Veja algumas dicas de conteúdo para as redes sociais

As redes sociais cada vez mais se apresentam como plataformas repletas de possibilidades para as empresas, sendo locais onde é possível estabelecer uma relação direta com o perfil de público ao qual um empreendimento pensa em trabalhar junto.

Algo possível diante da pluralidade encontrada dentro desse espaço virtual, já que as redes sociais se mostram acessíveis para diferentes perfis de público, cada um contando com suas expectativas e interesses distintos. Pontos a serem trabalhados por uma empresa.

E isso é possível não só por causa dos diversos perfis que podem ser encontrados dentro de uma rede social, mas contando também com a própria pluralidade que hoje se encontra em relação ao número disponível de plataformas de interação na internet.

Tal como uma empresa de instalação elétrica predial que pode dar ênfase às decisões comerciais dessa companhia em uma rede de perfil profissional, como o LinkedIn, ou então uma empresa que busca atrair um número amplo de clientes, destacando-se no Facebook.

Para cada tipo de objetivo é possível encontrar uma rede social que trabalha especificamente com algum tipo de interesse por parte de uma companhia e do seu público. Ambos os lados podem interagir entre o auxílio das plataformas disponíveis na rede.

Sendo essa, inclusive, a característica principal por trás das redes sociais, que oferecem acesso tanto aos usuários comuns como aqueles de perfil empresarial, com ambos trabalhando juntos dentro dessas plataformas, criando uma união baseada em conteúdos.

Peças que podem ser usadas por uma companhia específica, como uma empresa de descontaminação de solo, para atrair a atenção de sua audiência desejada. O que inclui matérias para um blog ligado ao meio ambiente, além de outras opções de conteúdo.

Situação que acaba por destacar a importância de um negócio em ter uma atenção específica para o tipo de conteúdo que vem produzindo. Uma estratégia que ao ser bem gerenciada torna possível para uma empresa obter os melhores resultados possíveis.

Atuando para que essa conexão a ser fortalecida entre uma empresa e o seu público leve aos melhores resultados por parte desse projeto. Indo desde o número de clientes conquistados, até outros índices positivos no mercado.

O valor dos conteúdos no mercado atual

A relação entre uma empresa e o seu público sempre foi essencial para estabelecer os resultados a serem alcançados por um projeto comercial. Sendo necessária a atenção de um audiência para que os objetivos de um empreendimento possam ser alcançados.

Por muito tempo essa conexão era feita a partir de uma estratégia unilateral, no qual as empresas buscavam por formas de se comunicar com o seu público almejado, destacando assim algumas práticas voltadas a destacar um produto ao serviço à certa audiência.

Destacando assim métodos tradicionais, como um sistema de anúncios a ser desenvolvido por tal negócio, que através da TV, rádio, jornais e revistas pode estabelecer uma melhor conexão com o seu público, estabelecendo assim um contato maior com seu público.

Algo que é válido inclusive para empreendimentos de perfil segmentado, tal como um serviço de revestimento de cilindros para máquinas, que pode usar de canais específicos para falar com o tipo de público almejado por tal companhia.

Tudo isso passando pela importância comum de se estabelecer uma boa comunicação com o seu público, seja quais forem as características de tal audiência, o que inclui a localização desse grupo, tanto no ambiente físico como no digital.

No entanto, quando se fala do cenário digital existem outras particularidades a serem consideradas, o que inclui o destaque obtido pelas redes sociais, como um espaço onde é possível estabelecer uma melhor comunicação entre um negócio e sua audiência.

Mas para que essa conexão seja trabalhada da melhor forma possível, uma estratégia recebe uma atenção diferenciada que é a produção de conteúdo a ser adotada por tal negócio, criando peças que possam ser consumidas e compartilhadas pelo seu público.

Tudo isso através de um tipo de especificidade que se aplica a cada perfil de negócio. Como no setor industrial, no qual uma empresa de dobra de chapas pode ampliar os seus resultados ao produzir conteúdos que destacam características dessa companhia.

O que inclui produções voltadas ao mercado em que essa empresa atua, assim como peças mais específicas, falando de serviços anteriores realizados por tal perfil de negócios, ao lado de conteúdos que explicam melhor o valor do ofício executado por essa entidade.

Ao trabalhar diretamente com essa produção de conteúdos uma empresa pode ter acesso a uma série de benefícios, entre eles destacando opções como:

  • - Maior alcance de público;
  • - Reconhecimento e autoridade da marca;
  • - Número crescente de conversões;
  • - Otimização dos custos de investimento.

