Quais as estratégias de CRM mais usadas no marketing?

O CRM pode ser uma ótima ferramenta para melhorar a sua interação com os clientes e vender mais.

Através de uma análise detalhada do que o seu público deseja e como o seu produto pode ser ofertado a ele, é possível aumentar a taxa de conversão consideravelmente.

Por esse motivo, entenda como o CRM funciona e quais são as estratégias mais utilizadas no marketing para assim aplicá-los no seu negócio também.

O que é CRM?

O CRM significa Customer Relationship Management, o que quer dizer Relacionamento com o Cliente. Ele possui o objetivo de:

- Fortalecer o relacionamento com o cliente;

- Desenvolver um processo comercial mais ágil;

- Segmentar os clientes;

- Focar na excelência do atendimento.

O CRM nada mais é do que um conjunto de estratégias que possui como foco a satisfação do cliente através da sua marca.

O objetivo dele é promover um relacionamento com o cliente, a fim de que eles fiquem satisfeitos com os serviços, produtos e atendimento que a empresa oferece e se fidelizando à marca.

Por exemplo, se você possui uma empresa de serviços de automação industrial, ao identificar as necessidades do seu cliente, é possível vender mais e com maior facilidade.

Nesse caso, o cliente não estaria apenas buscando a automação de suas funções, mas a redução nos custos em mão de obra, a alta tecnologia na indústria e a rapidez no processo.

É preciso identificar o perfil e necessidade do cliente para realizar uma venda específica, focada na satisfação e resolução de problemas do consumidor.

Com a ajuda de um software de CRM especializado é possível conhecer os clientes, organizar as possíveis oportunidades de negócio, personalizar interações com diferentes consumidores e proporcionar uma experiência positiva aos clientes com a marca.

O CRM ajuda a proporcionar o diferencial para a sua empresa de uma relação com o cliente mais personalizada e específica para solucionar os seus problemas e, assim, aumentar o número de vendas do seu produto ou serviço.

Entretanto, dentre tantos tipos diferentes de CRM, como saber qual é o melhor para a sua empresa?

Quais são os tipos de CRM?

O software de CRM possui inúmeras vantagens para a evolução do seu negócio, e saber escolher o certo para a sua empresa é fundamental. Ao todo, existem quatro tipos diferentes de CRM, sendo eles:

- CRM analítico;

- CRM colaborativo;

- CRM operacional;

- CRM estratégico.

Esses são os principais tipos e proporcionam uma melhor experiência para o consumidor de diversas formas, cada um em sua particularidade.

CRM analítico

O CRM analítico possui a função de coletar e analisar os dados dos clientes da sua empresa. Os relatórios dessa plataforma são gerados automaticamente, e a partir da sua coleta é possível realizar análises sobre o perfil de seus consumidores.

Dessa forma a segmentação é realizada através da seleção de características específicas dos clientes no banco de dados. Assim a sua separação por nichos ocorre de forma mais rápida, fácil e eficiente.

Por exemplo, se você possui uma empresa que fornece um sistema de gestão empresarial, nesse caso você terá diferentes perfis de clientes, por mais que exista uma persona, ou seja, cliente ideal pré-estabelecido.

Isso acontece porque existem muitas pessoas que precisam dos seus serviços, e por mais que exista um perfil ideal para o consumo, os nichos tendem a variar.

A empresa que solicitou por seus serviços pode ser da área alimentícia, industrial, uma loja de roupas, rede de torre de iluminação, entre muitas outras possibilidades.

Por esse motivo, é essencial a separação de nichos através da análise de dados para que assim se proporcione um atendimento especializado e personalizado.

CRM colaborativo

O CRM colaborativo é, como o próprio nome já diz, o trabalho colaborativo. Ele é um trabalho em equipe que acontece entre diferentes times e departamentos da empresa.

Dessa forma, as informações possuem fluidez e circulam com maior eficácia nos diferentes pontos de interação entre cliente e empresa. Assim se otimiza toda a comunicação organizacional de um negócio.

Por exemplo, se você possui uma empresa de terceirização de serviços gerais, você pode utilizar o CRM colaborativo para melhor a comunicação entre os departamentos da empresa e também a troca de informações entre os clientes e a marca.

CRM operacional

O CRM operacional é utilizado na parte prática de um negócio, onde se utiliza em ações rotineiras do setor de atendimento, suporte técnico, marketing e nas vendas.

Por exemplo, se você possui uma empresa de consultoria de segurança do trabalho, o CRM operacional pode te ajudar a gerenciar follow-ups, agendar reuniões e analisar e definir as melhores rotas para se visitar os clientes.

