Profissionais de comunicação prevêem o potencial da IA em substituir certos empregos.
Temos que concordar em uma coisa: é cada vez mais presente o papel da tecnologia nas empresas.
Seja para elaborar novas estratégias, entender sobre o comportamento dos clientes, otimizar os processos internos, dentre outras diversas possibilidades, a tecnologia é uma aliada para a melhoria da performance do seu negócio.
E por essa razão, o investimento em tecnologia também se tornou mais comum entre as empresas, tanto para organizar a rotina de trabalho quanto para reduzir custos e obter vantagens competitivas.
A tecnologia chegou desde a terceirização de serviços, como o outsourcing de impressão, como uma forma de alcançar novos clientes e alçar voos mais altos e longos.
Mas vamos explorar mais sobre as vantagens e benefícios da tecnologia ao longo do post. Quer saber mais sobre os impactos da tecnologia no seu negócio? Então não deixe de nos acompanhar neste conteúdo! Vamos lá?
Uma das vantagens mais visíveis da tecnologia é que ela chegou com uma gama de ferramentas atualizadas, assim como mecanismos automatizados para a realização das tarefas.
Se você não acredita no potencial da tecnologia, basta observar há alguns anos atrás como era o processo de fabricação de um moinho de milho:
Provavelmente, para esse e para outros diversos produtos, era necessário um grande esforço por parte da mão-de-obra, assim como o tempo de fabricação também era muito maior.
Sendo assim, a otimização de processos chegou para simplificar as atividades de uma empresa. Hoje em dia, é possível elaborar uma série de processos de maneira ágil de dinâmica!
Como resultado de processos mais otimizados, também é possível ter um trabalho mais produtivo, independente se a tarefa é operacional ou gerencial.
Seja no setor de comunicação, marketing, recursos humanos, estratégias ou operacional, nos dias de hoje, com a automatização de processos e o uso das novas tecnologias (como inteligência artificial, Big Data, etc), é possível realizar atividades mais complexas, gerando um nível de produtividade ainda maior.
A comunicação é um fator fundamental para qualquer negócio. Seja entre os membros da equipe ou entre clientes e parceiros, as estratégias de comunicação são essenciais para promover uma melhor experiência para os clientes e fortalecer a imagem da marca.
Por essa razão, com a tecnologia, é possível ter serviços de e-mail otimizados, Chatbots que respondem dúvidas de clientes de modo instantâneo, ferramentas como o CRM para gerenciar contatos, e muito mais.
Por fim, a tecnologia também faz com que uma empresa tenha mais segurança nos dados e informações, prevenindo possíveis ataques cibernéticos ou até mesmo no espaço físico da organização.
Se sua empresa atua com seringa de insulina, por exemplo, as plataformas tecnológicas estão agora mais integradas do que nunca para proteger os dados e informações do seu negócio!
Agora que você já sabe quais são os impactos positivos da tecnologia em seu negócio, o que está esperando para apostar na tecnologia e ter sucesso?
Gostou do post? Conta pra gente!
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.