Veja alguns erros mais comuns em e-commerce e como evitá-los

É comum que a sociedade passe por um processo constante de renovação, o que acaba fazendo com o que mercado precise acompanhar tal reformulação para se manter relevante em relação ao seu público. Cenário que nos leva ao crescimento do e-commerce.

Um novo modelo de negócios nos quais as empresas passam a centralizar as suas atividades exclusivamente na internet, de forma a ir em encontro ao seu público-alvo. Pois com sua audiência migrando para os canais digitais, o mercado precisa fazer o mesmo.

Tudo para que diferentes negócios consigam se manter relevantes na percepção do seu público, facilitando a criação de uma relação com seus clientes em potencial ao falar diretamente nos espaços a serem frequentados por esses seus indivíduos de interesse.

E isso é algo que pode ser dito sobre os mais variados tipos de empreendimentos, desde uma empresa de aluguel de vans até um negócio de menor porte, como um usuário que cria um bazar digital para vender algumas peças de roupas largadas em seu armário.

Ambos os perfis de negócio podendo ampliar suas atividades ao manterem seu foco nas oportunidades trazidas pelo campo digital. Um cenário que aos poucos deixa de ser apenas um local vantajoso, passando a ser algo essencial para o sucesso de uma empresa.

Se antes uma companhia conquistava uma atenção maior do público ao se posicionar no meio digital, ampliando assim as suas formas de contato com seus clientes, tanto os novos como os já fidelizados, atualmente, estar na internet é algo já esperado pelo seu público.

Realidade que faz com que mesmo um negócio que só atue no ramo físico, como uma fábrica de uniforme profissional, possa obter uma melhor performance ao ter seus contatos disponíveis na internet.

Mas além desse contato digital, hoje existe também a possibilidade das empresas não só se comunicarem, como também realizarem suas vendas por meio das plataformas digitais. Possibilidade essa que pode amplificar o seu número de vendas junto ao seu público.

Mas para se ter acesso a todos os benefícios que podem estar disponíveis na prática de e-commerce, primeiro é importante entender de fato como funciona esse tipo de mercado, que se encontra em plena expansão independentemente do segmento.

Como funciona a ideia de e-commerce?

O e-commerce é uma concepção que está atrelada a ideia de um comércio digital, no qual as mesmas transações que podem ocorrer no campo comercial tradicional podem ser transportadas agora para uma realidade digital, usando as novas ferramentas disponíveis.

Tudo para criar um novo tipo de comércio no qual um usuário pode pesquisar por qualquer artigo ou serviço que o interesse, usando para isso de um dispositivo com acesso à internet, e posteriormente ser direcionado para uma loja no campo digital que realize tal venda.

Uma situação em que alguém pode digitar na barra de busca do seu navegador por algo específico, como “filmagem com drone profissional”, e então ser levado para o endereço de diferentes profissionais que atuem na área e que possuam um endereço na internet.

Após isso, esse possível consumidor pode finalizar a compra de um produto ou contratação de um serviço. Tudo isso de maneira prática e intuitiva, facilitando tanto para o usuário como para as empresas obterem uma melhor experiência comercial dentro do meio digital.

E tal tipo de situação pode ser apresentada para os mais variados tipos de segmentações comerciais, entre eles:

  • - Tecnologia;
  • - Moda;
  • - Artesanato;
  • - Serviços digitais;
  • - Produtos customizados.

Isso além de muitos outros campos que passam a atuar dentro das plataformas de e-commerce, já que hoje até mesmo o seu jantar pode ser pedido através da internet, usando até mesmo de um aplicativo voltado para esse campo de forma particular.

Possibilidades que precisam ser levadas em conta por todo mundo que está no processo de abrir um novo negócio, ou então tenha o objetivo de reformular o seu empreendimento, o adaptando também para o sistema digital, garantindo assim novas oportunidades.

O problema é que diante de tantas facilidades, o meio comercial na internet acaba se tornando cada vez mais competitivo, fazendo com que ao pesquisar por uma empresa de soldagem os mais variados tipos de resultados possam surgir em frente da sua tela.

De frente a esse tipo de situação, para que seja possível obter os melhores resultados, impedindo com que qualquer tipo de problema possa prejudicar as atividades do seu e-commerce, é importante conhecer os erros mais comuns de serem feitos nesse mercado.

