Veja tudo sobre o Google Analytics e suas principais funções

Você certamente já conhece o Google Analytics, uma importante ferramenta de análise para monitorar com eficiência sua atuação online e traçar estratégias consistentes para sua empresa.

Fique sabendo que essa é a ferramenta de monitoramento e análise de sites mais utilizada em todo o mundo. Ela se integra com outros serviços do Google, como o Ads e Search Console, sendo possível monitorar:

  • - O perfil de quem acessa seu site;
  • - Páginas mais acessadas;
  • - Conversões;
  • - Dispositivos;
  • - Cidades e outros dados.

Este artigo é para você que já tem o Google Analytics instalado em suas páginas ou para você que quer conhecer essa ferramenta.

Ainda que seja quase uma regra ter o Google Analytics configurado, existem muitas empresas que não exploram o grande potencial dessa ferramenta.

Neste artigo você vai aprender todos os detalhes sobre essa importante ferramenta, com dicas sobre a nova versão, o Google Analytics 4, que será o único a partir de 2023.

Seja como uma empresa de administração de construção civil que não tem medo dos dados quando o assunto é marketing digital. 

Eles são seus melhores amigos e fornecem insights fundamentais para melhorar suas estratégias, gerando mais vendas.

O que é o Google Analytics?

Como mencionamos, se trata da ferramenta de monitoramento e análise de sites e aplicativos mais utilizada no mundo.

Entre suas principais vantagens estão a facilidade para configurar, a integração com outros serviços do Google, como o Ads e Search Console, além de uma versão gratuita muito completa.

Com essa ferramenta corretamente instalada em seu site de fabricante de manômetro, é possível monitorar quem o acessa, quais foram as páginas mais acessadas, conversões, dispositivos, cidades e muitos outros dados.

3 motivos para usar o Google Analytics

Se você é um bom gestor, todos os dias se faz mil perguntas sobre seu negócio ou blog, e fique sabendo que muitas delas poderiam ser respondidas com o Google Analytics.

Dados sobre a localização dos seus visitantes, tráfego da sua página, canais de origem e informações em tempo real do que está acontecendo em seu site são apenas uma fração do que pode ser conferido na ferramenta.

Em diversos níveis é importante acompanhar o comportamento do seu público-alvo, mas listamos aqui três motivos que o tornam ainda mais relevante para qualquer negócio.

  1. 1 - Entender o melhor horário para suas ações

Com o Google Analytics você consegue saber o dia do mês, da semana ou até mesmo as horas que seus visitantes mais se engajaram com o seu site de assistência técnica de encoder.

Tendo esses dados em mãos, você pode programar ações e saber o que não fazer em momentos de pico, como uma atualização que atingirá boa parte dos usuários do site.

  1. 2 - Descobrir causas para abandono do seu site

Um ponto que sempre deve ser analisado é a taxa de rejeição, que aponta quantos dos seus visitantes abandonam o seu site sem interagir com ele.

Para quem vende um produto ou serviço e o seu site não está gerando vendas, certamente há algo errado, mas analisando essa taxa fica mais fácil entender se o problema está no seu site ou no produto em si.

  1. 3 - Entender quais os dispositivos usados por seus visitantes

Nos dias de hoje não há como fugir: suas páginas precisam estar otimizadas para dispositivos móveis. Essa questão pode até mesmo vir a prejudicá-lo nos resultados das buscas caso não esteja de acordo com as diretrizes do Google.

Com as tendências do mercado, é bem possível que você precise investir mais em mobile ao longo do tempo. Talvez para seu negócio de software gestao hamburgueria faça mais sentido desenvolver aplicativos ou ação para mobile e não mais para desktop.

Por meio do Analytics você analisa seu tráfego, sabendo qual o tipo de dispositivo tem sido mais utilizado para seus visitantes acessarem seu site.

E o Google Analytics 4, o popular GA4?

Com quase 15 anos com o Google Analytics Universal rodando, agora o Google decidiu lançar uma nova versão, o GA4, que além de mudar toda a interface, muda algumas outras funcionalidades, como a forma de captura dos dados e os relatórios.

