Profissionais de comunicação prevêem o potencial da IA em substituir certos empregos.
A habilidade de contar histórias, ou Storytelling, aborda uma narrativa envolvente e recursos audiovisuais. Trata-se de uma técnica com caráter persuasivo que ajuda a promover o seu negócio e vender suas soluções de forma indireta.
Ela pode ser aplicada na produção de conteúdo, em consultorias e vendas, trazendo muitos benefícios. Imagine uma agência que consegue simplificar todo seu trabalho com ações de storytelling, isso não é uma utopia.
A contação de histórias existe desde os homens das cavernas que contavam suas façanhas ou desastres ao redor da fogueira até o atual happy hour de sexta-feira. Todos temos grandes histórias para contar, como de onde viemos, a origem do nosso nome ou sobrenome.
Então por que não contar histórias para tornar as informações mais claras nos negócios e na produção de conteúdo? Não é porque você é especialista em venda e colocação de piso vinilico que seus prospects e leads irão reter essa informação.
Dessa forma, criar uma narrativa para falar com eles por meio de uma história, pode ser muito mais esclarecedor. Há anos o storytelling facilita a maneira como nos comunicamos, e certamente pode fazer muito por sua empresa.
Neste artigo vamos abordar o storytelling e vários detalhes importantes para você aplicar nos negócios.
Como já introduzimos, storytelling é a habilidade de contar histórias, usando palavras e recursos audiovisuais. Essa técnica ajuda a promover seu negócio de projetos elétricos industriais e vender seus serviços de forma indireta, com caráter persuasivo.
Ele é frequentemente utilizado na TV, no marketing e na publicidade, para criar uma história para o público.
Tornando o conceito mais claro, se fossemos falar sobre o sistema solar, o story seria o próprio sol e o telling são as formas como falaremos sobre isso. Existem diversas versões para se falar do sol.
Por exemplo, em Mercúrio a sensação é que o sol é quente demais, enquanto na Terra é o chamado astro-rei equilibrando as estações, e em Netuno se consideraria longe demais e portanto um local frio.
Assim é possível termos diversas versões da mesma história, dependendo do ponto de vista. Dessa forma, o storytelling pode ser personalizado de acordo com o público.
O storytelling conta com um tripé de sustentação fundamentado por três elementos que precisam estar sempre conectados. O primeiro são as técnicas narrativas, onde se define os caminhos conceituais que sustentarão o conteúdo.
O segundo ponto é o conteúdo narrativo, sendo a parte mais conhecida e explorada do storytelling, sendo o que dá vida à técnica. Por fim, temos a fluidez, pois para uma história ser consistente é preciso que ela seja contínua.
Não pode ser uma narrativa interruptiva, mas sim criar experiências e momentos que aproximem a audiência de sua empresa de montagem mecânica.
Na história das Mil e Uma Noites o rei Xariar é traído, por isso se casa diariamente com uma nova mulher e manda matá-la após a noite de núpcias, com medo de uma nova traição.
Até que encontra uma esposa diferente, Xerazade, que aplica o storytelling com o rei e consegue sobreviver.
A moça vai contando histórias que prendem a atenção do rei usando a fórmula de interromper a história ao amanhecer para continuar na noite seguinte. Assim, Xariar vai adiando a morte de Xerazade, preso pelas histórias, até que desiste de executá-la.
O storytelling pode ser usado em uma série de exemplos respondendo a possíveis gaps, como na criação de crianças. Para ensinar seus filhos a não aceitar presentes estranhos, você pode ler “Chapeuzinho Vermelho” para eles.
Para reforçar a importância de dizer a verdade, histórias como “Pinóquio” são uma ótima pedida. Para criar uma criança mais consciente que evite julgamentos, pode-se ler o clássico “A Bela e a Fera” e os exemplos são infinitos.
Agora vamos entender como contar histórias pode te ajudar no dia a dia do seu negócio de gerenciamento de obras corporativas.
É fundamental ter em mente que o storytelling não significa apenas criar um personagem e uma historinha, sem objetivos. É preciso ter um contexto e objetivos bem definidos.
É comum que profissionais travem ao iniciar uma campanha ou protelem para começar um projeto muito trabalhoso.
