Profissionais de comunicação prevêem o potencial da IA em substituir certos empregos.
Áreas como publicidade e design estão ganhando cada vez mais notoriedade no mercado, e grande parte disso é devido à maneira como ambas entregam ótimos resultados quando trabalhadas separadamente e também em conjunto.
No mundo em que vivemos, contar com a publicidade e com o design trabalhando em paralelo é essencial para todo e qualquer tipo de negócio que deseja ter sucesso em suas estratégias.
Muitos questionam e até mesmo se desconfiam sobre o trabalho entre duas áreas tão diferentes, como é o caso da publicidade e do marketing, mas o fato é que essa junção inusitada tem trazido diversos benefícios para as empresas.
E quanto antes entendermos isso, mais rápido a sua marca conseguirá também unir essas áreas a fim de que suas estratégias sejam mais personalizadas e segmentadas para o público que deseja alcançar.
Não é atoa que uma empresa especialista em revestimento de cilindros para máquinas se tornou a melhor em seu segmento, pois soube abraçar e entender a importância da junção de setores dentro da empresa.
Trabalhar só com publicidade ou só com design é um baita desafio e apenas os profissionais dessa área sabem como é, por isso, a união entre ambos tem trago ótimos resultados não apenas para as empresas mas também para a rotina desses profissionais.
Sabemos bem que para uma marca se manter de pé no mercado e alcançar bons resultados não basta apenas contar com um produto ou serviço de qualidade, mas também com áreas bem estruturadas e bons profissionais para divulgá-la.
A chegada da era digital tornou esse processo ainda mais simples e otimizado, pois hoje é possível levar a sua marca para milhares de pessoas ao redor do mundo sem precisar sair da sua cadeira.
Assim como conseguimos encontrar uma empresa de cameras de segurança SP pela internet, também é possível encontrar estratégias e táticas personalizadas para divulgar sua marca dentro deste universo.
Mas não basta apenas divulgar o nome da sua marca ou o que ela oferece, o processo de construção de uma campanha publicitária para uma marca vai além disso e precisa de muito cuidado com os mínimos detalhes.
Por isso, hoje iremos falar sobre a junção da publicidade com o design, que promete mudar essa realidade e já está ajudando milhares de empresas a transformarem seus negócios no mercado, seja qual for o tamanho ou segmento dele.
Antes de qualquer coisa, precisamos entender bem o que é a publicidade e o que é o design, para que enfim saibamos como essas duas áreas que, por mais diferentes que pareçam ser, podem se unir para ajudar empresas.
A publicidade, durante muito tempo, foi vista como uma área que queria enganar as pessoas e vender produtos ou serviços a qualquer custo. Mas isso não passa de um mito, que mancha esse mercado tão importante e necessário no mundo empresarial.
A área de publicidade dentro de uma assessoria contábil para abertura de empresa, por exemplo, é responsável pelo desenvolvimento de estratégias e campanhas que irão ajudar a marca a alcançar o objetivo estabelecido.
Se a empresa deseja alcançar R$10 mil reais em vendas dentro de 30 dias, são os profissionais de publicidade que irão trabalhar ativamente para criar campanhas personalizadas e segmentadas para o público-alvo da empresa.
Já o design é aquele profissional que trabalha na projeção, ou seja, ele irá fazer com que a ideia de uma pessoa saia da teoria e se torne algo palpável através da construção de elementos e formatos visuais que façam com que aquela ideia se torne real.
Por exemplo, imagine que o dono de uma loja de roupas pensou em uma nova peça que seria sucesso na marca e anotou todos os detalhes dele. É o design que conseguirá usar o seu trabalho para criar essa peça e apresentá-la visualmente para quem teve a ideia inicial.
Dentro de uma empresa de descontaminação de solo, por exemplo, o design também é responsável pela criação de projetos visuais que mostram aos clientes como está o solo e como ele pode ficar após o trabalho de descontaminação.
Assim, entendemos um pouco sobre cada uma dessas áreas, como elas trabalham e como podem ser usadas nos mais diversos tipos de negócios. Mas já parou para pensar como designer e publicitário trabalham juntos?
Pois bem, enquanto o publicitário é aquele que cria a teoria e pensa em estratégias e campanhas para uma marca, o designer já cuida da parte de prototipação e da criação de algo visual para que aquela ideia se torne realidade.