Erros a serem evitados na gestão de um e-commerce

Da mesma forma em que uma plataforma digital está repleta de oportunidades, ela trabalha também com um número ainda maior de desafios, sendo de grande importância saber como lidar com tudo isso, para assim garantir o sucesso do seu negócio na internet.

Boa performance essa que pode estar associada à forma em que um empreendimento dá atenção a uma série ampla de atividades, com destaque para:

Escolha errada de mercado 

Esse tipo de erro já é bastante prejudicial no campo tradicional, mas na internet ele pode se mostrar ainda mais danoso. Isso porque grande parte das atividades na gestão de um site envolve a sua configuração, incluindo o direcionamento adequado de seus anúncios.

Focar tanto no mercado como no público errado pode fazer com que um empreendimento tenha dificuldade em estabelecer uma boa relação com seus clientes, piorando a longo prazo o seu número de vendas a serem conquistadas.

Para evitar isso é importante estudar a fundo tanto o seu público desejável como a situação do mercado em que planeja participar. Tudo para garantir com que um serviço de construção de condomínio residencial chegue até o público de real interesse na área.

Economizar nas tecnologias

A contenção de custos é algo muitas vezes necessário para manter um negócio funcionando, contudo, quando se fala do campo digital, é importante ter atenção aos gastos necessários para manter o seu negócio funcionando de forma adequada.

Sendo preciso escolher por boas opções de:

  • - Plataformas de venda;
  • - Hospedagem;
  • - Domínio;
  • - Armazenamento de dados;
  • - Desenvolvedores de layout.

Pontos essenciais para que o seu e-commerce atue como esperado, impedindo assim com que uma simples economia possa resultar em alto prejuízos para o futuro desse empreendimento.

Não usar uma plataforma flexível

Por anos o contato com a internet era mantido através dos computadores desktop, diferente do que ocorre hoje, onde os dispositivos móveis vêm se tornando um dos principais campos de conexão com a internet e com o mercado digital.

Diante disso é necessário que um site seja otimizado tanto para o formato desktop como para o mobile, facilitando a um usuário entrar em contato com um centro de medicina do trabalho, independentemente de qual seja o seu dispositivo utilizado durante tal conexão.

Experiência ruim de acesso

Da mesma forma em que um cliente deve ser bem recebido ao entrar em uma loja, o mesmo deve ser garantido dentro do cenário digital, sendo preciso garantir uma boa navegação do site, fora a permanência constante dele no ar.

Ação que indica o valor de contar sempre com o auxílio de uma empresa de suporte de TI, que possa ser útil para resolver qualquer problema técnico que atrapalhe um cliente a fechar sua compra, sendo possível até mesmo com que ele desista de tal aquisição.

Design de baixa qualidade

A baixa acessibilidade de um site pode estar associada também ao seu design de baixa qualidade, como fontes pequenas demais para ler, ícones em cores de visibilidade ruim, além de muitos outros pontos.

Para se evitar tudo isso é preciso trabalhar com a construção de um bom layout à sua plataforma de e-commerce, sendo algo que pode até mesmo aumentar o seu percentual de vendas, diante da boa experiência que um usuário pode ter ao entrar nesse site.

Ao ter atenção a esses erros é possível garantir com que um site de vendas alcance uma melhor performance, de forma independente ao tipo de produto que esteja sendo vendido na internet, de brindes personalizados diferentes a produtos e serviços digitais.

Sendo esse o motivo pelo qual diferentes negócios do ramo estejam crescendo. O que nos faz citar o exemplo de empreendimentos de sucesso no campo de e-commerce, como:

  • - Amazon;
  • - Americanas.com;
  • - Magazine Luiza;
  • - Mercado Livre;
  • - Shopee;
  • - Casas Bahia;
  • - Submarino.

Opções que crescem tanto ao oferecerem diferentes tipos de produtos e serviços, mas também ao responderem corretamente a muitos dos problemas que foram citados anteriormente, garantindo uma boa performance de venda em seus respectivos canais.

Tudo a ser visto com tamanha atenção para quem gerencia um negócio na internet e está em busca de melhores resultados, seja um empreendimento novo ou algo de tempo no mercado, pois assim como a internet evolui, o comércio também precisa se renovar.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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