Profissionais de comunicação prevêem o potencial da IA em substituir certos empregos.
Um dos requisitos obrigatórios para ter um site de sucesso, é a rapidez. A Pagespeed Insights é uma ferramenta do Google que auxilia na medição de velocidade de carregamento de uma página.
Um site, no geral, não deve ser resumido apenas na composição do seu visual. É necessário que você tenha em mente que design, estratégias de SEO e a velocidade de carregamento são elementos que se complementam.
Quando todos esses fatores estão juntos, naturalmente a experiência do cliente se torna melhor.
Ou seja, um site de conserto em tanque de polipropileno, por exemplo, precisa ter um carregamento extremamente rápido, visto que parte dos seus clientes são conquistados pela internet.
De acordo com os estudos feitos pela própria Google, a velocidade está ligada diretamente ao lucro, e é por esse motivo que a empresa criou o Pagespeed Insights.
O principal objetivo da ferramenta, é realizar análises de conteúdos de um site, e apresentar opções de melhorias para ter uma velocidade melhor.
Quando todas essas melhorias são implementadas, logo, o site consegue ter mais conversões, o que é essencial para uma empresa de análise ambiental, que possui o site como principal portal de comunicação e venda com os seus clientes.
Para contextualizar melhor o tema, vamos entender, agora, o que de fato é o Pagespeed Insights. Confira:
O Pagespeed Insights (PSI), como dito anteriormente, é uma ferramenta do Google de acesso gratuito, capaz de medir a velocidade de carregamento de uma página da web.
Uma ferramenta open source, conhecida como Lighthouse, faz o trabalho de coletar, processar e analisar dados de laboratório que são combinados com dados do mundo real de um conjunto de dados.
Por trás de todo esse cálculo, é possível ter acesso a uma pontuação que informa o desempenho do site, e quais as sugestões de melhorias.
No geral, as sugestões feitas pela ferramenta do Google são pontuais, fazendo que o site de uma empresa especializada em licenciamento ambiental, tenha um resultado melhor no seu tráfego.
Essa avaliação é importante pelo simples fato de trazer ao usuário uma experiência melhor do que havia antes. Aprimorar a experiência dos seus usuários é extremamente importante, considerando que as pessoas atualmente estão cada vez mais exigentes.
Portanto, ter um site rápido, que vende sistema de gerenciamento bares e restaurantes, por exemplo, obtêm maiores chances de efetuar mais vendas
O que costuma acontecer na internet, são páginas com excesso de recursos, o que pode prejudicar o carregamento do site. Navegar em uma página que possui o carregamento lento, faz com que o usuário fique frustrado.
Dependendo da situação, o usuário acaba desistindo de buscar o que desejava, e isso faz com que o site caia na ranking de sugestões do Google, o que precisa ser evitado a todo custo pela sua empresa de instalação de película antivandalismo.
Resumidamente, a velocidade é uma das prioridades do Google, porque quanto mais rápido for, maior será o engajamento, e os anúncios serão exibidos de maneira mais contínua.
Em outras palavras, isso significa que os sites que obtiverem um bom desempenho, serão bem avaliados e estarão no topo dos resultados orgânicos.
Esse é o cenário mais positivo possível para uma produtora de vídeo comercial que possui um site, sendo ele, a fonte principal de captação de clientes.
Em contrapartida, os sites que ignoram a velocidade e investem apenas no design e conteúdo, naturalmente perdem as posições conquistadas, e comprometem todas as estratégias desenvolvidas.
Portanto, além de avaliar, o PSI ainda tem a capacidade de melhorar pontos específicos de um site. Dessa forma, o site passa por um processo de otimização na qual o Google irá apontar a velocidade de carregamento ideal.
Dessa forma, a ferramenta se torna um importante recurso que deve ser utilizado nas estratégias de SEO, para avaliar o desempenho de páginas recém criadas, ou as que estão em processo de reconstrução.
Até então, você já pôde ter percebido o quão importante a velocidade de carregamento é para uma empresa de serviço de pintura eletrostática, ou qualquer outro negócio que depende de um site, afinal, os números deixam isso bem explícito.