O que temos no Google Analytics Universal é uma ferramenta muito voltada para sites, mas o mercado possui cada vez mais aplicativos, com grandes marcas investindo pesado nessa frente.

O Google precisava então se adaptar para que sua ferramenta funcionasse também para apps, e o GA4 aborda essas três frentes: app, web, e app mais web.

É importante para sua empresa de cozinheira para residencia saber que o GA4 coleta os dados baseado em eventos, que são interações que os usuários executam em seu site ou app, como clicar em um menu, descer a página e realizar uma pesquisa no site.

Podemos concluir então que todas as ações executadas pelo usuário dentro do app ou site são eventos para a ferramenta, de forma que no GA4 tudo é baseado nisso, e não mais em pageviews.

O GA4 será a única versão disponível da ferramenta a partir de julho de 2023, então já corra para conhecer a nova interface.

Configurações mais básicas do Google Analytics

Para usar o Google Analytics, sua empresa de construção de casas vai precisar ter uma conta do Google. Essa conta deve ser privada, com somente você tendo acesso e ser de uso profissional, já que você deverá utilizá-la enquanto o seu site existir.

Tendo a conta Google, basta acessar a página inicial do Google Analytics e clicar em “criar uma conta”.

O restante das etapas são intuitivas, com o próprio sistema indicando cada passo. Depois de clicar no botão “Inscreva-se” e preencher os dados solicitados, você receberá um código de acompanhamento.

Esse código deve ser inserido em todas as páginas do seu site. Em página HTML, geralmente o código é adicionado antes da tag de fechamento .

Onde você vai inserir pode variar muito. Caso o seu site seja do WordPress, é possível procurar uma opção para colocar o código no header, ou até mesmo instalar um plugin para facilitar o processo.

Com tudo pronto, basta aguardar 24 horas para que seus dados comecem a ser coletados na web ou no app. Caso você vá compartilhar o uso do Analytics com outras pessoas, você pode conceder o acesso depois.

Para fazer isso vá em “Administrador”, selecione a conta desejada e clique em “Gerenciamento de usuários”. Indo até “Adicionar permissões para”, você vai adicionar o e-mail do usuário que deseja para conceder a permissão. Finalize clicando em “Adicionar”.

Pense estrategicamente assim como uma empresa de montagem mecânica industrial, sabendo que essa ferramenta traz inúmeras possibilidades, de forma que quanto melhor configurada estiver, mais dados estruturados ela será capaz de coletar.

Indicamos que você se aprofunde tanto na configuração quanto na análise dos dados e dos relatórios que ela é capaz de gerar.

Se você não sabe, o próprio Google conta com um canal no YouTube e uma página específica para aprendizado, fornecendo dicas e cursos sobre os serviços oferecidos por eles.

Divirta-se com o Analytics

Agora que você já sabe mais sobre o Google Analytics, é hora de conhecer e se familiarizar com a interface da ferramenta. Mesmo com as configurações básicas você já tem possibilidades extremamente amplas para sua empresa de aluguel de empilhadeira.

Seja curioso, mexa em todas as seções, confira o menu lateral completamente e se for possível, estude configurações avançadas e relatórios personalizados, pois eles irão tornar sua vida ainda mais prática e com informações mais completas.

Saiba aproveitar cada momento para coletar boas informações sobre o seu negócio, se preparando para a ação.

Uma dica importante é prestar atenção às dimensões principal e secundária dos relatórios, pois elas permitem várias combinações que podem trazer exatamente a informação que você precisa.

Com os dados em mãos, dê uma chance para que os insights sejam recorrentes em seu dia a dia. Tendo conhecimento de quais são seus problemas e suas causas, você pode pensar em soluções.

E dados são bases confiáveis para a tomada de decisão, quando bem analisados e consistentes, e essa consistência leva tempo.

Pode ser que você veja alguns resultados desencontrados ao analisar informações em um curto período de tempo, mas depois de um certo tempo você reconhece um padrão e consegue visualizar pontos fora da curva e ter insights.

Tenha em mente que essa ferramenta de análise é um grande aliado para surgirem novas ideias e soluções. Até mesmo quando tudo vai bem na sua empresa, é possível encontrar diferentes oportunidades e nichos de otimização.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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