Veja algumas dicas estratégicas de marketing digital para Linkedin

O Linkedin é uma rede social que está ganhando cada dia mais notoriedade e novos usuários, tudo isso por ser uma rede que está começando a trabalhar e equilibrar o seu lado profissional como também pessoal das pessoas. 

O “boom” das redes sociais mudou o mundo por completo, há 50 anos ninguém podia imaginar que hoje teríamos redes sociais que nos permitiram consumir e produzir conteúdos todos os dias e ainda conhecer diversas pessoas ao redor do mundo.

Dentre tantas redes sociais que entregam diversão e entretenimento, o que também é muito importante, podemos contar com plataformas mais formais e voltadas para quem deseja construir uma carreira e credibilidade no mercado. 

O universo digital é para todos que desejam ter mais notoriedade e ser visto como referência no mercado, seja uma empresa de impermeabilização de piso de estacionamento ou até mesmo um profissional autônomo. 

Construir uma boa relevância e reputação dentro do universo digital é essencial para qualquer negócio e profissional que deseja ser visto com mais credibilidade e autoridade no mercado e sair a frente de seus concorrentes. 

Quando falamos desse assunto, é normal que a maioria acabe pensando em empresas, mas nem só elas precisam se preocupar com a construção de uma boa reputação e credibilidade no mercado, mas os profissionais também. 

Você, profissional que trabalha em uma empresa, como autônomo e que tem uma carreira bem estabelecida, também precisa cuidar da sua reputação e mostrar ao mundo o seu diferencial, afinal de contas, você é a sua própria marca. 

Hoje, uma empresa que realiza instalação de sistema de câmeras de segurança só consegue ser a melhor em seu segmento, se entender a importância de construir uma boa reputação no mercado e criar uma rede de contatos abrangente.

E quando falamos disso dentro do universo das redes sociais, é quase impossível não pensar justamente no Linkedin e como essa plataforma tem feito a diferença na reputação de empresas e profissionais. 

Por isso, hoje iremos conhecer mais sobre essa tão famosa rede social e entender a importância dela para a sua carreira, assim como algumas dicas estratégicas para usar o Linkedin com o intuito de ter ainda mais resultados positivos. 

Entenda o que é o Linkedin 

O Linkedin ainda é considerado uma rede social recente, pois começou a ser utilizada por milhões de usuários nos últimos anos, diferente de outras redes sociais que já acumulam milhões de usuários ativos diariamente. 

As redes sociais como um todo são essenciais para o universo empresarial, seja para divulgar o produto de uma marca ou o serviço de uma empresa de descontaminação de solo, isso porque elas possuem um alcance surpreendente. 

O Linkedin possui mais de 300 milhões de usuários ativos diariamente em todo o mundo e, felizmente, esse número está crescendo cada vez mais devido à influência e ótimos resultados que a plataforma traz. 

Assim como funciona em outras redes sociais, o Linkedin é uma plataforma onde as pessoas podem publicar textos, fotos, vídeos e compartilhar suas oportunidades e conquistas profissionais com as pessoas que lá estão. 

A principal diferença é que os conteúdos criados lá são focados no universo profissional, os conteúdos encontrados lá tem como objetivo ajudar os usuários a entenderem mais sobre o mercado como um todo e diversos segmentos.

No LinkedIn, é possível encontrar desde a conquista de vendas de uma empresa de câmara frigorífica de congelamento até mesmo o novo cargo de um amigo seu na empresa em que trabalha. 

O espaço é focado no compartilhamento de informações, relatos e novidades que podem estimular outras pessoas a tomarem uma decisão e fazerem diferente, sem contar, é claro, com a grande rede de contatos e oportunidades que lá existem. 

Quem usa ou já usou a ferramenta sabe que está longe de ser um bicho de sete cabeças, pelo contrário, é uma rede social simples de usar e bem interativa, onde você pode regar as publicações, documentar e compartilhar, assim como nas outras. 

Você pode baixar o aplicativo em seu celular e criar uma conta, colocando todos os seus dados e informações pessoais que podem te conectar a outros profissionais do seu segmento e até mesmo empresas que podem se interessar por você. 

Assim como procuramos por “revestimento de cilindros para máquinas” na internet e encontramos ótimos resultados em poucos segundos, o seu perfil também pode ser o resultado da pesquisa feita por um possível cliente ou empresa. 

Dessa maneira, entendemos que o Linkedin é muito mais do que apenas uma rede social, mas um espaço de troca de histórias e experiências onde todos aprendem algo novo e ensinam o que sabem para construir uma sociedade mais inteligente. 

