Por que é importante unir Publicidade e Design?

Áreas como publicidade e design estão ganhando cada vez mais notoriedade no mercado, e grande parte disso é devido à maneira como ambas entregam ótimos resultados quando trabalhadas separadamente e também em conjunto. 

No mundo em que vivemos, contar com a publicidade e com o design trabalhando em paralelo é essencial para todo e qualquer tipo de negócio que deseja ter sucesso em suas estratégias.

Muitos questionam e até mesmo se desconfiam sobre o trabalho entre duas áreas tão diferentes, como é o caso da publicidade e do marketing, mas o fato é que essa junção inusitada tem trazido diversos benefícios para as empresas. 

E quanto antes entendermos isso, mais rápido a sua marca conseguirá também unir essas áreas a fim de que suas estratégias sejam mais personalizadas e segmentadas para o público que deseja alcançar. 

Não é atoa que uma empresa especialista em revestimento de cilindros para máquinas se tornou a melhor em seu segmento, pois soube abraçar e entender a importância da junção de setores dentro da empresa. 

Trabalhar só com publicidade ou só com design é um baita desafio e apenas os profissionais dessa área sabem como é, por isso, a união entre ambos tem trago ótimos resultados não apenas para as empresas mas também para a rotina desses profissionais. 

Sabemos bem que para uma marca se manter de pé no mercado e alcançar bons resultados não basta apenas contar com um produto ou serviço de qualidade, mas também com áreas bem estruturadas e bons profissionais para divulgá-la. 

A chegada da era digital tornou esse processo ainda mais simples e otimizado, pois hoje é possível levar a sua marca para milhares de pessoas ao redor do mundo sem precisar sair da sua cadeira. 

Assim como conseguimos encontrar uma empresa de cameras de segurança SP pela internet, também é possível encontrar estratégias e táticas personalizadas para divulgar  sua marca dentro deste universo. 

Mas não basta apenas divulgar o nome da sua marca ou o que ela oferece, o processo de construção de uma campanha publicitária para uma marca vai além disso e precisa de muito cuidado com os mínimos detalhes. 

Por isso, hoje iremos falar sobre a junção da publicidade com o design, que promete mudar essa realidade e já está ajudando milhares de empresas a transformarem seus negócios no mercado, seja qual for o tamanho ou segmento dele. 

Entenda o que é publicidade e design  

Antes de qualquer coisa, precisamos entender bem o que é a publicidade e o que é o design, para que enfim saibamos como essas duas áreas que, por mais diferentes que pareçam ser, podem se unir para ajudar empresas. 

A publicidade, durante muito tempo, foi vista como uma área que queria enganar as pessoas e vender produtos ou serviços a qualquer custo. Mas isso não passa de um mito, que mancha esse mercado tão importante e necessário no mundo empresarial. 

A área de publicidade dentro de uma assessoria contábil para abertura de empresa, por exemplo, é responsável pelo desenvolvimento de estratégias e campanhas que irão ajudar a marca a alcançar o objetivo estabelecido. 

Se a empresa deseja alcançar R$10 mil reais em vendas dentro de 30 dias, são os profissionais de publicidade que irão trabalhar ativamente para criar campanhas personalizadas e segmentadas para o público-alvo da empresa. 

Já o design é aquele profissional que trabalha na projeção, ou seja, ele irá fazer com que a ideia de uma pessoa saia da teoria e se torne algo palpável através da construção de elementos e formatos visuais que façam com que aquela ideia se torne real. 

Por exemplo, imagine que o dono de uma loja de roupas pensou em uma nova peça que seria sucesso na marca e anotou todos os detalhes dele. É o design que conseguirá usar o seu trabalho para criar essa peça e apresentá-la visualmente para quem teve a ideia inicial. 

Dentro de uma empresa de descontaminação de solo, por exemplo, o design também é responsável pela criação de projetos visuais que mostram aos clientes como está o solo e como ele pode ficar após o trabalho de descontaminação. 

Assim, entendemos um pouco sobre cada uma dessas áreas, como elas trabalham e como podem ser usadas nos mais diversos tipos de negócios. Mas já parou para pensar como designer e publicitário trabalham juntos? 

Pois bem, enquanto o publicitário é aquele que cria a teoria e pensa em estratégias e campanhas para uma marca, o designer já cuida da parte de prototipação e da criação de algo visual para que aquela ideia se torne realidade. 

Por exemplo, se um publicitário pensa em criar uma campanha de divulgação que envolve a produção de um comercial com imagens paradisíacas e pessoas em locais diferentes usando o produto da marca, é o designer que colocará essas ideias em prática.

