SEO local: você sabe a razão pelo qual é importante?

Com o uso inteligente do SEO local, uma empresa consegue aparecer nas pesquisas locais nos mecanismos de busca, atraindo mais clientes e se destacando da concorrência.

Estamos falando em um conjunto de táticas de otimização para que sua empresa apareça nas buscas de mecanismos como o Google para quem está na região onde seu empreendimento está localizado.

Dessa forma, sua empresa de portaria terceirizada pode se tornar uma referência na sua localidade, conquistando cada vez mais clientes.

Pesquisas apontam que 46% das buscas feitas no Google são direcionadas para informações locais, então veja o SEO local como uma grande oportunidade de trazer mais visibilidade para seu negócio, gerar mais tráfego e atrair mais clientes para sua loja física.

Neste artigo explicaremos mais o que é o SEO local, sua importância e benefícios, além de algumas dicas para implementá-lo em seu negócio.

O que é SEO local?

Assim como o SEO tradicional, o SEO local é um conjunto de estratégias para a otimização de páginas frente aos mecanismos de busca, a grande diferença é que no SEO local essa otimização é voltada para buscas feitas em regiões ou localidades específicas.

Ao realizar buscas por cinemas, padarias, teatros, ou colocando na pesquisa a definição da localidade, como "empresa de montagem de painéis elétricos SP", o buscador entende que o interesse é em estabelecimentos próximos.

Usar na pesquisa o termo "perto de mim" também ajuda nesse filtro por localidades próximas, usando a localização real do usuário para dar as melhores respostas.

Definir o local na região durante a busca é outra estratégia bem comum, como mencionamos.

O Google utiliza sua localização em tempo real para fazer sua busca, então mesmo que você more em Minas Gerais, mas esteja em São Paulo, o Google vai exibir os melhores resultados na região em que você se encontra.

Um fator importante é que geralmente essas buscas são realizadas por meio de um celular ou smartphone, o que torna mais fácil para o algoritmo definir sua localização real.

Por isso é tão importante para o SEO local a criação de sites responsivos que se adaptem a qualquer dispositivo móvel.

Benefícios e importância do SEO local

Pontuaremos a seguir os benefícios e importâncias do SEO local para sua loja de câmera térmica ou de qualquer outro segmento.

Ele é mais relevante para comércios com um local físico de vendas. Ainda que sejam muito comuns as compras por e-commerce, as pessoas não deixam de frequentar locais como restaurantes, cinemas, lojas e teatros. Confira os benefícios do SEO local:

Aumento de vendas

A otimização de sua página para o SEO local acarreta em um maior número de visitas ao estabelecimento. Isso aumenta as possibilidades de conversões de leads, atraindo mais clientes para sua loja física, ou seja, leva a um aumento real na receita no final do mês.

Presença online

Quem busca "onde comprar etiqueta de patrimônio" quer uma resposta rápida e direta para já ir às compras.

O SEO local tem como vantagem impulsionar sua presença na internet, uma vez que as pessoas pesquisam pelo endereço nos aplicativos.

Aplicando com seriedade as estratégias de SEO local, as chances da sua marca aparecer nos resultados orgânicos serão maiores.

Atrair novos públicos

Estamos falando aqui na conquista de novos clientes que não sabiam da existência do seu negócio.

Fazer anúncios pelo Google Meu Negócio de forma assertiva, colocando todas as informações corretamente, possibilita que as pessoas encontrem seu estabelecimento com maior facilidade.

Como fazer SEO local?

A essa altura, certamente você já se interessou pelas possibilidades que o SEO local traz para seu negócio, então vamos falar de como fazê-lo. Confira algumas dicas.

Como encontrar boas oportunidades de link building e citações locais?

Obter citações e links em páginas de marcas locais é um fator relevante para o rankeamento de um site nos buscadores. Essas oportunidades podem estar em diferentes tipos de negócios, como:

- Parceiros (distribuidores, fornecedores);
- Diretórios de negócios locais;
- Empresas vizinhas na sua rua;
- Portais de notícias regionais;
- Associações de empresas;
- Influenciadores locais.

Além disso, existem ferramentas que podem te ajudar a encontrar citações e links para sua empresa de aluguel de bomba submersa que já estão na internet, basta que você confira se todas as informações relativas à sua empresa estão corretas, principalmente os dados NET (nome, endereço e telefone).

