Title Tag: aprenda a fazer um título correto e de qualidade

A title tag é uma ferramenta que está mudando por completo a maneira como as pessoas engajam e produzem conteúdos dentro da internet, seja através das redes sociais ou até mesmo através de sites e blogs.

Vivemos em um mundo onde a internet mudou por completo a maneira de vivermos. Para comprarmos algo já não é mais necessário sairmos de nossa casa para procurar por um produto ou serviço, já que fazemos isso através do celular ou computador.

E essa facilidade auxiliou não apenas a vida dos consumidores, mas também a dos empreendedores, afinal de contas vender um piso para tenda, por exemplo, nunca foi tão simples e prático como é hoje em dia.

Isso porque a internet e o surgimento do marketing digital, juntamente às suas estratégias, fizeram com que diversos tipos de negócios investissem em inovações e maneiras diferentes de captar mais clientes.

Atualmente, mais da metade de toda a população mundial possui acesso à internet, o que prova que as marcas que investem nesse meio de comunicação sabem que possuem um alcance ainda maior quando o assunto é justamente conquistar novos clientes.

Entretanto, engana-se quem pensa que esse é um mar de rosa e sem nenhum problema, pois investir no digital é um grande desafio e requer estratégias, estrutura e conhecimento, assim como qualquer outro meio de divulgação dentro de uma marca.

Seja uma empresa de montagem mecânica industrial ou até mesmo um pet shop, o marketing digital trouxe inúmeros benefícios para o meio empresarial e mudou por completo a forma como as marcas produzem seus conteúdos e divulgam seus serviços e produtos.

E dentre tantas estratégias e plataformas que existem nos dias atuais, os sites e blogs se tornaram os principais quando uma marca deseja aumentar a sua visibilidade, audiência e, consequentemente, suas vendas.

Mas para possuir um site ou blog de sucesso, que realmente entregue bons resultados, é importante contar com estratégias, ferramentas e utensílios que façam esses resultados serem ainda maiores e melhores.

E é justamente dentro desse cenário que o title tag surgiu para auxiliar tanto as empresas que trabalham com serviço de cross docking quanto com todo e qualquer tipo de negócio que queira resultados de qualidade, e hoje iremos falar justamente sobre ele.

Conheça o que é title tag e a sua importância

Trazendo para uma tradução literal, title tag significa título de tag, ou seja, uma espécie de título que aparece para os usuários, seja nas páginas de resultado do Google ou nas redes sociais.

Ela serve justamente para fazer com que os usuários já tenham uma ideia sobre o que será visto naquele conteúdo, pois sabemos bem que os usuários estão longe de gastarem muito tempo lendo textos enormes na internet.

Hoje as pessoas desejam absorver conteúdos interativos, que permitam a participação delas e, além de tudo, conteúdos diretos e objetivos, com frases curtas e certeiras que chamem a sua atenção e se destaquem no mercado.

Não é à toa que uma loja de acessorios para datadores, por exemplo, acaba investindo na produção de conteúdos audiovisuais, pois sabe que esse formato agrada e chama a atenção da maioria das pessoas.

Sendo assim, o title tag surge com a proposta de criação de um título simples, curto e objetivo, que chame a atenção dos usuários e ainda converse com os algoritmos da plataforma e gere ainda mais resultados para a marca.

O title tag é uma forma de gerar mais visibilidade para o seu conteúdo dentro da internet e faz parte das ferramentas e estratégias de SEO, que nada mais é do que um conjunto de estratégias que visam o aumento da visibilidade dos sites nos mecanismos de busca.

Em sua tradução literal, SEO significa Search Engine Optimization, que em português significa Otimização dos Mecanismos de Busca. Esse conjunto de estratégias tem como objetivo principal utilizar ferramentas, como o title tag, para gerar diversos resultados aos sites.

Quando uma pessoa deseja comprar projetor e pesquisa sobre o produto no Google, por exemplo, que é o maior buscador de informações em todo o mundo, as chances dela adquirir o produto de um site que utiliza as estratégias de SEO, como o title tag, são muito maiores.