CRM estratégico

Por sua vez, o CRM estratégico é a junção dos três tipos de CRMs, onde se busca resultados de médio e longo prazo a fim de obter uma visão mais ampla e alinhada das oportunidades do negócio.

Dessa forma, a sua empresa de projeto estrutura metálica dwg, por exemplo, pode utilizar os dados analisados para a criação de um planejamento estratégico e a confecção de operações pré-determinadas, utilizando todos os CRMs.

Por mais que o CRM estratégico seja o mais completo, para se escolher o melhor tipo de plataforma para o seu negócio basta analisar as necessidades da empresa.

Para isso, é possível observar o porte do negócio, o segmento em que ele atua, a sua complexidade em vendas e as funções que são consideradas essenciais para o seu processo de venda.

Quais são as estratégias básicas de CRM?

Além dos softwares, existem algumas estratégias de CRM que podem ser aplicadas no seu negócio. Elas podem ser divididas em:

- Fortalecimento do relacionamento com o cliente;

- Desenvolvimento de um processo comercial mais rápido;

- Segmentação de clientes;

- Foco na excelência do atendimento.

Essas são algumas das estratégias básicas que podem ajudar a sua empresa a crescer e conquistar cada vez mais clientes.

1. Fortalecimento do relacionamento com o cliente

Essa estratégia busca proporcionar um relacionamento personalizado com o cliente, de forma que se fortaleça o relacionamento entre consumidor e marca. Além disso, essa estratégia visa o melhor atendimento em pós-venda, acompanhando o processo.

A marca deve estar focada no cliente, na sua experiência com a marca e a sua satisfação com o produto ou serviço oferecido.

Por exemplo, se você vende uma máquina de café para empresas, a sua missão, a fim de fortalecer o relacionamento com o seu cliente, é proporcionar a melhor experiência possível para o seu consumidor.

Isso acontece através da máquina de café, do atendimento, do processo em pós-venda, entre outras etapas de compra. O objetivo é sempre a satisfação do cliente, e com isso se obtêm maiores chances de sua fidelização com a marca e a efetivação de novas compras.

2. Desenvolvimento de um processo comercial mais rápido

Essa estratégia visa a otimização do processo a fim de diminuir o tempo gasto em ações desnecessárias ou que podem ser realizadas com maior agilidade e, assim, aumentar a produtividade da empresa.

A otimização do processo de produção é realizada através de inúmeras características da plataforma. Através dela é possível monitorar todas as interações realizadas com os clientes, permitindo a sua análise detalhada.

Além disso, os funcionários da cooperativa possuem uma maior facilidade no acesso aos dados, tanto sobre as operações quanto sobre os consumidores.

Os processos são mais rápidos e há uma maior clareza nas etapas a serem realizadas no projeto. Os gestores também conseguem organizar melhor cada operação.

Por exemplo, se o seu objetivo é realizar a venda de lubrificante rolamento, através dessa plataforma é possível otimizar o processo de fabricação e manter uma interação com os clientes de forma que se obtenha um registro de dados e maior clareza na gestão.

3. Segmentação de clientes

A segmentação de clientes é a separação do seu público em diferentes nichos de acordo com critérios pré-estabelecidos. Através de análises geográficas, demográficas, psicológicas e comportamentais é possível separar os seus clientes em grupos específicos.

Dessa forma, é possível proporcionar um atendimento personalizado ao cliente, voltado às suas necessidades e objetivos com a compra do produto ou serviço oferecido.

O objetivo central da segmentação é criar ofertas específicas para cada grupo segmentado, e assim obter uma maior taxa de conversão.

4. Foco na excelência do atendimento

O atendimento é uma das principais etapas no processo de venda. É através dele que muitas pessoas passam a conhecer a marca e o produto que ela oferece.

Através de uma comunicação positiva entre atendimento e cliente é possível atender às necessidades do cliente e aumentar as chances de venda.

Uma empresa que atribuiu muito sucesso através da utilização de estratégias CRM é a ABNT. Eles passavam por problemas devido à falta de controle de atividades e contato com os seus clientes.

Após o crescimento da empresa, o controle com o acompanhamento dos clientes se tornou inexistente, causando o esquecimento da renovação de planos, por exemplo.

Com a utilização do CRM foi possível realizar a atualização dos dados de seus consumidores de forma fácil e rápida.

Dessa forma, foi possível realizar um acompanhamento mais detalhado com cada cliente, uma vez que a plataforma junta as informações dele de forma assertiva e eficiente.

Essas são as principais estratégias do CRM. O seu foco é proporcionar a melhor experiência possível para o cliente para que os seus produtos sejam convertidos em vendas e o seu consumidor se fidelize à marca, garantindo futuras transações.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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