Caso exista algum erro, você deve entrar em contato com os administradores dos sites para corrigi-los.

Uma ferramenta interessante é o Google Alertas, no qual você pode configurar para ser avisado sempre que alguém citar sua marca no universo digital.

Outra dica útil é que você pode fazer buscas de onde os dados dos seus concorrentes estão sendo disponibilizados e onde estão sendo citados, e você pode aproveitar as mesmas oportunidades.

Como buscar palavras-chave para SEO local?

Quando um usuário quer encontrar algum estabelecimento em uma localidade específica, realiza sua busca adicionando a cidade que deseja ao lado do que está procurando, como "empresa de isolamento térmico industrial em São Paulo".

A pesquisa pode ser ainda mais específica, colocando o nome do bairro em vez da cidade e adicionando detalhes.

Tenha em mente que o bom uso de uma pesquisa de palavras-chave local é uma ótima opção para que você se destaque em sua região. Uma dica é fazer pesquisas com termos relacionados ao seu negócio em locais próximos, entendendo como o usuário faz essa busca.
Dessa forma você pode aplicar a mesma lógica ao seu negócio, optando sempre por palavras-chave long tail (de cauda longa), ou seja, que dão mais informações específicas sobre o que você quer.

Essa especificidade torna mais fácil para que seus conteúdos sejam rankeados e apareçam nos resultados do Google Meu Negócio.

Crie uma estratégia de marketing de conteúdo que foque temas relacionados à sua região, buscando gerar informação de valor para o público.

Que tipo de conteúdo produzir para buscas locais?

Para saber qual o tipo de conteúdo você deve produzir para buscas locais, você deve pensar no seu modelo de negócio. É importante que os conteúdos sejam úteis, originais e relevantes para seu nicho e para o público de sua localidade.

Uma especializada empresa de construção e reforma pode criar conteúdos com seus cases de sucesso e suas melhores obras, por exemplo.

Você pode expandir e falar um pouco sobre decoração e ambientação das obras, ou mesmo fazer entrevistas com especialistas locais. Isso traz mais autoridade para seus conteúdos.

Com bons conteúdos você se torna referência para seus clientes e para seu público-alvo em geral. Só não se pode esquecer do uso estratégico das palavras-chave, como mencionamos acima, o que garantirá um bom rankeamento nos mecanismos de busca.

Empresas que têm sucesso com o SEO local

Restaurantes, padarias, cinemas, teatros, lojas, hotéis, pousadas, consultórios, salões de beleza e empresas de jateamento com gelo seco são exemplos de negócios que têm sucesso com o SEO local.

O grande diferencial é a localização do usuário que realiza a busca, adicionando termos específicos nelas. Isso aciona o algoritmo de busca local e modifica a forma com que o Google apresenta seus resultados.

Considerações finais

A aplicação das estratégias de SEO local ajuda no rankeamento para buscas específicas, que levam em consideração que os estabelecimentos estão geograficamente perto de quem faz a pesquisa.

Isso potencializa conversões e as chances de novos usuários conhecerem sua loja física, aumentando sua receita.

Com uma boa aplicação das estratégias de SEO local, tenha em vista que colherá bons resultados para sua empresa, principalmente no que tange a abrangência regional.

No SEO local, a localização do usuário é um fator decisivo para o filtro e a classificação de resultados nas páginas de resposta, isso permite que ele encontre mais rapidamente o que procura, estando mais perto do seu negócio.

Principalmente com o aumento das buscas nos dispositivos móveis, o componente geográfico se tornou uma variável mais valorizada pelo Google.

Tablets e smartphones acompanham a movimentação do usuário, e isso exige uma inteligência dos algoritmos para dar a melhor resposta localmente.

Ainda que o usuário não se encontre em seu local de origem e esteja passeando em outro país, verá os resultados direcionados para onde ele está no momento.

Como o Google tem acesso às movimentações dos dispositivos móveis, não é necessário nem especificar exatamente onde está sua localização na busca, pois o algoritmo já tem essa informação.

Para otimizar seu negócio para essas buscas e atrair mais clientes para seu estabelecimento, saiba aplicar a produção de conteúdo com relevância, as citações e o uso de palavras-chave estratégicas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
 

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