Utilizando o title tag, você adequa os seus conteúdos dentro das estratégias de SEO, que são muito bem interpretadas pelos algoritmos do Google e auxiliam os sites que o utilizam a crescerem dentro da plataforma a obter maior visibilidade.

Por isso, o title tag se torna extremamente importante, pois auxilia na criação de uma estratégia que fará do seu site ou perfil nas redes sociais uma verdadeira referência no segmento, fazendo com que sua marca saia a frente das concorrentes.

É normal que muitas pessoas acabem confundindo o title tag com o H1, que também é muito utilizado dentro das estratégias de SEO, mas eles são completamente diferentes um do outro e vamos explicar agora o porquê.

Entenda a diferença entre title tag e H1

Para quem já entende um pouco sobre SEO, já deve conhecer esse dois conceitos muito importantes para os conteúdos: o title tag e o H1, mas caso você não conheça nada sobre o assunto, fique tranquilo, você irá conhecê-los agora.

H1

A sigla significa Header 1, que em português pode ser entendido como Cabeçalho 1, ou seja, é o título principal de um conteúdo na internet, ele costuma ser mais usado em artigos em blogs.

Por exemplo, se uma pessoa pesquisar por aluguel de galpão preço e encontra alguns conteúdos voltados para esse tipo de assunto, na maioria das vezes ela irá encontrar o title tag como o título menor e o H1 como título principal.

Neste caso, enquanto o title tag é “X dicas para alugar um galpão barato’”, o H1 pode ser “Confira X dicas para alugar um galpão barato e de qualidade”, percebe a diferença?

O H1 acaba se tornando um título maior e mais detalhado sobre o assunto, focando no que será abordado naquele conteúdo e o que o leitor pode esperar com mais clareza dentro daquele lugar.

Title tag

Já o title tag, como você já deve ter entendido um pouco até aqui, é um título mais curto e com o objetivo de chamar a atenção do usuário para que ele acesse o conteúdo e consuma o que você produziu para ele.

O mais recomendado é que o title tag tenha, no máximo, 60 caracteres, ou seja, no máximo 60 letras, pois assim é possível criar um título curto, objetivo e chamativo, que é justamente a proposta deste conceito.

Por exemplo, vamos imaginar que uma loja de erp integrado com e commerce possui um conteúdo com dicas para ajudar os usuários que estão procurando uma boa ERP. Nesse caso, o title tag pode ser: “X dicas para adquirir o melhor ERP do mercado”.

Nesse exemplo, podemos ver claramente que a title tag é utilizada com o objetivo de chamar a atenção e atrair o usuário para conferir o conteúdo, que pode ser desde o artigo em um blog até mesmo um post nas redes sociais.

O title tag e o H1 costumam ser confundidos justamente por se tratarem de títulos para um conteúdo, mas agora você sabe que ambos, por mais parecidos que sejam, entregam propostas completamente diferentes.

Entretanto, vale a pena ressaltar que os dois são de extrema importância para o seu negócio, principalmente se você produz diversos conteúdos para blogs e sites utilizados nas estratégias de SEO.

Dicas para uma boa title tag

Agora que você já entendeu sobre o que se trata o title tag e a sua importância tanto para os conteúdos de um site de serviço de rastreamento de veículos quanto para as redes sociais de uma marca de produtos de beleza, chegou o momento da prática.

Selecionamos algumas dicas para te ajudar a produzir uma title tag eficiente, estratégica e certeira, que respeite as estratégias de SEO e traga ótimos resultados para o seu negócio. Confira:

  • - Crie títulos descritivos;
  • - Insira a palavra-chave do seu conteúdo;
  • - Inclua o nome da sua marca;
  • - Evite títulos duplicados;
  • - Utilize gatilhos mentais;
  • - Respeite o número máximo de caracteres.

Com isso você conseguirá criar uma title tag personalizada e específica para cada um dos seus conteúdos e, por mais difícil que possa parecer no início, verá que trata-se de um processo leve e que gera ótimos resultados.

Dessa maneira o seu negócio terá ótimos resultados e você será visto como uma referência no meio digital, produzindo conteúdos de qualidade e que chamarão a atenção tanto dos usuários quanto dos algoritmos da internet.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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