O que são leads no marketing?

Assim como diversos outros conceitos do universo digital, os leads surgiram como uma inovação que mudou por completo a relação entre marca e consumidor e a maneira como as empresas olham para as pessoas interessadas em seu produto ou serviço. 

Quem empreende precisa lidar com leads todos os dias, e todos nós, independentemente do nosso perfil, já fomos, somos e seremos o lead de alguma marca em algum momento e isso é mais comum do que imaginamos. 

Por exemplo, você pode ter procurado por um produto ou serviço que deseja comprar e acessou o site de uma marca que o oferece. Essa simples ação já faz de você um lead para a marca em questão. 

Seja uma empresa especializada no conserto em tanque de polipropileno ou até mesmo uma loja de produtos eletrônicos, os leads estão sempre por perto e é preciso estar bem atento e de olhos abertos a eles.

Antes de qualquer coisa, precisamos entender que antes de captar clientes para a sua marca, você precisa se preocupar em captar leads, que é o estágio anterior que uma pessoa ocupa antes de se tornar, de fato, cliente da sua marca. 

Por isso, entender bem sobre o que se trata o lead dentro do marketing digital é essencial para qualquer tipo de negócio, pois ele te ajuda a conhecer a fundo o seu público-alvo e mudar por completo suas estratégias. 

Vivemos em um mundo onde o mercado está cheio de marcas, empresas, produtos e serviços que estão interessados apenas em vender mais e mais, e não em construir uma relação bacana com seus clientes. 

Justamente por isso, o conceito de lead chegou para transformar a maneira como uma empresa de serralheria, por exemplo, atrai e fideliza uma pessoa a sua marca, e hoje nós vamos a fundo nesse conceito. 

Conheça o conceito de leads 

Os leads, dentro do marketing, são espécies de possíveis clientes, ou seja, são pessoas que demonstram algum tipo de interesse no seu produto ou serviço e estão a um passo de realizar a compra ou contratação dele. 

O lead é aquela pessoa que se encontra na zona cinzenta, ainda não tem certeza se vai ou não comprar de você, mas já deu sinais que se interessa pela sua marca e é preciso estar atento a esses sinais para não perdê-lo de vista. 

A pessoa, quando está sendo um lead, está no estágio anterior e precisa de um pequeno empurrãozinho para se tornar um cliente de vez da sua marca, mas para isso, você precisa ajudá-lo nessa jornada. 

Por exemplo, se um usuário entrou no site da sua empresa especializada em licenciamento ambiental e preencheu um formulário para contato com seus dados pessoais, significa que ele possui interesse pelo seu serviço, nesse caso, ele é um lead. 

Essas ações podem variar bastante, vão desde o preenchimento de um formulário para contato até uma curtida ou compartilhamento na publicação de uma marca nas redes sociais. 

Mas o fato é que, você precisa estar atento a essas ações para saber identificar os seus leads e não deixar que eles escapem, caso contrário, você pode perder o que pode ser um cliente fiel da sua marca. 

Entenda a importância dos leads

Como mencionamos anteriormente, os leads são possíveis clientes da sua marca, ou seja, são aquelas pessoas que precisam de uma atenção especial para se convencerem de que a sua marca é a melhor do segmento. 

Isso porque, independentemente se o seu negócio vende sistema de pedidos online para restaurantes ou até mesmo produtos de limpeza para carros, você sempre terá concorrência direta no mercado. 

E para garantir o sucesso da sua marca e o aumento dos seus resultados, você precisa se diferenciar deles e provar ao público que merece a confiança deles, e nesse momento, os leads serão os personagens principais dessa história. 

Quando você conquista um lead, você também conquista um novo cliente que, ao se fidelizar e identificar com a sua marca, irá indicá-la para outras pessoas e até mesmo consumir novamente de você. 

Sendo assim, você terá uma pessoa para fazer propaganda de graça do seu negócio, precisando garantir apenas um ótimo atendimento,experiência e um produto ou serviço de qualidade que realmente cative essa pessoa. 

Para que uma empresa de instalação de película antivandalismo cresça dentro do seu segmento e se torne uma referência, ela precisa garantir que seus clientes irão falar bem da marca, e conquistar o lead é o primeiro passo desse processo. 

Os leads são aqueles que estão no estágio que mais precisa de atenção e cuidado da sua parte e da sua equipe de vendas e marketing, pois eles podem trazer diversos benefícios para o seu negócio. 