Benefícios de usar o Linkedin 

Muitas pessoas se perguntam sobre os benefícios de usar o LinkedIn para divulgar mais a sua empresa ou até mesmo para fazer com que o seu nome como profissional chegue a um número maior de pessoas. 

Por isso, selecionamos alguns dos principais benefícios de usar o LinkedIn nos dias de hoje para te provar como ele pode ser um divisor de águas na sua vida profissional e nas conquistas que estão por vir. Confira: 

Networking 

O termo networking significa rede de contatos, ou seja, nada mais é do que a criação de uma rede onde você conhece pessoas diferentes que podem te ajudar a aprender algo novo ou até mesmo te ajudar com alguma oportunidade. 

E o LinkedIn é um dos melhores lugares para criar networking para a sua empresa de dobra de chapas ou até mesmo para sua vida, pois lá você conhece outros profissionais que compartilham do mesmo objetivo e desafios que você. 

Oportunidades

O Linkedin não é apenas uma rede social focada no compartilhamento de conteúdo, mas também é um ótimo espaço para quem deseja criar e abraçar novas oportunidades no mercado. 

Não é à toa que a rede social conta com um espaço exclusivo apenas para vagas de trabalho, onde você pode encontrar um novo desafio para você e se aventurar em uma nova oportunidade.

Indicações 

Por fim, mas não menos importante, o LinkedIn também possui um espaço para indicações, ou seja, uma pessoa ou empresa com quem você trabalha pode te indicar em seu perfil, o que gera mais relevância e autoridade para o seu perfil na plataforma. 

Seja uma fabricante de bobina de papel kraft ou até mesmo um redator freelancer, essas indicações fazem toda a diferença para novas pessoas que te conhecem na rede e veem que você possui indicações relevantes. 

Esses são apenas alguns dos diversos benefícios do LinkedIn tanto para empresas quanto para os profissionais que desejam construir uma carreira que tenha relevância e autoridade dentro do mundo digital.

Dicas estratégicas para usar no Linkedin 

Para crescer no LinkedIn, não basta apenas produzir um conteúdo de vez em quando, interagir com alguns perfis ou compartilhar algo, é preciso dicas estratégicas para crescer de maneira natural mas ao mesmo tempo intencional. 

Por isso, selecionamos algumas dicas simples que fazem toda a diferença no perfil de uma empresa ou de uma pessoa no LinkedIn, trazendo ótimos resultados. Confira abaixo algumas delas: 

Mantenha o perfil atualizado 

Uma empresa de montagem mecânica industrial, por exemplo, que realiza diversos serviços por mês precisa deixar o seu perfil o mais atualizado possível para que os novos usuários que conhecem a sua marca, saibam das atualizações dela. 

Por isso, ações simples como atualizar o seu cargo ou o número de clientes que você possui já é um passo muito importante para que os algoritmos da plataforma vejam que você está interagindo com a rede social e entregue o seu perfil para outras pessoas conhecerem. 

Estabeleça diálogos 

Assim como diversas outras redes sociais, o LinkedIn também é um espaço onde você consegue conversar com outras pessoas, isso é essencial para que você seja visto e lembrado. 

Por isso, não tenha vergonha em estabelecer diálogos com outros profissionais que você admira e que acredita que possa te ensinar algo novo, você tem muito mais a ganhar do que perder com essas conversas. 

Esteja em grupos 

Por fim, mas não menos importante, estar presente em grupos que te interessam ou que falam sobre algo relacionado ao seu segmento de trabalho também é essencial para conhecer novas pessoas e trocar experiências. 

Sendo assim, procure por alguns grupos que você pode gostar do assunto ou até mesmo daqueles em que você acha que precisa entender mais sobre o assunto para se tornar um profissional melhor. 

Essas são apenas algumas dicas estratégicas que, por mais simples que possam parecer, já fazem toda a diferença no seu negócio, mudando por completo o seu perfil e a sua relevância dentro dessa rede social. 

Cases de sucesso  

Para finalizar, selecionamos uma lista com algumas marcas que aplicaram as dicas estratégias que apresentamos acima e alguma outras e, hoje, são referências tanto na plataforma quanto em seu segmento de mercado, confira: 

  • Boca Rosa Beauty;
  • Tok Stok;
  • Nubank;
  • Hotmart;
  • Natura;
  • Globo. 

Essas são algumas das marcas que entenderam a importância de estar no digital e investiram no Linkedin e nas dicas estratégicas para aumentar sua autoridade e influência no mercado. 

Dessa maneira, tanto essas marcas quanto a sua, seja uma empresa ou o seu próprio nome como profissional, também pode construir uma influência na rede social e ser visto como uma autoridade. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos

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