Vantagens que podem ser ainda maiores quando esses conteúdos passam a ser compartilhados através das redes sociais. Canais que permitem uma maior interação entre um negócio e o seu público desejado, sendo um grande destaque dessas plataformas.

Mas para que seja possível acessar tais benefícios, é preciso estabelecer uma boa estratégia de comunicação nas redes, o que envolve tópicos como a escolha por um estilo de diálogo, assim como a periodicidade de conteúdos a serem distribuídos.

Estabelecendo desta forma um ritmo que permita a um negócio, como uma empresa de montagem mecânica industrial, conseguir atrair a atenção de um público, sem perder o interesse dessa audiência diante de uma estratégia muito invasiva.

Para se ter acesso somente às boas oportunidades que as redes sociais oferecem às empresas é preciso estar a par de todas as estratégias que devem ser trabalhados por tais companhias, com um destaque especial para esse movimento de produção de conteúdo.

Como criar bom conteúdo para as redes

Por muito anos as empresas buscavam atrair o seu público somente por meio de ações diretas, diferente do que acontece no mercado de hoje, onde uma estratégia mais ampla, voltada a atrair a atenção de forma mais natural, recebe um destaque específico.

Em frente a esse tipo de objetivo, o marketing de conteúdo acaba recebendo certa atenção, tratando-se de um tipo de estratégia no qual um fabricante de bobina de papel kraft pode atrair novos clientes ao não só falar dos seus produtos, mas também de assuntos similares.

Para que seja possível produzir os melhores conteúdos a serem disponibilizados nas redes sociais, as seguintes dicas devem ser consideradas:

Conteúdos visuais

As redes sociais de uma forma geral trabalham com um destaque para o seu aspecto visual, sendo necessário operar com boas estratégias nesse sentido, para garantir que o usuário preste atenção a algo específico enquanto navega em uma plataforma.

Seja através do seu computador ou dispositivo móvel, o que engloba opções como um tablet ou celular. Dentro desse modelo visual é válido dar atenção também para os conteúdos em vídeo, onde é possível, por exemplo, explicar o funcionamento de um item.

Conteúdo textual

Mesmo diante desse destaque da imagem, isso não significa que as produções voltadas ao texto não possuem o seu devido valor. Ainda mais quando se trata de um negócio que trabalha com um perfil mais segmentado, sendo possível explorar melhor alguns assuntos.

Como uma companhia de serviços elétricos, que através de um blog ou até mesmo de suas redes sociais, pode abordar assuntos específicos como o valor de uma elaboração de projeto de cabine primária, e de como isso pode ser de interesse do seu público.

Conteúdos esses que podem ser também desenvolvidos para canais terceiros, como um site, blog ou até mesmo um e-book, sendo posteriormente compartilhados nos perfis de uma empresa nas redes sociais de seu maior interesse.

Lives

Junto a essa variação entre conteúdos escritos ou visuais existe um valor a ser identificado em tipos específicos de conteúdo, como é o caso das lives. Transmissões ao vivo onde é possível para uma empresa estabelecer uma melhor conexão com o seu público.

Seja através de conteúdos específicos a serem desenvolvidos por um perfil de negócios ou então por meio de lives patrocinadas, onde uma companhia pode trabalhar ao lado de influenciadores digitais para estabelecer um melhor contato com sua audiência.

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Até mesmo alguns conteúdos podem ter uma visualização melhor se forem compartilhados de forma comercial. Aplicação que também é possível através das redes sociais.

Permitindo assim com que um post acerca de serviços como instalação de sistema de câmeras de segurança recebam um número maior de visualizações na internet, o que pode ser convertido em melhores oportunidades comerciais para a sua empresa.

Infográficos

Não necessariamente é preciso escolher por um tipo de conteúdo escrito ou visual, já que ambos podem ser trabalhados de maneira conjunta, tal como ocorre com os infográficos. Peças que podem ser úteis para destacar as atividades de uma companhia nas redes.

E tais aplicações de conteúdo são de tamanho valor que podem ser vistas também por diferentes empresas de sucesso, como a Nestlé com suas receitas culinárias, o Nubank com dicas de investimentos e a Magazineluiza, com conteúdos sobre novas tecnologias.

Uma estratégia que permite com que os negócios citados obtenham um melhor sucesso com seus respectivos públicos, cujos mesmos benefícios podem ser disponíveis também para o seu negócio. Tudo por meio dos conteúdos a serem compartilhados.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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