Por exemplo, se um publicitário pensa em criar uma campanha de divulgação que envolve a produção de um comercial com imagens paradisíacas e pessoas em locais diferentes usando o produto da marca, é o designer que colocará essas ideias em prática.
Assim como funciona em uma empresa de montagem mecânica industrial, onde o profissional monta o equipamento seguindo o manual de fábrica, o designer monta o seu projeto seguindo a ideia do publicitário.
Dessa forma, é possível ter um profissional que foque apenas na parte teórica enquanto outro foca na prática e, juntos, construam algo de extrema qualidade para a empresa, trazendo diversos benefícios para todos, como:
Isso mostra que uma empresa tem muito mais a ganhar do que perder ao investir na união entre ambas as áreas, que por mais diferentes que possam ser, trazem diversas vantagens como as citadas acima, tanto para a empresa quanto para os profissionais.
Trabalhar com pessoas é sempre um grande desafio, pois elas sempre irão pensar diferente umas da outra e quando se decide unir duas áreas diferentes, parece que a situação só piora. Mas acredite, um pouco no esforço no início irá valer a pena lá na frente.
Por isso, unir o time de publicidade e design da sua empresa de assistência técnica de encoder ou seja qual for o seu segmento, pode até parecer um bicho de sete cabeças, mas iremos te provar que está longe disso.
Confira abaixo algumas dicas simples mas que farão toda a diferença para ajudar na união dessas duas áreas tão importantes dentro da sua empresa:
Algumas pessoas detestam ser pegas de surpresa, por isso, antes de qualquer coisa, é importante conversar com ambos os times para que eles estejam cientes da mudança que haverá e já se preparem para trabalhar com profissionais diferentes.
Por isso, promova uma reunião com cada equipe, separadamente, e fala sobre a ideia, se preferir, pode até mesmo chamar cada funcionário para conversar individualmente e entender a fundo o que cada um deles pensa.
Dessa maneira, você mostrará que os funcionários possuem espaço para darem suas ideias e opiniões e falarem o que acham sobre isso e como a união pode ajudar ou atrapalhar a situação da empresa, ou da equipe.
Para que um bom serviço de gerenciamento de obras seja entregue da melhor maneira possível e dentro do prazo, é normal que áreas diferentes se reúnem para saber o que cada uma pode fazer nesse caso.
Quando se decide unir duas equipes diferentes, realizar reuniões com ambos os times é essencial para que os funcionários se conheçam e para que cada um entenda como funciona a dinâmica de trabalho do outro grupo.
De nada adianta apenas falar que deseja unir os times mas não permitir que eles interajam entre si, por isso, crie reuniões e situações onde os publicitários terão que falar com os designer e vice-versa, pois assim você garante mais intimidade entre ambos.
Por fim, mas não menos importante, ouvir todos é algo extremamente importante em qualquer área ou empresa, pois é o que prova ao funcionário que ele tem autonomia e espaço para se expressar como desejar.
Assim como o cliente de uma loja de móveis para jardim sabe que pode e deve dar o seu feedback em relação ao produto, de espaço para que os profissionais entendam que o feedback deles em relação a essa mudança também é muito importante.
Dessa maneira, os gestores conseguem entender e conhecer mais seus profissionais, além de saber como suas decisões estão afetando cada um deles, garantindo que o resultado final seja bom para ambos os lados.
Essas dicas podem até mesmo parecer banais, mas acredite, fazem toda a diferença na hora de unir áreas e pessoas que são e pensam diferente, fazendo com que esse processo seja o mais natural e leve possível para ambos.
Para finalizar, preparamos uma lista com algumas marcas de sucesso no mercado e dos mais variados segmentos, que obtiveram ótimos resultados ao unir as áreas de publicidade e design na empresa. Confira:
Nada impede a sua marca de ser a próxima e entrar nessa lista, desde que, assim como elas, você entenda o quão importante e influente a junção entre publicidade e design pode ser dentro do seu negócio.
Dessa forma, você garante não apenas mais resultados para o seu negócio, mas também um melhor clima organizacional e uma união que pode durar uma vida da sua empresa e mudar a vida de muitas pessoas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.