Assim como funciona em uma empresa de montagem mecânica industrial, onde o profissional monta o equipamento seguindo o manual de fábrica, o designer monta o seu projeto seguindo a ideia do publicitário. 

Dessa forma, é possível ter um profissional que foque apenas na parte teórica enquanto outro foca na prática e, juntos, construam algo de extrema qualidade para a empresa, trazendo diversos benefícios para todos, como:

  • - Inovação nos processos;
  • - Criação de identidade da marca;
  • - Melhor comunicação entre as áreas;
  • - Mais qualidade do serviço prestado;
  • - Maior segmentação de público;
  • - Menor sobrecarga para uma área;
  • - Construção de boas narrativas;
  • - Melhor usabilidade;
  • - Entre outros. 

Isso mostra que uma empresa tem muito mais a ganhar do que perder ao investir na união entre ambas as áreas, que por mais diferentes que possam ser, trazem diversas vantagens como as citadas acima, tanto para a empresa quanto para os profissionais. 

Saiba como unir os times de publicidade e design 

Trabalhar com pessoas é sempre um grande desafio, pois elas sempre irão pensar diferente umas da outra e quando se decide unir duas áreas diferentes, parece que a situação só piora. Mas acredite, um pouco no esforço no início irá valer a pena lá na frente. 

Por isso, unir o time de publicidade e design da sua empresa de assistência técnica de encoder ou seja qual for o seu segmento, pode até parecer um bicho de sete cabeças, mas iremos te provar que está longe disso. 

Confira abaixo algumas dicas simples mas que farão toda a diferença para ajudar na união dessas duas áreas tão importantes dentro da sua empresa: 

Converse com ambos os times 

Algumas pessoas detestam ser pegas de surpresa, por isso, antes de qualquer coisa, é importante conversar com ambos os times para que eles estejam cientes da mudança que haverá e já se preparem para trabalhar com profissionais diferentes. 

Por isso, promova uma reunião com cada equipe, separadamente, e fala sobre a ideia, se preferir, pode até mesmo chamar cada funcionário para conversar individualmente e entender a fundo o que cada um deles pensa. 

Dessa maneira, você mostrará que os funcionários possuem espaço para darem suas ideias e opiniões e falarem o que acham sobre isso e como a união pode ajudar ou atrapalhar a situação da empresa, ou da equipe. 

Realize reuniões juntos 

Para que um bom serviço de gerenciamento de obras seja entregue da melhor maneira possível e dentro do prazo, é normal que áreas diferentes se reúnem para saber o que cada uma pode fazer nesse caso. 

Quando se decide unir duas equipes diferentes, realizar reuniões com ambos os times é essencial para que os funcionários se conheçam e para que cada um entenda como funciona a dinâmica de trabalho do outro grupo. 

De nada adianta apenas falar que deseja unir os times mas não permitir que eles interajam entre si, por isso, crie reuniões e situações onde os publicitários terão que falar com os designer e vice-versa, pois assim você garante mais intimidade entre ambos. 

Ouça todas as ideias e opiniões 

Por fim, mas não menos importante, ouvir todos é algo extremamente importante em qualquer área ou empresa, pois é o que prova ao funcionário que ele tem autonomia e espaço para se expressar como desejar. 

Assim como o cliente de uma loja de móveis para jardim sabe que pode e deve dar o seu feedback em relação ao produto, de espaço para que os profissionais entendam que o feedback deles em relação a essa mudança também é muito importante.

Dessa maneira, os gestores conseguem entender e conhecer mais seus profissionais, além de saber como suas decisões estão afetando cada um deles, garantindo que o resultado final seja bom para ambos os lados. 

Essas dicas podem até mesmo parecer banais, mas acredite, fazem toda a diferença na hora de unir áreas e pessoas que são e pensam diferente, fazendo com que esse processo seja o mais natural e leve possível para ambos. 

Cases de sucesso

Para finalizar, preparamos uma lista com algumas marcas de sucesso no mercado e dos mais variados segmentos, que obtiveram ótimos resultados ao unir as áreas de publicidade e design na empresa. Confira: 

  • - Adidas;
  • - Natura;
  • - Magazineluiza;
  • - Amazon;
  • - C&A;
  • - Vivo
  • - Entre outras. 

Nada impede a sua marca de ser a próxima e entrar nessa lista, desde que, assim como elas, você entenda o quão importante e influente a junção entre publicidade e design pode ser dentro do seu negócio. 

Dessa forma, você garante não apenas mais resultados para o seu negócio, mas também um melhor clima organizacional e uma união que pode durar uma vida da sua empresa e mudar a vida de muitas pessoas. 


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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