo.

Quem não segue essa regra obtém como resultados artigos que não fazem sentido, não sendo aplicáveis às dores e necessidades da persona.

Todos os usuários da internet, ao terem alguma dúvida ou questionamento, entram no Google e fazem uma pesquisa para encontrar um artigo que consiga sanar sua questão.

O bom é quando você se depara com um artigo promissor sobre aplicação de resina em piso, com um título que te atrai e acha que naquele lugar estará a informação que tanto deseja.

O frustrante é quando, após alguns segundos de leitura, se dá conta que um artigo não é do seu interesse ou apenas fala e não diz nada.

Isso pode significar algumas coisas, como o autor do artigo ter feito uma “colcha de retalhos”, copiando e colando informações de outros artigos. Ou que o autor não faz ideia do que está falando, por isso não conseguiu transmitir uma boa informação.

Outra situação é que o conteúdo não foi produzido dando o real direcionamento para sua persona, por isso não conseguiu tirar suas dúvidas.

Na verdade, assim como estas, existem muitas outras justificativas para um artigo que não tenha objetividade e a capacidade de solucionar problemas.

Para não cair nesses erros, temos algumas dicas que te auxiliarão a produzir conteúdo para uma empresa de gerenciamento de frota agrícola ou qualquer outro segmento:

  • - Conheça quem é a sua persona;
  • - Conheça seus problemas;
  • - Conheça seus maiores desafios e principais objetivos;
  • - Saiba quais são os canais utilizados para consumir informação;
  • - Qual é o tom que você deve usar;
  • - Seu objetivo é que sua mensagem chegue até suas personas;
  • - Possua objetivos claros para cada artigo do seu blog.

Contando com todas as informações que você precisa para direcionar seu artigo para uma persona específica, basta que selecione um problema e faça seu artigo com o objetivo de solucioná-lo.

O conteúdo deve ser focado no interesse da persona, e não porque você acha que é um assunto interessante para seu blog.

A produção de conteúdo sempre deve ser focada nos problemas e dúvidas do cliente ideal de uma controladoria empresarial ou qualquer que seja o segmento que você trabalhe como produtor de conteúdo.

SEO (Search Engine Optimization)

Outra situação é a otimização para mecanismos de busca com artigos que são produzidos com o único objetivo de estar na primeira página do Google, preferencialmente entre os três primeiros resultados.

Até pouco tempo atrás, era comum que os profissionais de marketing se focassem apenas na produção de artigos com alta otimização.

No entanto, eram comuns conteúdos redundantes, com palavras-chave usadas repetidamente e sem filtros na produção de um artigo para prestação de serviços de instalações elétricas ou outro segmento.

Isso ocorria porque durante muito tempo os buscadores eram guiados apenas com base nas palavras-chave. O resultado disso foi que a internet ficou cheia de conteúdos de baixa qualidade e rasos, que não satisfaziam a persona.

Foi então que, em 2011, o Google lançou uma atualização: o Panda Update. Ele penalizou milhões de páginas que possuíam conteúdo de baixa qualidade, ruim ou raso.

Em 2013 veio o Hummingbird Update, e aí as coisas mudaram de vez, sendo os conteúdos que estavam rankeando bem aqueles que ajudavam o leitor.

Os premiados são aqueles artigos capazes de responder todas as dúvidas do usuário em uma única SERP (página de resultados do Google), sem que ele volte à página de busca.

Ser a melhor resposta para sua persona é visto de forma extremamente positiva, influenciando diretamente no rankeamento da página. A forma de se beneficiar disso é focar nas personas para fazer um bom SEO e garantir o melhor rankeamento.

Sua empresa especializada em licenciamento ambiental deve focar suas produções em um público bem específico, tendo em mente que o SEO é tão importante quanto o próprio conteúdo.

Como escrever seus artigos da melhor maneira?

Para que você entenda melhor tudo que dizemos até agora, vamos amarrar os detalhes para que tudo faça mais sentido.

Depois das novas atualizações do Google, o principal fator de rankeamento é o conteúdo em si. Isso quer dizer que a forma com que ele é criado, digerido pelo público e replicado, será o que vai influenciar de forma direta o rankeamento de uma página.

Alguns fatores fundamentais para o bom rankeamento de sua página de empresa de usinagem de peças são:

  • - A idade da URL;
  • - Otimização on page;
  • - Existência de links externos;
  • - Resolver claramente a dúvida da persona;
  • - É atualizado e bem contextualizado.

O bom resultado no rankeamento é uma soma desses e de muitos outros fatores, pois nenhum fator de rankeamento sozinho coloca um artigo no topo das SERPS.

Considerações finais

Trouxemos neste artigo a discussão sobre o que é mais importante: focar em SEO ou em personas para a criação de conteúdo. A questão é que as duas coisas estão interligadas, principalmente após as últimas atualizações dos algoritmos do Google.

Os dois fatores são altamente relevantes, uma vez que um artigo focado apenas em uma determinada persona que não leve em conta as otimizações necessárias para os motores de busca não terá sucesso.

Da mesma forma, um artigo que só leve em conta as otimizações para os buscadores e não responde às dúvidas e dores da persona, também não terá sucesso.

A melhor receita para o sucesso é a elaboração de uma estratégia concisa, de forma que você consiga produzir as melhores peças de conteúdo atendendo às exigências de SEO e atendendo às necessidades da persona.

Nunca deixe de lado nenhum dos dois fatores e leve sempre em consideração com quem você quer falar, quem quer atingir com seu conteúdo. Estratégias de SEO, como otimizações internas de on page ou externas, como link building, são essenciais também.

Neste artigo você entendeu melhor o papel da persona e do SEO na sua produção de conteúdo. Viu como deve desenvolver seus artigos e conteúdos com uma visão mais ampla que consiga aliar os dois fatores e garantir o rankeamento.

Agora certamente já entendeu como os algoritmos do Google se preocupam com a qualidade do conteúdo ofertado, e o interessante é que as dúvidas e dores sejam respondidas logo de cara.

Com maior compreensão sobre o tema você pode desenvolver conteúdos de mais qualidade, mais relevantes e úteis para seu público. Lembre-se sempre que seu conteúdo deve ser original e jamais uma “colcha de retalhos” sem nexo ou qualidade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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