Saiba a importância do Femvertising para sua publicidade

A luta por inclusão e reconhecimento feminino já é antiga e trouxe muitos benefícios às mulheres. A representação na publicidade através do femvertising é um bom retrato de coisas que já foram conquistadas.

Empresas que fabricam bico aspersor para irrigação vêm mostrando grande evolução nesse quesito, ampliando os cargos ocupados por mulheres dentro da organização, e servem de exemplo para outros segmentos. 

Apesar disso, ainda há muitas coisas a serem melhoradas para que as mulheres sejam vistas como iguais por parte do mercado econômico, mesmo representando mais de 50% da população mundial

A propaganda é grande responsável pela forma como determinado grupo é visto dentro da sociedade. O femvertising é uma forma de quebrar algumas barreiras e começar a construir percepções novas no inconsciente coletivo.

Segundo um estudo do Instituto Locomotiva, 93% das mulheres não se sentem representadas pela propaganda “tradicional”, que vende corpos esculturais e estilos de vida que não são aplicáveis para a maioria do público feminino brasileiro.

Entenda o que é, afinal, femvertising, quais suas principais características e recursos e que empresas usam esse tipo de abordagem publicitária em suas estratégias de marketing.

O que é femvertising?

Femvertising é um termo usado para descrever a publicidade que se concentra em retratar as mulheres de maneira positiva e empoderadora. É usado pelos mais diversos setores, desde uma empresa de reflorestamento até plataformas de entretenimento.

O conceito foi criado pela empresa americana She Media em 2014 e o nome é a junção das palavras feminine (feminino) e advertising (propaganda).

Ao longo da história, a publicidade tem sido culpada por retratar as mulheres de forma estereotipada e sexualizada, perpetuando ideias machistas e sexistas na sociedade.

O "femvertising" busca mudar essa tendência, retratando as mulheres como fortes, confiantes e iguais, e promovendo uma cultura mais igualitária.

Além disso, a abordagem pode ser benéfica para as empresas, uma vez que a publicidade progressista tende a ter uma boa recepção por parte do público e ajuda a fortalecer a marca.

Consumidores, principalmente das gerações mais jovens, se atentam ao posicionamento das marcas em relação a tópicos importantes, como a luta pelos direitos das mulheres, da comunidade LGBTQIA+, combate ao racismo e outras questões sociais.

Conheça suas principais características

O femvertising tem se consolidado como uma abordagem com características definidas. 

A representação positiva das mulheres é uma delas e engloba diversos pontos, desde a normalização de processos como a menstruação até a inclusão de figuras femininas em posições de chefia em comerciais e campanhas.

Empresas responsáveis pela elaboração de um plano básico ambiental que comunicam em suas redes sociais a respeito das mulheres que colaboram com o crescimento da organização estão aplicando o femvertising.

A publicidade promove a ideia de que as mulheres são capazes e merecem ser tratadas com igualdade e respeito através de uma mensagem progressista que reflete valores feministas, como a igualdade de gênero e a luta contra a desigualdade. 

Outra pauta que costuma caminhar junto com a luta pelos direitos das mulheres é a diversidade. As mulheres de diferentes raças, etnias, idades e orientações sexuais são retratadas de forma inclusiva na publicidade com essa abordagem.

A propaganda voltada para o público feminino é inspiradora e motivadora, ao invés de ser manipuladora ou negativa, com foco na mulher como indivíduo, em vez de apenas retratá-la como parte de um grupo ou estereótipo. 

Como o femvertising funciona?

As estratégias de marketing têm como objetivo trazer resultados para as empresas. O femvertising funciona do mesmo jeito, contudo, as companhias têm buscado cada vez mais incluir seus posicionamentos nas campanhas publicitárias.

Uma empresa de reciclagem de lixo eletrônico com valores de inclusão e acolhimento pode veicular uma campanha institucional, que não tem objetivo direto de venda, para fortalecer a identidade da marca e criar identificação com o público.

O femvertising inspira conexão e abraça uma parcela da massa consumidora que foi deixada de lado por muito tempo. Continue acompanhando para conhecer alguns recursos utilizados nesse tipo de abordagem publicitária. 

Histórias inspiradoras

Contar histórias de mulheres que superaram obstáculos e alcançaram seus objetivos é uma forma efetiva de empoderar as mulheres e promover a igualdade de gênero.

Profissionais que realizam levantamento planialtimétrico preço podem ter experiências importantes para compartilhar sobre o caminho que percorreram para chegar à posição de vida onde estão hoje.

As histórias inspiradoras são uma ferramenta importante da propaganda para manipular emoções e gerar as reações desejadas no público. Mesmo em outras abordagens, o principal objetivo da propaganda sempre é provocar uma reação nos consumidores.

