Veja alguns erros que sua empresa não deve cometer nas redes sociais

Que as redes sociais são importantes para todas as empresas hoje em dia é algo indiscutível, e até mesmo, tornou-se um fato. 

No entanto, por mais que seja tão claro a importância de estruturar um bom marketing nas redes sociais das empresas, investir em campanhas, anúncios, atendimento e qualidade de conteúdo, ainda assim existem muitos erros que as empresas cometem nas redes sociais. 

Portanto, pensando em ajudar os gerentes e empresários de empresas, seja empresa de reforma de fachada, ou de qualquer outro segmento, preparamos este artigo com os principais erros que toda e qualquer organização deve evitar nas mídias sociais. 

E claro, não vamos somente expor os problemas, mas também, vamos propor medidas de soluções para que você não cometa mais esses erros. Preparado? Então continue lendo!

Não ter uma estratégia de publicidade

Vamos começar com esse erro tão clássico que a maioria das empresas cometem que é o de não implementar estratégia de publicidade nas redes sociais. 

As mídias sociais são usadas no mundo por 2,3 bilhões de pessoas, ou seja, quase um terço da população global, 31 milhões de pessoas do Brasil. 

No entanto, os inúmeros casos de páginas de empresas sem atualizações de conteúdos de qualidade, atendimento ao cliente ineficiente e ruim, por exemplo, mostram que muitas empresas ainda não estão aproveitando ao máximo essa grande mina de ouro que são as redes sociais.

E não estamos dizendo que só empresas ruins que podem cair nesse erro, grandes empresas renomadas como uma grande fabricante de etiquetas e rotulos ou uma multinacional da área automotiva, podem acabar nesse erro por falta de estratégia. 

Outro motivo é que nem todas as empresas sentem a necessidade de usar publicidade de mídia social e, para pequenas empresas, os orçamentos às vezes parecem não permitir isso.

No entanto, se a empresa tiver recursos mínimos disponíveis, um investimento nas redes sociais (se feito da maneira certa) pode aumentar sua notoriedade e seus seguidores online. A publicidade nas redes sociais oferece grandes oportunidades como:

  • - Aumentar de visibilidade da empresa;
  • - Promover a reputação;
  • - Gerar autoridade;
  • - Aumentar os lucros.

Ou seja, são aspectos que toda e qualquer organização deseja obter, desde supermercados até uma empresa fabricante de casinhas plásticas para cachorro

Além disso, serve para identificar e atingir um público muito específico, afinal, quem segue as redes sociais é porque chegaram ali por interesse no serviço ou produto da empresa. 

No entanto, as empresas costumam lançar uma campanha publicitária sem se preocupar muito em planejá-la e otimizá-la.

Portanto, é importante lembrar que a publicidade não substitui, mas complementa o esforço necessário para gerenciar perfis de mídia social. É importante lembrar também que uma estratégia de publicidade mal gerenciada não contribuirá de forma eficiente. 

O que fazer?

Para sair desse erro de não planejar suas estratégias de publicidade nas redes sociais, é preciso que você decida qual rede social usar, especialmente se o orçamento for baixo.

É necessário, portanto, criar um plano para gerenciar metas, segmentos, criatividade e investimentos nas redes sociais. Da mesma forma, seja realista com o orçamento, mesmo que seja pequeno, é essencial um investimento mínimo.

Defina também os seus objetivos, e não se esqueça das campanhas lançadas, principalmente se estiverem relacionadas a ofertas especiais, promoções e afins.

Não ter atendimento ao cliente 

Muitas vezes, as empresas preparam ótimos conteúdos, e investem em recursos consideráveis​​ para esse tipo de produção, mas esquecem de uma das partes mais importantes também da comunicação em redes sociais que é o atendimento ao cliente.

Ou seja, envolve responder adequadamente aos comentários e perguntas dos leitores, que  é de fato uma parte muito importante da estratégia, tanto pelo seu valor de comunicação, quanto pelos recursos utilizados.

É nesse nível que você pode interagir diretamente com os clientes, seja uma pergunta de pré-compra em um site de uma empresa fabricante de painel elétrico, ou mesmo uma reclamação de pós-venda. 

Isso torna ainda mais importante ter recursos dedicados às mídias sociais. Afinal, hoje em dia, a mídia social é uma extensão do atendimento ao cliente corporativo, que também abrange todas as fases do relacionamento com o cliente.

Aliás, os clientes insatisfeitos podem fazer comentários negativos nos perfis das redes sociais da sua empresa, e gerar uma má reputação do seu negócio. 