Visando evitar momentos em que você gasta a suas ideias focando sua criatividade nos insights corretos, trazemos aqui quatro principais formas para estruturar suas histórias.
Tratam-se de modelos totalmente acionáveis, dando um excelente ponto de partida para qualquer brainstorming.
Aqui falamos em incluir nas narrativas histórias que sejam relacionadas ao uso de seus produtos e propósitos da marca.
Nesse contexto, você vai desenvolver uma história para explicar o motivo pelo qual a empresa ou seu banco para piscina é a melhor solução no mercado.
Aqui falamos em usar arquétipos, que são modelos mentais, que posicionam sua marca na cabeça de seus clientes.
Por último, você deve absorver as referências da cultura pop para trabalhar e relacioná-las com sua solução ou marca. Existem muitos exemplos interessantes feitos por agências que buscam engajar o público jovem, principalmente.
Muitas vezes para gerar um “buzz” na mídia o brainstorming determina que a forma mais assertiva é trazer algum elemento da cultura pop ao público-alvo para acionar gatilhos específicos.
Existe uma outra técnica muito importante para canalizar a criatividade e facilitar o desenvolvimento de ações fora da curva, tratando-se das camadas orbitais.
Ao falarmos de camadas orbitais, entende-se que são os níveis em que você pode relacionar a imagem de sua marca de sistema de entregas rápidas ou produto.
Para aprender a trabalhar com as camadas, é preciso imaginar os universos em que você está inserido. Em primeiro lugar está seu próprio produto, e em sequência vem o segmento em que você está inserido.
Outras camadas são os hábitos de quem usa seus produtos, o contexto em que este produto está inserido e os valores que a marca passa.
Afinal, uma marca é muito mais que um nome e uma logo. Ela é a promessa de uma organização ao cliente para oferecer o que a marca representa.
Essa representação não ocorre apenas em termos de benefícios funcionais, mas também na forma de benefícios emocionais, sociais e auto-expressivos.
Chegando até aqui você já viu as três macro-etapas que englobam o storytelling, conhecer as quatro principais formas para formar seu brainstorming e já sabe as camadas para canalizar essa criatividade.
O próximo ponto é entender os principais tipos de conteúdo para motivar o engajamento da sua audiência e aumentar os resultados da sua empresa de instalação de banners.
Saber os conteúdos agiliza a tomada de decisões e aumenta os resultados, então veja a seguir os principais tipos de conteúdos.
O conteúdo informativo é aquele que agrega valor a partir do conhecimento, sendo produzido para auxiliar aquele prospect que está querendo saber mais sobre sua solução. Invista em:
Dedique-se ao máximo para ensinar seu potencial cliente. Você pode colocar um vídeo na home de seu site explicando seus serviços e mostrando cases de sucesso, por exemplo.
Conteúdos de serviço servem para ajudar na sua audiência, tendo uma lógica de simplificar a vida das pessoas, resolver algum problema ou até mesmo economizar tempo.
Um exemplo foi a campanha #PreparaPraMim, onde ao twittar os ingredientes disponíveis em sua geladeira, o usuário recebia uma receita pronta.
Conteúdos de comunicação criam um senso de comunidade ao redor de elementos ou do produto em si. É uma vertente bem simples de trabalhar, onde você deve desenvolver ações que acolham as pessoas e gere uma comunicação espontânea.
É um tipo de conteúdo que fornece uma margem para estimular influenciadores e aproximar interesses em comum.
Conteúdos de entretenimento tem como intuito promover experiências à audiência, sendo uma trend que irá durar por muito tempo. Invista em conteúdos que tenham significado e tragam momentos marcantes para quem está interagindo.
Sempre tome muito cuidado para que os conteúdos não pareçam forçados ou interruptivos. Eles precisam ser desenvolvidos de forma minuciosa, pois as audiências estão cada vez mais exigentes.
A arte de contar histórias é uma técnica que traz bons resultados para uma empresa de luminárias e para diversos setores e segmentos.
Neste artigo você viu mais detalhes sobre o storytelling, onde abordamos seus pilares, como começar essa técnica nos seus negócios e como escolher a melhor forma de conteúdo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.