Profissionais de comunicação prevêem o potencial da IA em substituir certos empregos.
O marketing de rede, ou marketing multinível (MMN), é um modelo comercial de origem americana. Ele surgiu das vendas diretas pautado na ideia de distribuir bens ou serviços nos quais o lucro vem da venda dos produtos e do recrutamento de novos vendedores.
Com ele é possível trabalhar em tempo parcial e ganhar mais do que ganharia em um emprego em tempo integral. A grande proposta por trás do marketing de rede, ou multinível, é que oferece lucro ao invés de salário aos parceiros.
Agindo com empenho, paciência e muito profissionalismo, é possível criar uma rede de parceiros e revendedores bastante ampla. Nesse planejamento você vê a quantidade de comissões aumentar de forma inversamente proporcional ao tempo de trabalho.
Ainda que seja uma proposta bastante atraente, como em grande parte dos negócios alternativos, existem profissionais amadores que não estão preocupados com o sucesso do cliente e querem apenas dinheiro fácil.
Como empreendedor de uma consultoria agronegócio, você sabe que a perda da lucratividade que ocorre desde a produção até o produto chegar no cliente final pode chegar a uma taxa de até 80%.
A ideia é distribuir esse valor para o dono do negócio e seus representantes, sem perdas de lucro no caminho.
Neste artigo você vai entender melhor o que é o marketing de rede e aprender dicas de como fazer esse projeto virar realidade, de forma correta, profissional e legítima.
Como já pontuamos, o marketing de rede é oriundo das vendas diretas e pautado na ideia de distribuir bens e serviços no qual o lucro vem da venda de produtos e recrutamento de novos vendedores.
Partindo desse pensamento, um produtor de alto falante automotivo vende para um parceiro que o repassa ao cliente. Perceba como a cadeia de vendas é infinitamente menor do que no comércio tradicional como o conhecemos.
A questão da ideia da rede é o produtor criar sua rede de distribuidores, dando suporte, treinamento e assessoria para que estes revendedores ou parceiros busquem o cliente e façam a venda, seja de forma automatizada ou no porta-a-porta.
Os parceiros ficam responsáveis por fazer a prospecção de novos clientes, nutri-los e fazer o fechamento da venda. Ao fim do processo, recebem uma comissão por cada venda efetuada, sendo bom para ambos os lados.
O produtor investe capital ao criar o item, desenvolver estratégia e propor técnicas de treinamento, e também recebe uma comissão pelas vendas. Vamos imaginar que você seja dono de uma empresa de serviço de pintura eletrostática, para darmos um exemplo.
Você fica encarregado de contratar empregados e montar todo o processo de treinamento, oferecer uma cartela inicial de clientes e incentivar que eles criem novos contatos durante a prestação de serviços.
Seguindo essa ideia, para cada cliente que o funcionário consegue trazer para a empresa, é dada uma comissão.
Você pode ter o problema de um dos funcionários pensar que já que tem o conhecimento, o treinamento e o contato com esses clientes, ele pode abrir sua própria empresa.
Nesse caso você perdeu um ótimo vendedor e ainda perdeu o investimento que depositou nele, além de treinar um concorrente.
O marketing de rede pode frear essa evasão, criando uma rede com boas comissões, onde todos sejam donos dos seus horários.
Dessa forma você incentiva seus revendedores a agirem de fato como parceiros de um negócio de programa de vendas para restaurante.
Em países como os Estados Unidos, esse é um mercado com alto nível de aceitação por permitir que as pessoas se mantenham em seus empregos e dediquem um tempo parcial ao marketing de rede. Temos cerca de 20% da população trabalhando como revendedor.
Já no Japão e na China, a taxa das famílias que possuem pelo menos um membro que trabalha nesse mercado chega aos 40%.
O marketing de rede, também chamado de marketing multinível ou ainda network marketing, é um trabalho que traz muitos benefícios, como:
Como você pode ver, são diversos os benefícios de investir no marketing de rede, e você pode adotar um produto como insulfilm automotivo para comercializar.
Essa é uma modalidade excelente para começar um negócio próprio, mas nem todas as pessoas têm o perfil para atuar nessa modalidade, seja por não estarem preparadas ou por nutrir expectativas irrealizáveis.
Abaixo segue uma lista de características importantes das pessoas que têm perfil para o marketing de rede:
É importante entender também que o marketing de rede não é recomendado para desempregados.
Isso porque a construção de rede de ativos demora entre 3 e 5 anos. Dessa forma, o ideal é que se comece a trabalhar nesse modelo ainda em um emprego formal e vá aumentando sua renda aos poucos.
É recomendável que você saia do seu emprego apenas quando seus ganhos vendendo serviços de uma empresa de serralheria superarem o seu salário.
O marketing de rede é um negócio relativamente simples e de baixo investimento, mas para alcançar seus objetivos é preciso praticar uma série de ações. Listamos a seguir algumas práticas que vão te ajudar nessa empreitada.
Tudo na vida demanda planejamento, por isso comece uma empresa que seja séria, confiável e com produtos que você se identifique.
Verifique também se as pessoas que fazem parte do seu círculo social se identificam com seus produtos. Veja algumas outras dicas importantes:
Faça metas de grandes ganhos a longo prazo, pois esse tipo de negócio requer esforço para a construção da rede.
É válido que você comece devagar, de preferência com apenas uma empresa, como uma empresa de usinagem de peças. Verifique alguns requisitos básicos:
Para ter um produto de confiança e que vai gerar clientes satisfeitos, é fundamental escolher muito bem a empresa com que vai trabalhar.
Podemos dizer que as parcerias são a chave do sucesso e dos grandes ganhos para o marketing de rede.
Assim você amplia a quantidade de clientes e os lucros se tornam conhecidos. Além disso, com o tempo é possível que você não ganhe apenas ativos, mas passivos também, sendo possível quando você tem sua própria rede de distribuidores.
As mídias digitais possuem um alto poder de divulgação e você não precisa contar com o boca a boca. Invista em mídias como Facebook, Instagram e blogs.
Aproveite para construir e fortalecer o seus relacionamentos por meio das redes sociais, uma vez que elas são um importante canal para a aquisição de novos clientes.
O marketing de rede é uma grande chance para quem realmente quer levar a sério seu trabalho, sendo uma ótima forma de empreender, podendo gerar muitos benefícios.
Os mais diversos setores e segmentos podem se relacionar no marketing de rede, como uma empresa de conserto em tanque de polipropileno, por exemplo.
Um fato que pode acontecer é a confusão do marketing de rede ou marketing multinível com as pirâmides. Na verdade, se trata de um empreendimento sério, completamente diferente e com chances de ganhos reais.
Para quem deseja ter o próprio negócio, essa pode ser uma excelente escolha, pois são necessários poucos recursos para começar. É preciso paciência para construir uma rede ampla, ter bons rendimentos e trabalhar cada vez menos.
Não se deixe enganar por pessoas que dizem que o marketing de rede deixa você rico de um dia para o outro. Isso é impossível, a não ser que você ganhe na loteria ou uma herança. Então será preciso investir em seu trabalho para que tudo dê certo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.