Por mais que o Google tenha vários critérios a serem seguidos, a velocidade precisa de uma atenção especial, e deve ser incluída em qualquer estratégia que você for desenvolver.
Na ausência de uma alta velocidade de carregamento, logo, o Google consegue identificar a alta taxa de rejeição por parte dos usuários, o que faz o próprio site perder posições no ranking.
Uma pesquisa feita com mais de 26 mil páginas, demonstrou que a conversão caiu em mais de 4% devido à demora de carregamento.
Portanto, fica mais que evidente que um site de uma empresa de usinagem de peças tenha o carregamento lento, terá, consequentemente, prejuízos financeiros. Páginas que possuem velocidade de carregamento de até 5 segundos, têm maiores taxas de conversão.
Vale dizer também que cada segundo que se passa para uma página carregar, em média, 11% dos usuários perdem o interesse em continuar navegando no site.
Para exemplificar melhor a importância da ferramenta, podemos usar a Amazon como exemplo. A empresa também fez suas contas para entender o impacto de velocidade do seu site de vendas.
Para se ter uma ideia, a empresa concluiu que uma lentidão de apenas um segundo poderia custar até 1.6 bilhões de dólares. Portanto, torna-se ainda mais explícito a importância que o Pagespeed Insights tem para uma empresa.
Esses dados nos mostram como a velocidade de carregamento de um site precisa ser constantemente analisada. Desde 2010, o Google vem indicando que o carregamento é também um critério para ranqueamento em sua SERP.
A sua utilização se torna ainda mais obrigatória, quando lembramos que a ferramenta é gratuita. No geral, para utilizá-la é bem simples, basta seguir os seguintes passos:
Pronto, dessa forma você verá quais são os levantamentos que a ferramenta fez sobre o site colocado.
Em alguns navegadores, há extensões que você pode usar para fazer essa análise no próprio navegador, contudo, leve em consideração que o Google recomenda que utilizem a sua ferramenta.
Para finalizar, vamos conhecer as principais funcionalidades que a ferramenta pode proporcionar, e como elas podem ajudar na manutenção e otimização da navegação do seu site.
Ao analisar o site, o Pagespeed Insights irá mostrar uma pontuação de 1 a 100. Quanto maior for essa nota, significa que a velocidade do seu site está melhorando. A partir de 80 pontos, o carregamento do seu site já pode ser considerado bom.
Essa parte da ferramenta mostra como foi o desempenho do seu site nos últimos 30 dias, comparando-o com outros sites.
Trata-se de uma métrica para medir o tempo gasto de navegação até a página, bem como o tempo levado para o primeiro bit do conteúdo ser renderizado.
Esse é um dado, criado a partir do Core Web Vitals, que indica a capacidade de resposta aos comandos dos usuários.
Ao contrário do que vai os dados do campo, os dados de laboratório simulam a realidade, mas não são precisamente dados reais. O Pagespeed Insights é capaz de gerar dados que indicam as nuances do desempenho do site.
Conhecido também como FCP (First Contentful Paint), trata-se de uma outra métrica relacionada a velocidade de exibição de conteúdo. Quanto menor for, significa que o conteúdo está sendo carregado de maneira rápida.
Nessa parte, temos acesso à velocidade em que o conteúdo é carregado totalmente para o usuário.
A primeira CPU ociosa é, na verdade, um dado sobre a capacidade da pagina responder à entrada dos usuários sem demora. As informações levantadas por esse recurso, mostra também quais são os elementos interativos do seu site.
Nessa parte, o Pagespeed Insights mostra qual o tempo levado para que a página fique, por completo, interativa para o usuário.
Relacionado aos dados de laboratório, trata-se da máxima demora possível de uma primeira entrada, mostrando a duração de uma tarefa mais longa.
Como dito anteriormente, é nessa parte que o Pagespeed Insights consegue fazer uma série de sugestões de melhorias que forem cabíveis para o seu site.
Por fim, temos o diagnóstico, que mostra o status atual de cada página do seu site, e sugere também, algumas práticas para melhorar a performance do mesmo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.