O que fazer?

Sempre responda às perguntas ou solicitações, mesmo que negativas.

Ou seja, nunca ignore um comentário negativo, pois isso faz parte da boa gestão de redes sociais para empresas.

É importante também que você monitore as menções da sua marca ou hashtags interessantes. 

É crucial que você fique atento às mensagens enviadas em qualquer rede que implementou em sua estratégia. Muitas vezes, um usurário não sabe que seu melhor atendimento é melhor realizado pelo Instagram do que pelo site 

Além disso, algo que não deve ser negligenciado de forma alguma, seja em rede social de uma empresa de logística, ou empresa fabricante de etiquetas adesivas, é o suporte de atendimento. 

Para isso você precisa responder a todos os comentários, mensagens ou citações da sua empresa, indo além das respostas automáticas padrão feitas com copiar e colar.

Ou seja, é crucial que você ofereça suporte e ajuda em conversas onde surgirem necessidades especiais de atendimento. Afinal, esse é um aspecto tão importante que pode fazer um cliente desistir de comprar com sua empresa, e gerar reclamações negativas. 

Ter pouco conhecimento do público-alvo

Outro erro que muitas empresas cometem é não definir o seu público-alvo, ou seja, não conhecer quem é o cliente ideal que interage com seu negócio.

É claro que toda empresa sabe o perfil básico do comprador dos seus produtos e serviços. Por exemplo, uma fabrica de placas de sinalização de trânsito deve saber bem que o perfil de comprador são empresas e entidades públicas.

No entanto, muitas empresas não sabem como o público-alvo se comporta nas mídias sociais, quais são suas maiores dores e necessidades, o que eles realmente esperam da sua empresa.

Ou seja, é preciso ir além e conhecer bem o público-alvo, entendo detalhes importantes como:

  • - Quais redes sociais eles mais usam;
  • - Quando estão on-line;
  • - O que eles falam e o que eles compartilham;
  • - Quais empresas eles seguem;
  • - Como eles interagem com o conteúdo;
  • - Que tipos de conteúdo os motivam a agir.

Essas são apenas algumas das questões que as empresas devem se atentar para se comunicar bem com seu público, até mesmo para que possam promover os melhores brindes personalizados bloco de anotações, por exemplo. 

Se não estruturar bem essa informação, estratégia de comunicação nas redes sociais irá por água abaixo. 

O que fazer?

Use ferramentas de terceiros para rastrear como seu público realmente usa as mídias sociais, quais necessidades eles possuem com relação aos produtos e serviços oferecidos por sua empresa e o que é importante para eles.

É importante também para que você possa aprender como seus concorrentes interagem com o público-alvo, e assim, realizar melhores medidas para que a sua empresa se destaque das demais.

Isso pode ajudar a identificar as pessoas que estão nos estágios mais propícios às ações de vendas.

Falta de uma estratégia de publicação

As mídias sociais são de fato intuitivas e simples para realizar públicos e encher de conteúdos, e qualquer pessoa a qualquer momento pode criar um perfil e realizar diversas publicações.

No entanto, sair publicando diversos conteúdos em horários indefinidos e sem planejamento não é algo adequado para quem quer ter autoridade e relevância no nicho de negócio.   

Em outras palavras, seu perfil perde a relevância para o público, afinal, por que alguém continuaria seguindo seu perfil se não há uma ordem e estratégias de publicação?

Para ter sucesso nas mídias sociais, você precisa criar um calendário suficientemente detalhado para especificar todas as características do conteúdo que deseja compartilhar. 

A ideia é que tudo o que compartilhamos deve fazer parte de uma estratégia de marketing, e, portanto, servir para criar conscientização, familiaridade, intenção de compra e até mesmo criar um contato pós-venda.

O que fazer?

Crie um plano de marketing e um calendário que atenda às suas expectativas e metas a serem alcançadas. 

  • - Tipo de conteúdo para promover nas redes sociais;
  • - Frequência de postagem;
  • - Quem criará o conteúdo;
  • - Horários e dias a serem publicados.

Depois de definir bem o seu planejamento, é essencial seguir tudo que foi estabelecido, o que ajudará a mapear bem se tudo que foi planejado está adequado e está gerando resultados.

Caso não esteja, é preciso reestruturar o planejamento e realizar as medidas adequadas.  Anote também eventos importantes para incluir com antecedência no calendário, para publicar o conteúdo certo e evitar erros.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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