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Você conhece o marketing B2B, ou marketing Business to Business, como ele também é chamado? Esse é um mercado que está em constante crescimento no país.
Essa estratégia diz respeito a empresas que vendem para outras empresas e atendem às diferenças e necessidades desse segmento. Esse é um cenário que envolve muitos desafios, seja pela:
- Estrutura de vendas;
- Ofertas de valor;
- Competitividade;
- Processos de decisão de compra.
Por isso é fundamental que se conte com ferramentas e soluções adequadas, para conseguir atender todas as demandas do setor.
Assim como para conseguir um certificado digital a1 cpf você precisa de ferramentas específicas, com a estratégia de B2B é a mesma coisa, então para entender melhor como funciona e otimizar os resultados da sua organização, continue lendo este artigo.
Antes de entender o que é marketing B2B é preciso entender todo o conceito de marketing. Ele é um conjunto de técnicas e atividades focadas na compreensão e no atendimento às necessidades do mercado e da marca.
Por exemplo, uma empresa de cabeamento de rede telefonia predial, ao utilizar o marketing no seu negócio, tem o objetivo de atrair, converter e reter potenciais clientes, de modo que agregue valor à sua empresa e serviço.
No marketing B2B o conceito e os princípios são os mesmos do marketing comum, mas se é trabalhado com meios diferentes para fins diferentes. O seu foco não é o consumidor, mas toda organização, que possui uma ampla cadeia hierárquica.
Sendo assim, as decisões tomadas são baseadas na razão e não na emoção como o cliente, ou seja, uma fábrica de esterilizador para laboratório, por exemplo, ao usar essa estratégia, irá avaliar vários pontos, e não apenas o cliente.
Assim o marketing B2B deve utilizar diversas estratégia e ferramentas capazes de compreender o perfil, as necessidades e acima de tudo as prioridades do público-alvo.
Conheça algumas vantagens que a sua marca terá investindo na estratégia de B2B como principal modelo de negócio. Entenda que você pode usá-la desde um atacadista de doces até uma empresa de pneus para automóveis ou de qualquer outro ramo.
Quando nos referimos ao B2B, estamos falando da venda de empresas para outras empresas, sendo assim o produto nunca é vendido de forma única e separada, ele será vendido junto com propostas que agregam valor à sua marca.
Ou seja, ao vender seu serviço de afiação de instrumentos cirúrgicos, por exemplo, para uma empresa, além de o serviço ser mais rentável, você também está vendendo todo suporte e mais alguns benefícios que vão ao ato da compra.
Como os objetivos desejados ao se adquirir aquele produto, seja o aumento da produtividade, agilidade no serviço, maior qualidade dos produtos ou até mesmo a otimização do tempo dos colaboradores.
Esse modelo de negócio é muito mais rentável, pois você agrega valor à sua marca, produto ou serviço.
Esse tipo de negócio mostra como é possível crescer muito em um curto período de tempo, principalmente com um serviço bem-feito e uma operação organizada. Sendo assim, a escalabilidade desse negócio é bem maior se comparado com outras estratégias.
Ainda mais com a chegada da internet e toda sua tecnologia, que possibilita o trabalho de inúmeras tarefas e funções, usando softwares em seu negócio, se tornando fundamentais para expansão do negócio e acima de tudo torná-los mais produtivos.
Afinal, quando uma empresa de serviço de guincho cresce e com isso aumenta seu alcance, consegue reter mais clientes, aumentando seu número de vendas e se tornando referência no mercado que está inserido e consecutivamente gerando mais lucro.
A estabilidade é fundamental para qualquer empresa, pois ela possibilita o planejamento de objetivos, além de permitir que se invista em outras frentes de negócio.
O B2B, por trabalhar com empresas, garante uma maior confiança, afinal o lucro é garantido, pois essas marcas não vão parar de contratar o seu serviço de uma hora para outra.
Isso aumenta a fidelização e a possibilidade de construir um relacionamento duradouro entre essas empresas.
Um grande trunfo dessa relação é que uma empresa de manutenção de câmeras de segurança SP, por exemplo, pode ser indicada por esses clientes para outras pessoas, aumentando sua carteira de clientes e com isso seu capital.