Eles possuem mais chances de serem retidos, ou seja, fidelizados a sua marca, clientes que entendem a qualidade do que você oferece e, com o passar do tempo, não trocaram mais a sua marca por nenhuma outra no mercado. 

Assim como podem se tornar clientes educados, ou seja, aqueles que sabem de cor e salteado tudo o que envolve a sua marca e estará pronto para usar isso para atrair mais clientes e até mesmo defender o seu negócio em momentos delicados. 

Seja uma produtora de vídeo comercial ou qualquer outro tipo de negócio, como mencionamos anteriormente, toda empresa possui leads e é essencial que você saiba reconhecê-los e que cuide muito bem deles. 

3 dicas para conquistar seus leads 

Qualquer conquista, na vida ou no meio dos negócios, precisa de muito cuidado, esforço, dedicação, determinação e claro, estratégias corretas para que isso seja feito da melhor maneira possível.

Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para te ajudar a conquistar seus leads, são dicas simples e versáteis que podem ser aplicadas por qualquer pessoa e em qualquer tipo de negócio. Confira: 

  1. 1 - Produza conteúdo de qualidade 

A primeira dica é uma praxe mas que nunca pode ficar de fora do escopo de planejamento de qualquer empresa que queira atrair mais clientes e conquistar de vez os seus leads, a produção de conteúdo qualificativo para eles. 

Quando falamos de conteúdo, nos referimos a vídeos na internet, posts nas redes sociais e até mesmo o envio de e-mails e newsletter com assuntos voltados para o seu segmento e que possam ajudar a convencer esses leads da qualidade do que você oferece. 

O lead de uma empresa de usinagem de peças, por exemplo, pode se sentir mais confiante ao ver um conteúdo da marca falando mais sobre o assunto, dessa maneira você consegue educar esse lead e ainda provar a credibilidade e profissionalismo da sua marca. 

  1. 2 - Demonstre sua preocupação 

Hoje, as pessoas estão interessadas em uma marca que não esteja preocupada apenas em vender mais de seus produtos ou serviços para ganhar mais dinheiro, os usuários desejam uma marca que os vejam além dos números e valores que pode gastar. 

Elas querem relacionamento, intimidade e comunicação entre marca e consumidor, por isso, ofereça muito mais do que apenas um atendimento robotizado perguntando se a pessoa em questão precisa de ajuda com alguma coisa. 

Prove que a sua marca é humanizada e entenda como aquela pessoa se sente, quais seus sonhos, dores, desejos e necessidades que podem ser supridas pela sua marca, fazendo com que o seu produto ou serviço seja valioso para mudar a vida deles. 

  1. 3 - Ofereça amostras grátis 

Por fim, você pode oferecer amostras grátis sobre o seu produto ou o seu serviço de pintura eletrostática, o que traz ainda mais credibilidade para a sua marca e faz com que o lead tenha certeza de que é de você que ele irá consumir.

No caso de produtos físicos, você pode oferecer uma pequena amostra em alguns pontos de venda ou então um pequeno tempo dando um gostinho do serviço que você presta, assim como os feedbacks de antigos clientes, que são muito válidos nessa hora. 

Essas amostras grátis serviram como um marketing puro do seu negócio, fazendo com que o lead se apaixone pela sua marca sem que seja necessário uma palavra da sua parte, pois o seu produto ou serviço falará por você. 

Essas são apenas algumas de diversas dicas que podem te ajudar a conquistar seus leads e privar a qualidade do seu negócio de maneira natural e profissional, entendo o poder e influência desses perfis dentro da sua empresa. 

Cases de sucesso 

E assim como em diversas outras estratégias, também existem marcas que se tornaram cases de sucesso quando o assunto é uma boa educação para a conquista de leads, e algumas delas são:

  • - Submarino;
  • - Folha de São Paulo;
  • - Samsung;
  • - Americanas;
  • - Ifood;
  • - Uber, entre outras. 

Essas são algumas marcas que entenderam a importância dos leads em seu negócio e aplicaram dicas, como as que mencionamos acima, para conquistá-los e fidelizá-los a sua empresa, não é à toa que hoje são gigantes em seus segmentos. 

Considerações finais 

Dessa maneira, você verá que não é preciso ser um expert em marketing para conquistar leads e pessoas que acreditem no seu negócio ao ponto de consumirem justamente de você e ainda indicarem sua marca para outras pessoas. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos

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