Dessa forma, é possível usar o femvertising para comunicar e sensibilizar outros grupos sobre a visão de mundo e vivências das mulheres, o que contribui fortemente para a construção de uma nova cultura a respeito do gênero feminino.

Representação diversificada

Ao incluir diversidade nas campanhas de femvertising, é possível construir uma cultura mais igualitária e inclusiva, e empoderar mulheres de todas as origens e tipos. 

Além disso, ao retratar mulheres de forma positiva e inclusiva, é possível influenciar positivamente as atitudes da sociedade em relação à igualdade de gênero.

Estão incluídas aqui pessoas de diferentes raças, etnias e orientações sexuais, bem como mulheres com deficiência e de diferentes idades.

A indústria da moda tem grande participação neste tópico. Seja pela inclusão de mulheres fora dos padrões estéticos com viés eurocentrista ou pelo levantamento de discussões importantes para o público feminino.

A moda é parte significativa na jornada de autoexpressão e autoestima das mulheres. Quando esse setor se abre para um posicionamento mais inclusivo, gera um impacto incomensurável no público.

Mesmo comerciais representando situações cotidianas, como fazer o aluguel máquina de café, podem incorporar a representatividade de forma natural e efetiva, naturalizando a imagem de mulheres diversas na mídia.  

Discurso progressista

O discurso progressista é uma forma de expressão que busca avançar e mudar a sociedade de uma forma mais justa, igualitária e inclusiva. Ele é usado para abordar questões sociais, políticas e culturais, e valoriza a diversidade, a igualdade de direitos e a justiça social.

Esse tipo de linguagem é usado para desafiar as normas sociais e políticas estabelecidas. Alguns temas comuns abordados no discurso progressista incluem igualdade de gênero, diversidade racial, direitos LGBTQIA+, justiça social e meio ambiente.

Assim, fica fácil entender porque essa é a linguagem adotada pelo femvertising. Uma empresa transportadora em Ribeirão Preto SP pode aplicar o discurso progressista em diversos canais de comunicação, e não somente em campanhas. 

Uniformizar a linguagem da empresa é uma forma de reafirmar valores e construir a identidade da marca. É preciso estar atento a todos os pontos de contato com o cliente para que a empresa não caia em contradição. 

Abordagem positiva

Esse tópico é bastante claro, mas vale reforçar: a propaganda molda a forma como a sociedade pensa sobre determinado assunto. É importante entender que não existe apenas a propaganda comercial. Governos, por exemplo, usam a publicidade de forma ideológica.

Assim como um relatório de análise de potabilidade da água, a propaganda sempre tem um objetivo, que varia de acordo com quem a produz, para quem ela é produzida, em qual contexto ela será inserida e a que ela atende. 

Com esses parênteses, fica mais clara a necessidade de tomar cuidado com o tipo de representação que se dá às mulheres nas campanhas, pois a intenção do femvertising é trazer um olhar de equidade sobre o público feminino.

Para observar

Além dessas características, é importante que a mídia entenda as mulheres como parte do público consumidor economicamente ativo. Isso vem se reforçando ao passo que as mulheres conquistam sua independência financeira dos maridos e família.

Por conta disso, há outros três pontos em que a propaganda precisa ter atenção:

- A necessidade de eliminar estereótipos;

- Entender as dores do público feminino;

- Criar campanhas criativas, fora do clichê, que também é estereotipado.

Campanhas sobre maternidade, menstruação e sororidade não são suficientes para considerar a propaganda inclusiva. É preciso trazer as mulheres para os mais diversos tipos de situações e representá-las como parte ativa da sociedade.

Exemplos de sucesso

Existem várias empresas que usam o femvertising em suas campanhas publicitárias, e não apenas marcas de produtos voltados para o público feminino. Aqui estão alguns exemplos: 

- Always;

- Dove;

- Nike;

- Barbie;

- Heineken;

- Amstel;

- Volkswagen.

A Always tem sido conhecida por sua campanha "Like a Girl", que retrata as mulheres de forma positiva e empoderadora durante experiências que são constantemente diminuídas ou negligenciadas.

Já Dove traz abordagem progressista e inclusiva, retratando mulheres de diferentes raças, etnias, idades e tamanhos de forma diversificada. A marca de bonecas também tem se esforçado para retratar as mulheres de forma positiva e empoderadora e diversa. 

Marcas de cerveja e organizações esportivas, principalmente de futebol, estão incluindo cada vez mais mulheres em suas campanhas de forma respeitosa e igualitária.

Estes são apenas alguns exemplos de empresas que usam o femvertising em suas campanhas publicitárias. A ideia é mudar a forma como as mulheres são retratadas na publicidade e construir uma cultura mais igualitária.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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