Isso permite que você tenha uma maior estabilidade e consiga planejar o futuro da sua empresa da melhor forma.
Entenda as melhores estratégias de B2B para você usar no seu negócio e com isso conseguir alcançar todo potencial da sua empresa.
Lembre-se que o B2B pode ser usado em diversos segmentos, desde empresas fabricantes de cancela de estacionamento automática, até lojas de cadeiras. Veja a seguir essas estratégias.
A demonstração dos seus produtos é o serviço que pode influenciar a tomada de decisão do seu cliente, além disso você apresenta as soluções e mostra como ele funciona, assim fica bem mais claro seus benefícios.
Essa demonstração pode ser feita pela equipe de vendas, assim eles mapeiam os leads e identificam quais estão mais propensos para a conversão.
É importante lembrar que o aprendizado nunca é demais, por isso participe de workshops que sejam relacionados ao segmento da sua empresa, além de que aprender sobre o mercado é uma ótima maneira de apresentar seu produto e todo diferencial da marca.
Esses eventos são ambientes ideais para fazer o primeiro contato com os seus leads e com isso qualificá-los, pois é um lugar onde ele terá inúmeras informações sobre sua empresa e produtos.
Além disso, é uma ótima chance de conhecer produtos e serviços que sejam complementares ao seu, fazendo o famoso networking.
É de extrema importância que se faça estudo de caso, pois só assim você vai conseguir focar em tudo que precisa e com isso ficará mais fácil a tomada de decisão. Unindo assim toda parte teórica com a história real.
O storytelling é um grande exemplo disso, pois fica mais fácil envolver os tomadores de decisão com uma história e envolvê-los.
É importante mostrar que a sua empresa é autoridade no mercado, só assim ela irá se destacar dos seus concorrentes, portanto eduque o seu cliente com assuntos relacionados ao seu negócio.
Os blogs são ótimos para colocar essa estratégia em prática, assim você aproxima seu lead do seu negócio, capricha nos textos e em toda identidade visual do site.
Aposte em infográficos, afinal os dados mostrados através de textos e imagens se tornarão muito mais atraentes e acima de tudo organizados para o seu público.
Esse é um poderoso aliado quando o assunto é e-mail marketing, pois conseguem conquistar o cliente, sendo um ótimo canal de comunicação, afinal as empresas sempre utilizam esse tipo de mensagem.
Por isso crie e-mails marketing promocionais, newsletter e acima de tudo segmente sua base de contato, assim você tem um maior controle sobre seus leads, levando em conta algumas características como:
- Conteúdos com os quais interagem;
- Cargos que ocupam nas empresas;
- Tamanho da empresa.
Além de segmentar esses clientes, nutra uma relação com eles, mantenha todos informados sobre sua empresa, promoções, lançamentos e tudo que mais for pertinente.
Agora que você já entendeu todo o potencial dessa estratégia, conheça algumas empresas de sucesso que a utilizam.
É uma empresa de tecnologia brasileira fundada em 2012, ou seja, relativamente nova no mercado. Ela desenvolve oferta e soluções para o processamento de pagamentos internacionais. Sua plataforma atende clientes como:
- Shein;
- Spotify;
- Shopee;
- Kwai.
Assim os clientes pagam e essas empresas recebem através dessa plataforma.
Essa é uma empresa que está a bastante tempo no mercado de gestão de benefícios, mais precisamente 40 anos. Atua no segmento de vale-refeição e vale-alimentação, seus clientes são funcionários do mercado corporativo.
Essa é uma empresa bem grande no seu segmento, atualmente conta com 400 mil credenciados em todo país.
Sua carteira de clientes inclui empresas como LATAM, Mercado Livre e Rappi. Ele é um aplicativo de mensagens que conecta os colaboradores e as equipes de uma organização.
Ele permite a gestão de produtividade e projetos por meio de compartilhamento de tarefas e arquivos.
Essa plataforma é responsável por realizar processos de recrutamento, seleção e admissão de funcionários para empresas de diversos segmentos, como a Vivo e a Embraer, por exemplo.
A fabricante de bebidas como cervejas, refrigerantes, energéticos, sucos, chás e água é uma das maiores do segmento no Brasil, pois ela abastece supermercados, restaurantes, bares entre outros negócios.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.